Rugby Português “Lá Fora”: onde vão jogar os portugueses pt.4
O rugby português tem cada vez mais representantes a jogar pela Europa fora e nestes artigos vamos tentar apurar quem são aqueles que vão estar nas principais divisões, desde Raffaele Storti no Stade Français a Tomás Lamboglia no Ciências de Sevilla. Nota importante: apesar de termos vários representantes na Fédérale 1, entre outras, mas não poderemos comunicar pela razão que não temos forma de acompanhar os jogos ou saber o real quadro dos atletas nessas divisões do rugby francês. A segunda nota vai para o facto de que iremos também fazer listas similares para o rugby feminino, mas aguardamos confirmações da parte dos clubes e atletas para tal.
FRANÇA
NATIONALE
DIEGO PINHEIRO-RUIZ
Clube: RC Massy
Idade: 21
Hipóteses de jogar: altas
1ª jornada: 30 de Agosto (RO Chambéry)
Depois de se ter estreado na equipa principal do FC Grenoble em 2023, completando cerca de cinco jogos na Pro D2 na temporada transacta, Diego Pinheiro-Ruiz acabou por sair do clube que o viu crescer, assinando pelo RC Massy que conseguiu se aguentar na Nationale. Qual vai ser a realidade do 3ª linha internacional português em quatro ocasiões? Boas perspectivas de poder assumir a titularidade e ganhar confiança numa competição que tem subido de qualidade competitiva de ano para ano, garantindo a forma necessária para se assumir como real candidato para a posição de asa aberto na selecção nacional. Fará 21 anos em Setembro e a chegada ao RC Massy marca um momento importante na carreira do jovem Lobo.
JAYSON RODRIGUES
Clube: RC Massy
Idade: 21
Hipóteses de jogar: baixas-média
1ª jornada: 30 de Agosto (RO Chambéry)
Com a ascensão de Luka Begic e Pedro Vicente como os principais candidatos ao lugar de talonador da selecção nacional, há outros jogadores a correrem por fora como é o caso de Jayson Rodrigues, atleta formado no RC Massy que aos 18 anos realizou a sua estreia na Pro D2. O maior problema e questão para o talonador internacional “A” é o facto de jogar pouco pelo emblema da comuna de Essonne, tendo só somado um total de seis jogos em três temporadas, precisando de mudar a ficha em 2024/2025 e finalmente se assumir no 23 do RC Massy.
GEOFFREY MOÏSE
Clube: RC Narbonnais
Idade: 33
Hipóteses de jogar: médias
1ª jornada: 23 de Agosto (Suresnes)
Já não é chamado à selecção desde 2023, e na temporada transacta chegou a estar cinco meses sem pisar o relvado devido a lesões e falta de forma, mas Geoffrey Moïse avança para uma 4ª temporada consecutiva ao serviço do Narbonne, sendo um dos primeiras-linhas portugueses a jogar num nível médio-alto que poderá oferecer uma ajuda preciosa à selecção nacional. O Narbonne esteve a um pequeno passo da subida para a Pro D2, o que prova que o clube tem qualidade suficiente para lutar por algo mais, mas neste momento subsiste a duvida se Moïse conseguirá voltar a ser um dos pilares com mais jogos a titular ou se está já numa fase descendente da carreira.
BOAVENTURA ALMEIDA
Clube: Suresnes
Idade: 23
Hipóteses de jogar: médias
1ª jornada: 23 de Agosto (Narbonne)
Depois de três anos nos éspoirs do Séction Paloise, o ex-GDS Cascais Rugby assinou contrato com o Suresnes, juntando-se ao clube da Nationale para tentar efectivamente conquistar o seu espaço no cenário profissional sénior francês, sendo o melhor caminho para poder ser chamado aos Lobos de Simon Mannix. O Suresnes é uma das equipas mais interessantes desta 3ª divisão do rugby francês com alguns reforços até de um calibre de alta qualidade, o que criará algumas dificuldades inicialmente à afirmação de Boaventura Almeida, mas o 3ª linha tem os skills necessários para garantir um número de jogos largo nesta temporada.
HUGO MENDES
Clube:Olympique Marcq Rugby
Idade: 23
Hipóteses de jogar: médias
1ª jornada: 23 de Agosto (Narbonne)
Depo
DANY ANTUNES
Clube: Olympique Marcq Rugby
Idade: 28
Hipóteses de jogar: média-altas
1ª jornada: 24 de Agosto (Langon)
Depois de ter terminado como o melhor marcador de pontos e ensaios da Nationale 2 2023/2024 (um total de 327 pontos concretizados), Dany Antunes está de regresso à Nationale e poderá ser a sua última grande oportunidade de ouro para chegar à selecção nacional portuguesa desde 2022. É um dos nomes principais dos OMR que procura ganhar destaque neste campeonato, sabendo de antemão das dificuldades que vai passar, o que torna Dany Antunes ainda mais importante para o futuro próximo do clube. Deverá ser titular na maior parte dos encontros, ficando a dúvida se vai surgir à ponta ou como defesa.
Didn't end with silverware, but what a season from Dany Antunes who finished the top point and try scorer of the Nationale 2!
308 points scored (12 tries) and they still have a shot to get promoted to the Nationale
After two disinheriting years, he is back to his best pic.twitter.com/ot4XGUI8j9
— Francisco Isaac (@francisaac87) May 12, 2024