Rugby Português “Lá Fora”: onde vão jogar os portugueses pt.2
Portugal tem cada vez mais representantes a jogar pela Europa fora e nestes artigos vamos tentar apurar quem são aqueles que vão estar nas principais divisões, desde Raffaele Storti no Stade Français a Tomás Lamboglia no Ciências de Sevilla. Nota importante: apesar de termos vários representantes na Fédérale 1, entre outras, mas não poderemos comunicar pela razão que não temos forma de acompanhar os jogos ou saber o real quadro dos atletas nessas divisões do rugby francês. A segunda nota vai para o facto de que iremos também fazer listas similares para o rugby feminino, mas aguardamos confirmações da parte dos clubes e atletas para tal.
Neste artigo da Pro D2, dividimos em duas partes, uma vez que são 18 atletas portugueses a marcar presença na 2ª divisão do rugby profissional francês.
FRANÇA
PRO D2
CODY THOMAS
Clube: FC Grenoble
Idade: 28
Hipóteses de jogar: altas
1ª jornada: 30 de Agosto (Nevers)
Depois de duas temporadas a servir o Rouen Normandie, Cody Thomas deu seguimento à sua carreira em França e assinou pelo finalista vencido da Pro D2 2023/2024, o FC Grenoble, juntando-se a José Madeira no clube do sopé dos Alpes. Thomas chega como um dos pilares com melhores dados estatísticos na formação-ordenada (de acordo com a OPTA), entrando na equipa por Irakli Aptsiauri, o georgiano que assinou pelo Lyon OU. Em termos de potenciais minutos, o português nascido na África do Sul deverá somar um bom número de jogos a titular, fazendo parte do elenco principal do Grenoble, sendo uma excelente notícia para o rugby português.
JOSÉ MADEIRA
Clube: FC Grenoble
Idade: 23
Hipóteses de jogar: extremamente altas (será titular na maior parte dos jogos)
1ª jornada: 30 de Agosto (Nevers)
Continua ao serviço do FC Grenoble e, se tudo correr bem, atingirá os 100 jogos ao serviço do clube, um dado minimamente impressionante para o polivalente avançado de 23 anos. A grande dúvida está na posição que Madeira assumirá na equipa… irá voltar para a 2ª linha? Ou o reposicionamento como asa do lado fechado é definitivo? As dúvidas irão persistir até ao arranque da temporada, mas de qualquer das formas, José Madeira será um super titular na equipa do Grenoble, o que pode criar alguns problemas quando chegarmos ao arranque do Men’s Rugby Europe Championship.
SAMUEL MARQUES
Clube: AS Béziers-Hérault
Idade: 35
Hipóteses de jogar: extremamente altas
1ª jornada: 30 de Agosto (Stade Niçois)
O príncipe do ASBH entra nesta temporada com uma meta debaixo do seu olhar: chegar ao top-10 de melhores pontuadores de sempre da Pro D2! Faltam poucos pontos para esse feito, e deverá alcançá-lo já nas primeiras cinco jornadas, uma vez que a sua titularidade não deverá ser alvo de grande disputa mesmo com Hugo Camacho como seu competidor directo.
Samuel Marques 🤝Raffaele Storti
PROD2 is a competition that deserves full love, recognition, and support
I think I'll have to buy a Sports+ package… I wonder if they will let me in Portugal pic.twitter.com/lrgs1qF6Qa
— Francisco Isaac (@francisaac87) October 14, 2023
HUGO AUBRY
Clube: AS Béziers-Hérault
Idade: 21
Hipóteses de jogar: médias
1ª jornada: 30 de Agosto (Stade Niçois)
Uma das maiores dúvidas da temporada lusa em terras estrangeiras está em Hugo Aubry, com o fantástico médio-de-abertura a ter saído do Rouen Normandie para assinar pelo AS Béziers-Hérault, tendo pela frente um adversário complicado na forma de Charly Malié. O espanhol de 32 anos é um dos principais protagonistas do Béziers, o que vai colocar um pouco de pressão em Aubry, isto se o objectivo é conquistar a titularidade já nesta primeira temporada. Por outro lado, o grande foco é garantir minutos e forma para estar pronto para o Men’s Rugby Europe Championship 2024 e ajudar Portugal a se qualificar para o próximo Campeonato do Mundo.
HUGO CAMACHO
Clube: AS Béziers-Hérault
Idade: 20
Hipóteses de jogar: médias
1ª jornada: 30 de Agosto (Stade Niçois)
Sombra de Samuel Marques com boas chances de jogar quase sempre, mesmo que vindo do banco de suplentes, ou uma época mais “apagada” e de aprendizagem? Neste momento, estamos mais crentes para a primeira sugestão, uma vez que Hugo Camacho foi contratado com o propósito de suceder Samuel Marques quando esse momento surgir, ganhando experiência na Pro D2 e somando umas importantes lições com um dos melhores formações desta segunda divisão francesa. Poderá ser algo importante para os Lobos terem os dois juntos no mesmo clube, revezando-se quando chegar o tempo das convocatórias para os jogos internacionais de Novembro e Fevereiro de 2025.
FRANCISCO FERNANDES
Clube: AS Béziers-Hérault
Idade: 39
Hipóteses de jogar: extremamente altas
1ª jornada: 30 de Agosto (Stade Niçois)
O lendário pilar português irá, como Samuel Marques, estar centrado em atingir uma meta única no rugby da Pro D2: o jogador com mais jogos somados nesta divisão. Precisa um total de 18 para atingir esse número, algo bem ao seu alcance, pois nas últimas épocas somou uma média de 23 jogos por temporada. Depois de ter ajudado Portugal nos internacionais de Verão, o pilar deverá continuar disponível para Novembro e o Men’s Rugby Europe Championship 2025, adicionando mais algumas internacionalizações ao seu feito de 51 jogos pelos Lobos.
VINCENT PINTO
Clube: Colomiers Rugby
Idade: 25
Hipóteses de jogar: altas
1ª jornada: 30 de Agosto (Stade Montois)
Como o seu parceiro português, Vincent Pinto também deverá manter o seu status de titular no Colomier tanto pela qualidade que apresenta como pelas excelentes prestações realizadas na temporada anterior, tendo marcado cinco ensaios em vinte jogos. Falta saber se irá estar de regresso aos Lobos, mas Vincent Pinto merece nova oportunidade depois do que fez entre 2022 e 2023. Anzelo Tuitavuki assinou pelo clube, mas isto pode significar a passagem de Rodrigo Marta para o par de centros – ou não…
RODRIGO MARTA
Clube: Colomiers Rugby
Idade: 24
Hipóteses de jogar: altas
1ª jornada: 30 de Agosto (Stade Montois)
Depois de uma temporada em que alinhou a titular em 18 jogos, marcando seis ensaios e com ainda três assistências, Rodrigo Marta olha para esta nova época com o mesmo foco, sendo visto como um dos atletas mais brilhantes deste emblema da Pro D2. No ano em que fará 25 anos, o ex-Belenenses Rugby tem caminho aberto para continuar a se afirmar na Pro D2, restando a dúvida se vai continuar a alinhar como ponta ou terá uma hipótese de jogar no par de centros.
Colomiers might've not won, but Rodrigo Marta had a fabulous game
1 try, more than 100 running metres, three line breaks, and seven defenders beaten
A couple of big tackles as well!
Great season from someone who is not a JIFF pic.twitter.com/Q7NlgfUnJO
— Francisco Isaac (@francisaac87) April 14, 2024