Rugby Português “Lá Fora”: Rodrigo Marta de nota 10

Francisco IsaacSetembro 29, 20245min0

Rugby Português “Lá Fora”: Rodrigo Marta de nota 10

Francisco IsaacSetembro 29, 20245min0
Com um ensaio marcado, Rodrigo Marta deu um show pelo Colomiers e é um dos destaques de Francisco Isaac deste fim-de-semana

Rodrigo Marta foi um dos dois únicos jogadores portugueses a marcar ensaio nesta jornada da Pro D2, num fim-de-semana em que as competições masculinas em Espanha retornaram à actividade.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

José Madeira, titular, e Cody Thomas, suplente, saíram derrotados na visita ao campo do Biarritz, num encontro em que a equipa dos internacionais lusos nunca teve grande hipótese neste encontro. José Madeira teve uma noite largamente positiva com sete placagens efectivas, um alinhamento roubado e duas entradas no contacto. Em relação ao pilar, entrou em grande forma na segunda parte conseguindo arrancar uma penalidade ao seu adversário directo na formação-ordenada, arrancando umas quatro boas entradas no contacto.

Bela exibição de Pierre Sayerse na segunda vitória consecutiva do Stade Montois na Pro D2 com o ponta português a somar 35 metros de conquista, duas quebras-de-linha e uma assistência para ensaio, mostrando-se extremamente seguro no jogo ao pé. Anthony Alves entrou no decorrer da segunda parte e cumpriu no seu trabalho nas fases-estáticas. Lucas da Silva pode ter saído com uma derrota extremamente pesada desta jornada, mas o talonador teve a oportunidade para marcar mais um ensaio nesta temporada.

Boas prestações de Samuel Marques (15 pontos) e Francisco Fernandes frente au Aurillac, apesar do Béziers-Hérault ter sofrido uma derrota por um ponto. Francisco Fernandes apresentou-se em excelente forma com uma série de boas acções individuais, entre elas uma entrada que deitou por terra dois placadores. Samuel Marques, votado como o melhor jogador da Pro D2 da última temporada, deu um recital no jogo ao pé, compondo também uma mão cheia de boas jogadas, com uma perto de terminar em ensaio.

Noite inglória para o US Dax de Diogo Hasse Ferreira que apesar de ter estado no controle na maior parte do encontro, acabou por consentir um desaire na recepção ao Soyaux-Angoulême. O pilar português teve uma exibição compacta e confiante, controlando na formação-ordenada e a fechar com três placagens dominantes, para além de duas entradas no contacto. Continua a viver um momento de forma de altíssimo nível.

No regresso de Joris Moura à posição de médio-de-abertura, o internacional luso foi um dos MVPs da tarde com quinze pontos ao pé (100% de sucesso), somando ainda uma assistência para ensaio, criando várias situações de ataque positivas para o Valence-Romans, que acabou por derrotar o Agen. Já Lucas Martins esteve a um nível soberbo mesmo sem ensaio marcado, terminando como o jogador com 100 metros de conquista, três quebras-de-linha e dez defesas batidos, mantendo um nível de execução alto.

Super exibição de Rodrigo Marta que marcou um dos ensaios da vitória do Colomiers frente ao Nice, com o internacional português a ocupar uma das pontas (Vincent Pinto não foi convocado) com 100 metros conquistados, oito defesas batidos, três quebras-de-linha, três offloads e seis captações aéreas. Voltou a ser nomeado para a equipa da semana da Pro D2, sendo Rodrigo Marta um dos jogadores lusos em voga neste momento.

NATIONALE

Estreia a marcar para Boaventura Almeida que no seu segundo jogo pelo Suresnes ajudou a equipa à vitória sobre o Tarbes. Da informação recolhida pelos meios de comunicação social franceses, o ex-GDS Cascais teve uma prestação forte no contacto, com uma série de bons momentos na defesa também.

NATIONALE 2

Thibault de Sousa foi titular pelo Rennes com uma exibição em cheio, tanto nas fases-estáticas ou no jogo contínuo.

Loïc Bournonville voltou a começar de início pelo Rumilly, com o talonador a cumprir 50 minutos na derrota ante o Vienne. Não obtivemos informações sobre este encontro.

Nicolás Fernandes regressou às convocatórias pelo AS Mâcon, com o 2ª a entrar na segunda-parte, mas sem grande impacto já que o clube do 2ª linha acabou por sair derrotado por 09-39.

Steevy Cerqueira marcou um dos ensaios da vitória do Orléans ante o Aubenas, numa das melhores prestações da temporada pelo Lobo. Uma série de bolas captadas no alinhamento, duas quebras-de-linha e dois turnovers. Está de volta ao seu melhor.

Luigi Dias somou trinta minutos na derrota do Saint Jean de Luz por 18-30, com a vitória a sorrir ao Salles de Clément Pereira.

Kévin Batista foi titular na vitória do Lannemezan. Não conseguimos obter informações sobre este encontro.

Alex dos Santos foi convocado pelo Bassin D’Arcachon, entrando nos últimos 20 minutos.

ESPANHA

SUPERTAÇA

Giorgi Turabelidze realizou a sua estreia pelo VRAC, saindo do banco de suplentes na 2ª parte num jogo a contar para a Supertaça. A equipa de Valladolid acabou por perder no prolongamento, mas o pilar português esteve a um bom nível, em especial na formação-ordenada.

FEMININO

COPA DE LA REINA

Inês Spínola manteve o seu lugar a titular pelo CRAT, dando um empurrão importante ao clube galego para chegar à final da Copa de la Reina. Uma assistência para ensaio, para além de três quebras-de-linha e nove defesas batidos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS