Que jogadores portugueses vão jogar na Nationale 2025/2026?
Depois de termos explicado que portugueses vão jogar na Pro D2 2025/2026 partimos agora em direção à Nationale, com alguns internacionais lusos (e outros que podem estar a caminho de tal) a constarem em diferentes equipas desta 3ª divisão do rugby gaulês.
NISSA RUGBY
O Stade Niçois mudou de nome em Junho, sendo agora Nissa Rugby, clube pelo qual joga Enzo Fernandes, o talonador de 20 anos que já alinhou pela selecção de sub-20 de Portugal. Na temporada passada não somou qualquer minuto pela equipa principal, alinhando praticamente pelos espoirs deste clube do sul de França. Com o Nissa a ter recrutado mais de 15 jogadores, a maioria com passagens pelo Top 14, Premiership e Super Rugby, deverá ser outro ano complicado para um atleta que passou pela formação do UBB. Contudo, a temporada é longa e a Nationale pode ser o perfeito trampolim para garantir uns quantos jogos pelos recém-promovidos da Pro D2.
SC ALBI
O centro internacional português Gabriel Aviragnet contará este ano com a companhia de Maxient da Costa e Alex dos Santos, com ambos internacionais sub-20 a terem assinado pelo SC Albi neste Verão, clube que almeja garantir a manutenção na Nationale o mais rápido possível. Aviragnet conseguiu conquistar o seu lugar na equipa em 2024/2025, tendo sido titular em 9 ocasiões com algumas prestações de franca boa qualidade. Maxient da Costa vem proveniente das equipas jovens do Montauban, desconhecendo-se se terá uma chance real de ser chamado ao 23 principal do Albi. Já Alex dos Santos pode sonhar com algo mais. O pilar português cumpriu uma temporada positivo ao serviço do Bassin D’Arcachon, no qual alinhou em 20 jogos (9 como titular) para ajudar a equipa a garantir a permanência na Nationale 2.
RC MASSY
Diego Pinheiro-Ruiz saiu do Massy, mas o clube parisiense continuará a ter atletas portugueses nas suas fileiras, com o talonador do Jayson Rodrigues a ser um desses atletas. O talonador não jogou qualquer jogo em 2024/2025, actuando principalmente pelos espoirs, tendo contrato até 2026. Poderá ainda existir mais um atleta luso-francês no plantel do Massy, de seu nome Hugo Lopes, 2ª linha que chegou ao Massy proveniente do Castres/Mazamet.
OMR
Depois de uma temporada sensacional ao serviço do OMR, Dany Antunes vai estar mais um ano ao serviço do OMR, esperando-se que continue a conquistar mais metas nesta Nationale. O três-de-trás de marcou 17 ensaios e ainda converteu 67 pontapés (37 oenalidades e 30 conversões) num ano em que começou de início em 19 jogos, numa das suas melhores temporadas enquanto profissional da modalidade. Aos 27 anos continua a mostrar que merecia uma chamada à selecção nacional para mostrar o que sabe.
RENNES RC
Thibault de Sousa continua em rota ascendente, com o pilar português a ter sido um dos principais jogadores do Rennes na temporada que findou em Junho passado, e agora terá a sua primeira oportunidade para voltar a jogar na Nationale. O primeira-linha chegou a ser nomeado por alguns jornais desportivos franceses como um dos melhores jogadores da semana da Nationale 2 e é de esperar que mantenha a boa forma e alinhe em diversos encontros desta 3ª divisão francesa.
Nota: Boaventura Almeida abandonou o Suresnes e ainda não conseguimos obter novidades em relação ao futuro do 3ª linha formado no GDS Cascais. No mesmo sentido está Geoffrey Moïse que saiu a custo zero do RC Narbonne e está à procura de novo clube.