Rugby Português “Lá Fora”: Marta e Pinto ligados à eletricidade
No último fim-de-semana antes da abertura da primeira janela internacional, a legião portuguesa deu mostras que está pronta para o desafio, com Rodrigo Marta e Vincent Pinto a terem sidos dois melhores portugueses em mais uma jornada do Pro D2! Mas não foram os únicos como contamos neste artigo.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
51 minutos para Diogo Hasse Ferreira na derrota do US Dax ante o Soyaux-Angoulême, com o ex-GDS Cascais a ter realizado uma prestação de qualidade, com destaque para as 11 placagens efectivas, duas das quais dominantes e que resultaram em dois erros de posse de bola da equipa adversária. Não claudicou no trabalho nas fases-estáticas.
Nova boa exibição de Lucas Martins pelo SU Agen, com o ponta a regressar ao XV titular, apesar de ter terminado em derrota devido a um ensaio consentido nos últimos três minutos. No que concerne o ponta, Martins foi letal em todas as suas acções conseguindo três quebras-de-linha nos 45 metros de conquista, para além de quatro defesas batidos, dois offloads, sete placagens efectivas e um turnover. Continua a mostrar um crescimento espectacular na sua primeira temporada na Pro D2.
Noite complicada para os portugueses Anthony Alves e Pierre Sayerse (Simão Bento e Luka Begic não foram convocados), com o Stade Montois a consentir nova derrota nesta Pro D2 estando agora em antepenúltimo lugar. Alves jogou cerca de 60 minutos, conseguindo dar uma boa réplica na formação-ordenada e no jogo corrido, com seis placagens efectivas e dois transportes de bola no contacto. Após a sua substituição, o Stade Montois começou a sofrer alguns problemas na formação-ordenada, o que demonstra o peso do português nesta fase-estática. Em relação a Pierre Sayerse, o ponta só recebeu três passes de qualidade para se mostrar, com o Montauban a fechar bem o espaço de manobra do internacional luso. Apenas 20 metros de conquista e nenhum pormenor de assinalar.
Duas assistências para ensaio, cinco defesas batidos, duas quebras-de-linha, 90 metros de conquista, 200 metros somados a partir do jogo ao pé e uma prestação de classe de Joris Moura, que ajudou o Valence Romans a garantir uma importante vitória na Pro D2! Moura foi o maestro dos penúltimos classificados da 2ª linha francesa, oferecendo uma série de oportunidades de ataque à sua equipa, garantindo segurança no jogo ao pé ou na captação de bolas aéreas.
Cody Thomas e José Madeira foram titulares na recepção do FC Grenoble ao Biarritz-Olympique, com a equipa dos avançados portugueses a ter conquistado nova vitória bonificada, estando agora em 1º lugar e a 10 pontos do 2º nesta Pro D2. Thomas foi o melhor pilar em campo, com o jogador de 28 anos a ter terminado o encontro com 10 metros percorridos com bola, três linhas-de-vantagem conquista em seis entradas no contacto, sete placagens efectivas, um turnover e uma penalidade forçada à equipa adversária. José Madeira esteve imperial no alinhamento e foi fulcral no limitar de acções do Biarritz a partir da formação-ordenada.
Show de portugueses no AS Béziers-Hérault vs Colomiers, com a equipa da casa a ter colocado em campo Francisco Fernandes (substituído no arranque da segunda parte devido a uma lesão) e Samuel Marques frente a Rodrigo Marta e Vincent Pinto, com a vitória a ter sorrido aos dois velocistas. Comecemos pelo pilar que teve uma mão-cheia de bons momentos, conseguindo alguns metros de conquista territorial, forçando ainda dois erros na primeira-linha adversária, cometendo uma penalidade também. Samuel Marques transformou 14 pontos ao pé, errando apenas numa conversão. O formação foi importante na equipa da casa até ao momento em que foi substituído, com o Béziers a perder o pulso do jogo a partir desse momento. Já em relação a Marta e Pinto, ambos estiveram em grande, sendo impossível dizer quem esteve melhor dos dois. O ex-Belenenses Rugby marcou um belíssimo ensaio e forçou erros defensivos na formação contrária, enquanto Pinto foi quem ofereceu uma série de oportunidades de ataque ao Colomiers, com cinco offloads, uma assistência para ensaio e sessenta metros percorridos.
A wild Rodrigo Marta appears
Marta used Agility… it's super effective
Marta used Raging Bull… it's super effective!
Insane stuff from the @ColomiersRugby wing! pic.twitter.com/8xPPq3j605
— Francisco Isaac (@francisaac87) January 26, 2025
NATIONALE
Gabriel Aviragnet foi titular pelo Albi, com o centro português a ter cumprido no aspecto defensivo terminando o encontro frente ao Langon com 12 placagens efectivas. Não surpreendeu no que toca ao ataque, mas o jogo não foi propício nesse aspecto.
NATIONALE 2
Luigi Dias foi suplente utilizado na derrota do Saint Jean de Luz na visita ao campo do Marmande. Não obtivemos informações sobre este encontro.
Bons trinta minutos finais de Éric dos Santos Madeira, com o 2ª linha a ter tentado garantir algumas oportunidades ao Anglet a partir do alinhamento, num jogo que acabou em derrota para a equipa do 2ª linha portuugês.
Alex dos Santos entrou a partir do banco de suplentes na vitória do Bassin D’Arcachon.
FEMININO
Inês Marques foi titular pelo Valkyries Normandie, com a talonadora portuguesa a ter cumprido 56 minutos na vitória por 47-00 frente ao US Dax. Esteve bem em todas as áreas, surgindo em algumas jogadas das linhas-atrasadas.
Choque de portuguesas no RC Toulon-CA Brive, com a vitória a ficar com a equipa de Sara Moreira e Cloé da Costa (um ensaio marcado, três quebras-de-linha e cinco defesas batidos). Zoé Fernandes foi titular na formação visitante e esteve a um bom nível neste encontro.