Lobos e os internacionais de Outono: Escócia e EUA na ementa

Francisco IsaacSetembro 25, 20243min0

Lobos e os internacionais de Outono: Escócia e EUA na ementa

Francisco IsaacSetembro 25, 20243min0
Os Lobos estão a aquecer para a qualificação para o Mundial 2027 com dois adversários já decididos... fica a saber quais!

Os Estados Unidos da América confirmaram viagem a Lisboa (estádio a anunciar) para o dia 9 de Novembro, sendo o segundo jogo oficializado para os internacionais de Outono. Após a recepção aos Eagles, os Lobos seguem para Edimburgo para jogar frente à Escócia no BT Murrayfield, sendo o 3º jogo de maior dificuldade em 2024 após os encontros com África do Sul e Geórgia. Este será o maior teste para Simon Mannix que está a construir o grupo de trabalho que lutará pela qualificação directa para o Campeonato do Mundo 2027 – importa lembrar que o caminho está facilitado, pois Portugal só tem de derrotar Bélgica e Alemanha em Lisboa para garantir a qualificação.

No que toca a frente-a-frente, Portugal jogou frente à Escócia em 2007 no encontro de estreia dos Lobos no Mundial 2007, perdendo por 56-10 (ensaio de Pedro Carvalho), mas em 1998 decorreu um encontro entre a Escócia XV e Portugal a contar para a qualificação do Mundial 1999, que terminou num 85-11. Os escoceses têm vindo a registar resultados extremamente positivos à escala global, estando sempre na luta pelas Seis Nações, o que significa um desafio de altíssimo nível de dificuldade, importante para colocar um desafio acutilantes aos Lobos.

Em relação aos Estados Unidos da América, Portugal somou uma vitória folgada no Verão de 2023 por 46-20, depois de ter forçado um empate a 16 pontos em 2022, os dois únicos resultados positivos frente aos Eagles. Em 1998 saíram derrotados por 05-61 e em 2010 por apenas cinco pontos (17-22) com ambos encontros realizados no Estádio Universitário de Lisboa.

Será curioso perceber quem vai constar na lista de convocados para estes encontros, existindo um problema crítico para os Lobos… a Pro D2 vai estar a decorrer tanto no no fim-de-semana de 8 a 10 de Novembro e 15 a 17, o que pode colocar sérios problemas no que toca a contar com os melhores ou os atletas fisicamente mais bem preparados para o patamar de Test Match. Com Lucas da Silva a realizar um estrondoso início de época, Nicolás Martins sem jogos nas pernas (o Top 14 tem uma paragem nos dois primeiros fins-de-semana de Novembro), Rodrigo Marta e Vincent Pinto em grande forma pelo Colomiers, e Cody Thomas, Francisco Fernandes, Anthony Alves e Diogo H. Ferreira a serem destaque na Pro D2, seria importante contar com a melhor paleta de atletas.

No entanto, ainda poderá ser agendado um 3º Test Match para Novembro. Inicialmente a Samoa viajaria a Lisboa ou Paris para fechar a janela de Outono, mas os problemas constantes financeiros da federação samoana forçaram o cancelamento de todos os amigáveis, abrindo então espaço para outros jogos. Perante este cenário a Federação Portuguesa de Rugby tem realizado sucessivos contactos para encontrar um 3º encontro de modo a preparar os Lobos o melhor possível antes do 2025, com Canadá, Chile ou Zimbabué poderão preencher essa lacuna, estando agora dependente do apoio da World Rugby para a realização deste encontro.

Portugal está neste momento em 15º lugar no ranking da World Rugby, com claras possibilidades de se aproximar do 14º, e uma vitória frente aos Eagles (4º lugar no World Rugby Pacific Nations Cup) poderá ser importante para reforçar esse posto antes do jogo frente à Escócia.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS