(Mais) algumas movimentações no mercado de 25/26 do rugby português

Francisco IsaacJulho 6, 20253min0

(Mais) algumas movimentações no mercado de 25/26 do rugby português

Francisco IsaacJulho 6, 20253min0
Francisco Isaac traz-te mais algumas mudanças e movimentações do mercado do rugby português com destaque para Carlos Ferreira

Com o início da pré-época na Pro D2, Nationale e Nationale 2, é altura de nos colocarmos a par de mais algumas transferências de jogadores/treinadores portugueses que estão a actuar pela Europa e Mundo fora!

ABEL DA CUNHA (AEIS AGRONOMIA -» TARBES RUGBY)

Depois de uma temporada longe dos holofotes ao serviço da Agronomia Rugby, Abel da Cunha irá colocar um ponto final na sua aventura pelo rugby português para retornar a França, tendo assinado contrato com o Tarbes, equipa da Nationale (3ª divisão francesa). O Tarbes terminou em 11º lugar na temporada que terminou há dois meses, tendo assegurado a permanência cedo apesar de ter sofrido alguns calafrios no caminho a este objectivo, o que levou a uma série de saídas deste emblema do sul de França. Para Abel da Cunha será uma grande oportunidade para reconquistar um lugar de influência na selecção nacional, sendo de esperar que conquiste, pelo menos, um lugar no banco de suplentes.

CARLOS FERREIRA (AS BÉZIERS-HÉRAULT -» CA PÉRIGUEUX)

O jovem internacional sub-20 português Carlos Ferreira disse ‘adeus’ ao AS Béziers-Hérault ao fim de uma época, tendo passado agora para o serviço do CA Périgueux, equipa sensação desta última temporada da Nationale. Carlos Ferreira impressionou ao serviço da equipa espoirs do ASBH e ganhou algum destaque ao ponto que o Périgueux se movimentou para garantir o concurso do primeira-linha luso que procura desta forma jogar o seu primeiro jogo com sénior nesta próxima época. É uma movimentação extremamente positiva e que poderá colher frutos para um dos futuros da selecção nacional, desde que consiga se adaptar e garantir jogos nesta Nationale.

BOAVENTURA ALMEIDA (SURESNES -» ???)

Depois de quatro épocas a jogar em França, Boaventura Almeida poderá estar de retorno às competições locais portuguesas, uma vez que o Suresnes confirmou a saída do 3ª linha no fim da temporada que findou em Junho. Boaventura Almeida de 24 anos chegou a França em 2021, tendo na altura assinado pelo Section Paloise no qual jogou sempre na equipa de éspoirs até ter saído para o Suresnes no Verão de 2024. Sendo um atleta JIFF ainda há expectativas que continue a carreira em França, mas as algumas lesões e pouca rotatividade podem fazer com que os interessados não apresentem propostas minimamente atractiva para que o ex-GDS Cascais queira permanecer em território gaulês. Em 2024/2025 completou pouco mais que 6 jogos pela equipa principal e acabou por não somar qualquer minuto nos últimos cinco meses.

FRANCISCO FERNANDES (AS BÉZIERS-HÉRUALT -» NISSAN COLOMBIERS)

Depois de uma saída algo questionável, Francisco Fernandes vai continuar a carreira de treinador agora ao serviço do Nissan Colombiers, equipa das divisões regionais de França. Será a primeira experiência do antigo internacional luso como treinador de uma equipa sénior, assumindo o papel de treinador de avançados.

RUI MARIA FREITAS (CDUL -» EEMLAND)

Depois de dois anos em Portugal, com o último a ter sido pelo CDUL, Rui Maria Freitas irá regressar aos Países Baixos para se juntar ao Eemland, clube que o defesa português serviu entre a temporada 2022/2023, tendo sido campeão neerlandês nessa época. É um retorno a uma casa onde foi feliz e em que pode deixar novamente marca depois de ter sido um dos melhores marcadores de pontos da Ereklasse, o que augura uma temporada positiva para o atleta luso formado no CR São Miguel.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS