Rugby Português “Lá Fora”: Bento e cª ficam na Pro D2

Francisco IsaacAbril 27, 20254min0

Rugby Português “Lá Fora”: Bento e cª ficam na Pro D2

Francisco IsaacAbril 27, 20254min0
Permanência garantida para o Stade Montois, com Simão Bento a ter sido peça-chave neste último encontro como conta Francisco Isaac

Estamos a chegar à recta final de mais uma temporada, com a Nationale a ter encerrado a fase-regular da época no qual viu Dany Antunes a protagonizar uma grande exibição! Simão Bento também foi chave na luta pela permanência do Stade Montois na Pro D2.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Francisco Fernandes e Hugo Camacho foram titulares pelo AS Béziers-Hérault, na visita ao campo do Biarritz, não conseguindo aguentar a vantagem registado ao intervalo, sucumbindo dessa forma nos segundos 40 minutos. O pilar ofereceu umas excelentes formações-ordenadas, envolvendo-se ainda no ataque da formação visitante. Hugo Camacho, depois de uma bela exibição na jornada anterior, voltou a impressionar, injectando velocidade e energia ao ataque do Béziers que chegou a dominar certos períodos do encontro, com o formação a se mostrar cada vez mais confortável como primeira opção.

José Madeira foi suplente utilizado pelo FC Grenoble (Cody Thomas só deverá regressar de lesão na próxima semana), somando treze placagens efectivas nos 40 minutos que dispôs, tendo ainda tido oportunidades para carregar a oval, numa exibição sólida do ex-Belenenses Rugby.

Lucas da Silva jogou os últimos 28 minutos da vitória do CA Brive em casa do Aurillac, entrando em campo num momento em que os actuais 2ºs classificados da Pro D2 já controlavam o resultado, apesar do algum caos que se sentiu na recta final. Bons alinhamentos e uma mão cheia de entradas no contacto de alto nível.

Outra prestação de arromba de Joris Moura com o defesa português a ter somado mais de cem metros com a oval em seu poder, para além de duas assistências para ensaio e um toque de meta de sua autoria, sem esquecer as três quebras-de-linha e dez defesas batidos. O Valence-Romans confirmou a permanência na Pro D2 com a vitória frente ao US Nevers.

Rodrigo Marta e Vincent Pinto ajudaram o Colomiers a conquistar mais uma vitória, apesar do centro/ponta ex-Belenenses Rugby ter sido forçado a sair à passagem do minuto 22, desconhecendo-se para já a gravidade da lesão. Marta protagonizou bons momentos no ataque com mais de 35 metros nos poucos minutos que jogou, com Vincent Pinto a ter cumprido uma boa prestação.

Simão Bento, Luka Begic e Pierre Sayerse foram titulares na vitória que confirmou a permanência do Stade Montois na Pro D2, com o primeiro e terceiro a terem marcado ensaios e a realizarem estupendas prestações no jogo frente ao US Dax de Diogo Hasse Ferreira – Anthony Alves não foi convocado. Sayerse marcou um ensaio de praça-a-praça, interceptando a oval para depois sprintar à linha-de-meta, salvando ainda o Stade Montois de sofrer dois ensaios com placagens salvadoras. Begic saiu logo no arranque do encontro devido a uma lesão sofrido a nível da clavícula. Diogo Hasse Ferreira foi dos jogadores que esteve em melhor nível pelo Dax, arrancando algumas penalidades na formação-ordenada e a desenhar duas placagens dominantes. Por fim, Simão Bento. Mais um jogo, mais uma semana de enorme qualidade, com o defesa a somar 108 metros de conquista, um ensaio marcado, quatro quebras-de-linha, três recepções aéreas, cinco defesas batidos e três placagens efectivas, tendo sido o motor do Stade Montois durante boa parte do encontro.

NATIONALE

Gabriel Aviragnet foi titular pelo Albi, num encontro difícil para a equipa do centro português, mas que já tinha garantido o 6º lugar e qualificação para o playoff de subida. Exibição séria do português, apesar de um par de placagens falhadas.

Dany Antunes fechou a temporada na Nationale com uma estupenda exibição, com o ponta a ter conseguido um hat-trick, para além de três conversões aos postes. Foi sensacional no seu trabalho com e sem bola, terminando o encontro como o MVP. 17 ensaios marcados (1º lugar) e 253 pontos embolsados (1º).

NATIONALE 2

Steevy Cerqueira foi titular na derrota do Orléans para as meias-finais da Nationale 2. Bons alinhamentos num jogo que não correu de feição à equipa do 2ª linha português.

Thibault de Sousa vai lutar pelo título de campeão da Nationale 2, com o pilar português a ter sido titular na meia-final e a realizar uma exibição amplamente positiva, especialmente na defesa.

ESPANHA – DIVISION DE HONOR

Tomás Lamboglia e António dos Santos estiveram frente-a-frente no Ciencias Sevilla vs Alcobendas, com o abertura a ter cumprido no papel de movimentador de jogo, enquanto o pilar foi titular pela equipa visitante com uma boa prestação em todos os departamentos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS