Men’s REC 2025: um potencial melhor 23 de Portugal
Com o aproximar da data do Portugal-Bélgica, é altura de atirarmos para o ar algumas propostas para o 23 que irá entrar em campo para lutar pelo lugar no próximo Mundial de rugby masculino, deixando logo a nota que a maioria dos escolhidos provém dos campeonatos profissionais, existindo uma justificação fácil para a sua inclusão: forma, experiência e qualidade individual. A hora de experiências e testes terminou em Novembro do ano passado, e é o momento para garantir uma qualificação histórica sem percalços, sem desculpas e sem atirar culpas para cima dos atletas, algo do apanágio de certas personalidades do rugby nacional.
Pilar esquerdo: David Costa / Francisco Fernandes
David Costa ou Francisco Fernandes? Bem, ‘Chico’ Fernandes seria a escolha número 1 tanto pela enorme experiência que possui, como pela qualidade nas fases-estáticas e jogo aberto. A única questão é a forma física, uma vez que só voltou a jogar regularmente nas últimas duas semanas, depois de um período de ausência por lesão. David Costa é o detentor da camisola nº1 do GD Direito e mostrou que está a regressar aos índices de 2023, o que será importante nesta fase-de-grupos do Men’s Rugby Europe Championship 2025. Não há como errar em escolher um ou o outro.
Talonador: Luka Begic
2024 foi o ano de estreia e afirmação do talonador, que rapidamente passou de um jogador algo desconhecido da Nationale para titular na selecção nacional portuguesa, conseguindo um contrato no Stade Montois, equipa pelo qual já participou em 10 jogos. Foi um dos melhores de Portugal na derrota frente à Escócia e merece manter o lugar no XV inicial.
Pilar Direito: Cody Thomas / Diogo Hasse Ferreira
Como na discussão do pilar esquerdo, o direito não tem muito que enganar, com Diogo Hasse Ferreira e Cody Thomas a gozarem um momento de forma de altíssimo nível, ao ponto que já foram nomeados para o XV da semana tanto do Midi Olympique como pela própria LNR. Se Ferreira oferece uma defesa mais agressiva e dura, Thomas é alguém capaz de espremer a formação-ordenada contrária e arrancar preciosas penalidades. Tendo os dois publicamente afirmado que estão disponíveis para jogar por Portugal neste Fevereiro.
We won't have a prop as Player of the Year, but that won't stop us from celebrating the big guys
Look at this marvellous tackle from Diogo Hasse Ferreira
A Portuguese chocolat gifted to Darcy Graham 🍫@rugbyontnt lovely slow motion pic.twitter.com/CDEKWm2qpR
— Francisco Isaac (@francisaac87) November 19, 2024
2ª linha: António de Andrade
O 2ª linha da AEIS Agronomia foi uma boa surpresa em 2024, demonstrando que tem as qualidades necessárias para ser um elemento dos Lobos, necessitando só de mais tempo de jogo.
2ª linha: Steevy Cerqueira
Não jogou nos últimos dois jogos do Orléans, mas Steevy Cerqueira pode acrescentar boa experiência no alinhamento, para além da sua qualidade enquanto portador de bola e placador. Caso não esteja em condições, José Madeira pode ser puxado para a posição de 2ª linha, dando lugar a João Granate na 3ª linha.
Asa fechado: José Madeira
Um placador nato, José Madeira é dos melhores atletas da selecção nacional e alguém que tem deixado tudo em campo nas 40 internacionalizações já realizadas por Portugal. Decididamente tem estar na posição de asa fechado, no qual tem se vindo a afirmar como um dos melhores na Pro D2. Poderá acabar por ter de jogar na 2ª linha caso Portugal sofra certas ausências.
Asa aberto: João Granate
Um lutador nato, João Granate é daqueles jogadores que está sempre à procura de resgatar a oval da posse adversária, tendo assumido esse papel com excelência durante os anos em que Patrice Lagisquet esteve à frente da equipa. Fundamental que esteja incluído na convocatória.
Número 8: Nicolás Martins
Dois ensaios em cinco jogos pelo Montpellier, o melhor placador da equipa francesa nessa mão-cheia de jogos e um jogador decididamente monstruoso em todas as dimensões. Nicolás Martins é uma das actuais traves-mestras de Portugal, segurando bem todo o processo do alinhamento, para além de ser uma dor-de-cabeça contínua no ataque para as equipas opositoras.
Formação: Samuel Marques
Desconhecendo-se da situação do ombro (rumores apontam para uma potencial intervenção cirúrgica a realizar em Fevereiro), se Portugal puder contar com Samuel Marques ficará mais perto de chegar ao próximo Mundial de rugby. Seja pelo jogo ao pé, conhecimento largo de como mexer as peças de jogo, inteligência e resiliência, Samuel Marques é o detentor da camisola nº9 até se retirar.
