Rugby Português “Lá Fora”: Bento chega ao 5º ensaio da época

Francisco IsaacMaio 11, 20254min0

Rugby Português “Lá Fora”: Bento chega ao 5º ensaio da época

Francisco IsaacMaio 11, 20254min0
Mais um ensaio para Simão Bento num final de temporada de alto nível, com Francisco Isaac a dizer-te o que se passou nesta ronda

Com uma jornada para o fim da fase regular da ProD2, Simão Bento e Lucas da Silva voltaram a colher ensaios neste passado fim-de-semana, com Sara Moreira em alta pelo RC Toulon Provence Mediterranee como contamos nas linhas que se seguem!

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Noite triste para Francisco Fernandes e Hugo Camacho (Hugo Aubry jogou pelos Espoirs) com o AS Béziers-Hérault a sair derrotado por 42-17 do campo do Montauban, colocando assim um ponto final no sonho de chegar ao playoff de subida ao Top 14. O pilar realizou um jogo bem positivo, destacando-se na formação-ordenada em que arrancou um par de penalidades ao seu adversário directo, com o Béziers a ter somado três pontos a partir de uma dessas situações. No arranque da segunda parte foi expulso temporariamente num momento em que a tendência de jogo inverteu a favor da equipa da casa. Hugo Camacho somou 20 minutos sem ter tido grande espaço para se mostrar, apesar de ter protagonizado um momento bem positivo no ataque.

Vincent Pinto foi titular pelo Colomiers (Rodrigo Marta não jogará mais esta temporada devido a uma grave lesão ao nível do rosto sofrida na semana passada) e ajudou os Colombe a garantir mais uma importante vitória que lhes permite ainda estar na discussão pelo 3º lugar na Pro D2. O internacional português foi o segundo jogador com mais metros (110), forçando três quebras-de-linha e oito defesas batidos, para além de uma assistência para ensaio, estando num momento de forma extraordinário.

Belos 40 minutos de Diogo Hasse Ferreira na vitória por um ponto do US Dax frente ao Agen (Lucas Martins ficou de fora por opção), com o pilar a ter dado uma resposta agressiva na formação-ordenada e no contra-maul.

Outro choque de portugueses no CA Brive vs FC Grenoble, com a equipa de Lucas da Silva a ter garantido uma vitória bonificada frente a José Madeira e Cody Thomas. Lucas da Silva marcou um dos ensaios da vitória e entrou bem no encontro, com uma série de boas entradas no contacto, arrancando ainda duas penalidades no breakdown. José Madeira e Cody Thomas somaram 9 e 8 placagens efectivas cada, mas foram chamados a jogo num momento em que o Grenoble já estava em queda física e anímica. De qualquer forma, ambos registaram boas prestações neste penúltimo jogo da fase regular da Pro D2.

Choque de portugueses no Stade Montois vs Valence Romans, com Simão Bento, Anthony Alves e Pierre Sayerse (Luka Begic encontra-se lesionado) a terem levado a melhor a Joris Moura, num jogo em que tivemos três ensaios lusos, dois de Sayerse e um de Bento. O ex-Técnico Rugby forçou vários erros à defesa contrária, não tendo claudicado em nenhum momento a nível defensivo. Já Pierre Sayerse realizou uma das melhores prestações da temporada com quatro quebras-de-linha, uma intercepção e 65 metros de conquista. Alves entrou na segunda-parte e deu uma importante ajuda à equipa no garantir dos rucks e breakdown. Já Joris Moura realizou uma boa prestação, apesar da queda abrupta a partir do 55º minuto de jogo.

ESPANHA

O VRAC de Giorgi Turabelidze foi surpreendido em casa na meia-final da Division de Honor, ficando assim de fora da final do campeonato espanhol. O pilar português saiu do banco quando o relógio apontava para o 55º minuto de jogo, mas ainda foi a tempo de marcar um ensaio que ofereceu uma leve esperança ao VRAC. Ponto final na temporada do conjunto de Valladolid.

António Machado Santos foi suplente utilizado na derrota do Alcobendas que, como o VRAC, foi surpreendido pela equipa visitante, perdendo por 12-07. O ex-Belenenses Rugby jogou 14 minutos.

FEMININO

ÉLITE 1

Clarisse Augusto foi utilizada como suplente na derrota do ASM Romagnat frente ao Blagnac. A formação internacional portuguesa jogou os últimos 15 minutos e colocou a equipa a andar para a frente com bons passes e um par de quebras-de-linha que acabaram por não surtir em ensaio.

ÉLITE 2

Sara Moreira converteu três ensaios, com a 3ª linha portuguesa a ter sido uma das melhores jogadoras em campo na vitória de 50-00 do RC Toulon ante o USAP. Cloé da Costa foi também titular e marcou um dos ensaios deste encontro, cortando a defesa contrária com facilidade.

Zoé Fernandes foi titular na derrota do CA Brive na recepção ao Clermont la Plaine, num jogo razoável da pilar lusa.

Inês Marques cumpriu 70 minutos no empate a 25 pontos do Valkyries Normandie frente ao Stade Français, com a talonadora a ter cumprido nas suas funções.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS