Rugby Português “Lá Fora”: super Marta para um super Colomiers
Estreias de Manuel Vareiro pelo Provence e José Monteiro pelo Burgos, num fim-de-semana em que Rodrigo Marta esteve outra vez intratável e imparável ao serviço do Colomiers.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
O SU Agen continua em alta conseguindo nova vitória neste arranque da Pro D2, desta feita ante o Béziers, com Lucas Martins e Samuel Marques a terem começado de início e cumprido a totalidade dos 80 minutos. O ponta mostrou-se em grande forma, somando diversos metros de conquista, duas quebras-de-linha, cinco defesas batidos e um turnover, continuando a cimentar o seu lugar no Agen. Samuel Marques marcou o seu 4º ensaio da temporada e converteu cinco pontos ao pé, isto num encontro em que foi um dos poucos jogadores da formação visitante em bom nível.
Joris Moura e o Valence Romans saíram completamente vergados da casa do Oyonnax, com o defesa português a ter tido poucas ou nenhumas hipóteses de inverter o rumo dos acontecimentos. Um par de conquistas aéreas e pouco mais a registar da prestação do internacional português.
Estreia absoluta para Manuel Vareiro, com o ex-GD Direito a ter entrado a meio da primeira parte, realizando uma prestação bem conseguida e sem qualquer sobressalto. Iniciou algumas boas jogadas do Provence e mostrou uma confiança de se aplaudir. Diego Pinheiro Ruiz foi novamente titular no Provence, conseguindo 12 placagens efectivas, num encontro em que a equipa dos jovens internacionais portugueses derrotou o US Dax por 42-15. Diogo Hasse Ferreira foi também titular, tendo estado associado ao melhor período de jogo da equipa visitante, fechando o encontro com 9 placagens efectivas e bom trabalho na formação-ordenada.
O Stade Montois continua em queda, desta feita consentindo um desaire caseiro na recepção ao Carcassonne, com Luka Begic e Anthony Alves a terem começado como titulares, enquanto Simão Bento entrou no início da segunda parte. Os primeiras-linha sentiram algumas dificuldades nas fases-estáticas, como toda a equipa do Mont-de-Marsan, tendo estado pouco em jogo. Bento entrou num momento crítico do jogo, mas teve poucas oportunidades para brilhar num jogo que terminaria num 34-19 a favorecer o adversário.
Tripla titular portuguesa na visita do FC Grenoble à casa do Brive, com Raffaele Storti a ter cumprido o seu 1º jogo no emblema alpino, registando bons momentos e dados: 62 metros de conquista, cinco defesas batidos, um passe-chave, quatro captações aéreas e três placagens efectivas. Meses depois do seu último jogo oficial, o ponta mostrou que está de volta e pronto para voltar ao nível de 2023/2024. Cody Thomas e José Madeira também foram titulares, com ambos a terem protagonizado performances de bom quilate, especialmente o primeira-linha que conquistou a linha-de-vantagem em cinco das sete entradas que dispôs, conseguindo ainda seis placagens efectivas e forçar uma penalidade à formação-ordenada do Brive. José Madeira esteve ao mesmo nível da semana passada, forçando dois erros no alinhamento do Brive, para além de um turnover no chão.
Nova prestação magistral de Rodrigo Marta, com o centro português a ter sido um estorvo constante ao SAXV tanto a nível do ataque ou defesa. O internacional português cumpriu os 80 minutos a par de Vincent Pinto (jogo muito positivo com duas quebras-de-linha), marcou o 1º ensaio do Colomiers, garantindo dois turnovers que acabaram por valer seis pontos para a sua equipa, estando a um nível surreal neste arranque de época.
Rodrigo Marta is the full package and one of the very best utility backs from the @rugbyprod2
Scored his 3rd try of the season and completed two turnovers to help @ColomiersRugby get the 4 points pic.twitter.com/vsI8mRjcEf
— Francisco Isaac (@francisaac87) September 28, 2025
NATIONALE
Tarde complicada para o OMR de Dany Antunes, com a equipa do ponta português a ter consentido a quarta derrota da temporada, com o ponta a ter convertido os únicos três pontos da equipa proveniente de Lille. Nada de impactante de se assinalar.
Antoine Ferreira foi titular na 2ª linha do Chámbery, num encontro em que o jovem luso-francês foi incansável na defesa e nos alinhamentos, ajudando positivamente a sua equipa a assegurar uma vitória por 29-03 frente ao Rennes (Thibault de Sousa não foi a jogo).
Alex dos Santos e Maixent da Costa estrearam-se oficialmente pelo Albi (Gabriel Aviragnet continua a recuperar de lesão) com a parelha de primeira-linha a terem entrado no decorrer da segunda parte, com Alex da Costa a ter protagonizado um par de boas entradas no contacto.
ESPANHA
DIVISION DE HONOR
Giorgi Turabelidze foi titular pelo VRAC com pilar ex-Caldas e Agronomia a ter cumprido o seu papel na formação-ordenada da equipa de Valladolid que registou uma vitória por 32-21 na casa do Burgos, que contou com o ex-CDUL José Monteiro no banco de suplentes. Nada a apontar da prestação do 3ª linha português.
62 minutos para Tomás Lamboglia ao serviço do Real Ciencias, com a equipa sevilhana a ter consentido uma derrota por 51-12 frente ao Alcobendas. Bons pormenores do abertura português, que tentou dar alguma capacidade ofensiva à sua equipa.
PAÍSES BAIXOS
Rodrigo Freudenthal foi titular no desaire do RC Diok em casa do RC ‘t Gooi, mas não foi nos possível obter informações sobre o encontro.