As chosen by you, let's breakdown why Samuel Marques was so influential last week for @ASBHOfficiel against Montauban
A small thread with some bits and pieces about the Maestro
— Francisco Isaac (@francisaac87) December 19, 2024
Abertura: Hugo Aubry
É uma das posições que reúne mais dúvida, já que Hugo Aubry não efectuou qualquer minuto pela equipa principal do AS Béziers-Hérault, e foi notório essa falta de forma no desaire frente aos Estados Unidos da América em Novembro passado. Contudo, Aubry consegue se erguer nos momentos mais críticos e com Samuel Marques na posição de formação, pode ser que engate e ofereça o jogo ofensivo que os Lobos precisam.
Centro: Tomás Appleton
Continua a ser o melhor centro português a jogar em Portugal, sendo também o capitão e alguém essencial para segurar a equipa emocionalmente. Está num excelente momento de forma.
Centro: Rodrigo Marta
Nos 9 jogos disputados na Pro D2 em 2024/2025, Rodrigo Marta começou em seis como segundo centro, mantendo toda aquela letalidade que impôs pela selecção nacional enquanto ponta. Neste momento é dos jogadores com melhores estatísticas por jogo, e poderá criar um combo fenomenal com Rodrigo Marta nos centros.
Ponta esquerdo: Raffaele Storti
Pouco ou nada tem jogado pelo Stade Français nesta temporada, mas sempre que foi chamado à acção, Storti rendeu e tem dado cartas por Portugal. É um jogador com um vigor único e com um talento extraordinário, merecendo manter a sua posição no XV titular.
Ponta direito: Simão Bento
Simão Bento agarrou o lugar no três-de-trás em 2024, tendo dado cartas contra a África do Sul e Estados Unidos da América, podendo compor com Storti e Moura uma tripla de altíssima qualidade. A velocidade que possui pode fazer a diferença nas jogadas pós fases-estáticas.
Defesa: Joris Moura
Neste momento, é o português a jogar em França em melhor forma e merece ser recuperado e dado uma verdadeira hipótese no XV titular, seja como defesa ou abertura. Caso vá para a posição de 10 (tem jogado pelo Valence Romans como defesa), poderá abrir espaço a Vincent Pinto ou Manuel Cardoso Pinto. Na actual temporada já marcou três ensaios, assistiu para outros seis, converteu dez penalidades e transformou ainda seis ensaios.
Back to his best, Joris Moura can be 🇵🇹 nº10
Great tactical and overall performance against Grenoble#ProD2 pic.twitter.com/iY9iAU3R9t
— Francisco Isaac (@francisaac87) October 13, 2024
Suplentes
Francisco Fernandes / David Costa: já referido no texto o porquê das nossas escolhas.
Diogo Hasse Ferreira / Cody Thomas: já referido no texto o porquê das nossas escolhas.
Duarte Diniz: está em grande forma pelo GD Direito e merecia ser recuperado para os Lobos. Pedro Vicente é uma boa solução, sendo que Lucas da Silva não deverá ser chamado devido a uma lesão grave sofrida em Janeiro.
Duarte Torgal: resiliente na luta corpo-a-corpo e agressivo q.b., Duarte Torgal já deu provas que pode fazer parte do grupo, precisando só de cometer menos penalidades.
Vasco Baptista: boa solução para entrar a partir do banco, o asa do CDUL é um jogador multifacetado e que pode dar outra energia caso seja necessário.
Hugo Camacho: mal tem jogado pelo AS Béziers-Hérault, mas mesmo assim é um formação que pode categoricamente mudar o jogo, caso esteja disponível mentalmente para tal.
Manuel Vareiro: tremenda temporada pelo GD Direito, o abertura pode até lutar por um lugar a titular, já que em Portugal é dos atletas em melhor forma.
Manuel Cardoso Pinto / Vincent Pinto: Caso Hugo Aubry caia da convocatória, até podem entrar os dois, mas sendo totalmente honesto, Vincent Pinto apresenta estar mais confiante e em forma neste preciso momento. Porém, Manuel Cardoso Pinto oferece outra magia e imprevisibilidade à equipa.
@ColomiersRugby Vincent Pinto is back to his best form, and he will be a nice addition if Simon Mannix calls him for the Men's @rugby_europe Championship🐺
1 try
1 try assist
56 metres run
2 line breaks
6 defenders beaten
1 turnover#prod2 pic.twitter.com/Q8O6dG3Def— Francisco Isaac (@francisaac87) January 19, 2025