Portugal e Geórgia incluídos no U18 Six Nations Festival 2024

Francisco IsaacFevereiro 15, 20243min0

Portugal e Geórgia incluídos no U18 Six Nations Festival 2024

Francisco IsaacFevereiro 15, 20243min0
Portugal vai participar no U18 Six Nations Festival 2024, um patamar fundamental para o futuro do rugby nacional

Entre o dia 30 de Março a 7 de Abril, Portugal e a Geórgia irão integrar o U18 Six Nations Festival 2024, um torneio internacional onde estarão também Inglaterra, França, Irlanda, Escócia, Itália e País de Gales, sendo um passo extraordinário e importante para termos atletas de outra craveira e preparados para lutar por outros palcos.

Esta competição substituirá as Seis Nações em 2024 (mantém o nome por razões comerciais e não vá os outros seis terem o desejo de voltar ao formato original) no escalão sub-18, com cada equipa a jogar três jogos. Haverá um campeão por grupo, e no futuro poderemos ter outros desenvolvimentos nesta nova competição.

Ao contrário do que a federação do País de Gales anunciou, o grupo português irá incluir a Irlanda e Itália, e não a Inglaterra e França, com estes dois a se fixarem no outro grupo com a Geórgia e Escócia.

Os jogos serão realizados nos dias 30 de Março, 4 e 7 de Abril, num esquema globalmente similar ao Men’s Rugby Europe Championship sub-18, sendo que não teremos meias-finais, nem final, o que pode dar imagem de não termos um verdadeiro campeão. Porém, nesta idade de sub-18 o objectivo é formar futuros atletas, jogadores e seres humanos, fazendo jus ao lema “De Lobinhos a Lobos”, algo que poderá estar a começar a definhar dentro da lógica do rugby nacional – o número de jogadores dos actuais sub-20 a darem o salto para os sub-20 é cada vez menor, apesar de alguns estarem a actuar no estrangeiro como Boaventura Almeida e Martim Souto.

Portugal é actualmente tri vice-campeão em sub-18, e que mesmo tendo sido derrotado pela Geórgia em 2023, 2022 e 2021, tem vindo a diminuir a diferença de pontos de derrota, o que significa um crescimento constante deste escalão. Tomás Marques, Miguel Romero, José Lavos, Sebastião Stilwell, Diogo Pina, são alguns dos nomes que marcaram a temporada 2023 e poderão vir a marcar mais uma temporada em 2024, com este torneio a ser o palco perfeito para estes atletas tentarem dar o salto para França ou Inglaterra.

No passado, os sub-18 já tinham jogado frente a uma selecção irlandesa com alguns jogadores que viriam surgir no XV principal nas Seis Nações, o que na altura ajudou a levantar a competitividade das equipas nacionais que se estavam a preparar para as competições internacionais.

Em termos de calendário, Portugal joga frente à Itália no dia 30 de Março às 13h15. Segue-se um Portugal vs País de Gales às 11h00 no dia 3 de Abril e finalmente um Portugal vs Irlanda no dia 7 pelas 11h00 também. Miguel Leal e João Uva terão uma missão delicada, desafiante e promissora pela frente, sendo este um palco tão importante como o jogo frente aos Springboks ou lutar pelo título no Mens’ Rugby Europe Championship.

O estádio Lanfranchi de Parma será a “casa” destas oito selecções masculinas em 2024 e os adeptos poderão se deslocar até lá para ver os jogos. Ainda não há informações sobre a cobertura via streaming, mas deverá ser realizada pela Rugby Pass ou World Rugby TV.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS