Rugby Português “Lá Fora”: Begic, Bento e Cª respiram melhor

Francisco IsaacAbril 13, 20254min0

Rugby Português “Lá Fora”: Begic, Bento e Cª respiram melhor

Francisco IsaacAbril 13, 20254min0
Luka Begic marcou um ensaio e Simão Bento brilhou na vitória do Stade Montois frente ao US Oyonnax como nos conta Francisco Isaac

O Stade Montois garantiu uma preciosa vitória frente ao Oyonnax, com Luka Begic a marcar e Simão Bento a arrancar uma super prestação, mas não foram os únicos portugueses em alta neste fim-de-semana que passou!

FRANÇA

PRO D2

Noite acidentada para o FC Grenoble de Cody Thomas e José Madeira, com a equipa dos atletas portugueses a ter saído derrotada do campo do Valence Romans de Joris Moura. Thomas foi titular e esteve a um nível bem positivo, trabalhando bem na formação-ordenada (uma penalidade cometida e duas ganhas) e a ganhar a linha-de-vantagem por duas ocasiões. Não claudicou defensivamente. José Madeira entrou na segunda metade do encontro, impondo uma mão cheia de placagens efectivas e um roubo no alinhamento, numa prestação que deixou algum dissabor na boca, pois deveria ter estado no XV inicial. Joris Moura foi um dos MVPs do Valence-Romans, tanto no que toca à sua contribuição no ataque (120 metros de conquista, duas quebras-de-linha e uma assistência para ensaio) e defesa.

Recuperado de lesão, Rodrigo Marta regressou ao XV titular do Colomiers com o ex-Beleneneses Rugby a ter começado na ponta direita frente ao Aurillac. Na visita ao campo de um dos aflitos da Pro D2, Marta foi um dos protagonistas deste encontro, tendo marcado o primeiro ensaio do Colomiers. Somou 60 metros de conquista, cinco defesas batidos, uma quebra-de-linha e um offload. Vincent Pinto entrou ao 55º minuto de jogo, dando uma importante injeção de energia ao ataque do Colomiers.

Hugo Camacho jogou os últimos 35 minutos da derrota do AS Béziers-Hérault no campo do Provence, tendo sido talvez a sua melhor exibição desde que se juntou ao clube tricolor. Bons passes, bom trabalho junto ao ruck e uma entrega de qualidade alta.

Um cartão amarelo e 12 placagens efectivas para Diogo Hasse Ferreira na derrota do Dax no campo do Montauban, com o pilar a ter começado de início e a ser substituído no decorrer da segunda-parte.

Lucas da Silva foi titular pelo CA Brive na visita ao campo do Agen (Lucas Martins voltou a não ser convocado) e terminou com uma prestação agridoce. Bons alinhamentos nos primeiros trinta minutos, seguindo-se algumas perdas nos vinte minutos seguintes, para além de um cartão amarelo. Importante na conquista de três penalidades no breakdown.

O Stade Montois respira um pouco melhor após a vitória desta semana frente ao US Oyonnax, com Simão Bento, Anthony Alves e Luka Begic a terem começado de início e a assinarem boas a brilhantes prestações, especialmente o defesa e talonador. Simão Bento foi semeando o terror a partir de trás, completando mais de 80 metros de conquista, expondo a defesa do Oyonnax por diversas vezes e a forçar erros a estes que acabaram por empurrar a formação de Mont-de-Marsan em direcção da vitória. Luka Begic marcou um ensaio e fechou o jogo com 89% de eficácia na introdução de bola nos alinhamentos, para além de ter estado envolvido activamente no ataque. Anthony Alves foi uma âncora na formação-ordenada e não cedeu na defesa.

NATIONALE

Diego Pinheiro Ruiz foi titular pelo RC Massy na posição de segunda-linha, com o internacional português a ter realizado uma prestação amplamente positiva na derrota ante o Rouen Normandie. Mais de treze placagens efectivas e um par de entradas no contacto nos 80 minutos que dispôs em campo.

63 minutos para Gabriel Aviragnet que foi fulcral na vitória do Albi ante o Périgueux, assistindo para um dos ensaios da sua equipa e a abrir uma série de falhas na defesa contrária. Está cada vez mais confiante nesta segunda fase da temporada.

NATIONALE 2

Thibault de Sousa esteve em grande pelo Rennes na vitória ante o Valence D’Agen, com o pilar a ter destruído o pilar adversário e a garantir uma série de penalidades importantes para o Rennes. Estão nas meias-finais da Nationale 2.

Steevy Cerqueira foi titular pelo Orléans, com o 2ª linha a ter sido importante no alinhamento e defesa, ajudando à sua equipa a garantir um lugar nas meias-finais da Nationale 2.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS