Europeu de Beach Rugby: Portugal campeão no masculino

Francisco IsaacSetembro 5, 20252min0

Europeu de Beach Rugby: Portugal campeão no masculino

Francisco IsaacSetembro 5, 20252min0
Com Diogo Ribeiro e Francisco Almeida em alta forma, Portugal conquistou o título de campeão europeu de 2025 no Orange Arena

Portugal sagrou-se campeão do Europeu de Beach Rugby da Rugby Europe, com a formação lusa a conquistar o título frente à Moldávia, numa final emotiva e carregada de bons momentos.

Portugal apresentou-se na Orange Arena de Chișinău (Moldávia) com uma equipa pejada de talento de internacionais sub-20, 7s e do 15 nacional como Frederico Couto, Guilherme Vascocelos, José Pedro Gouveia, Manuel Fati, Pedro Jaleco, Diogo Ribeiro, entre outros. Lembrando que Diogo Ribeiro é considerado um dos melhores atletas no que concerne ao beach rugby europeu, Portugal sabia que mesmo em modo de estreia neste torneio da Rugby Europe, tinha as condições para fazer história. A selecção nacional encontrou na fase-de-grupos a Roménia, Polónia e Ucrânia, conseguindo garantir três vitórias nestes encontros.

Se a Roménia ainda vendeu cara a derrota (08-05), já o mesmo não se passou com a Polónia (08-03) e Ucrânia (11-03), com o conjunto nacional a somar 27 ensaios marcados e somente 9 sofridos, o melhor registo das equipas participantes. Nas meias-finais a Lituânia foi facilmente batida por um parcial de 7-1, com a equipa da casa, a Moldávia, a garantir o outro lugar na final.

Apesar dos moldavos terem lutado e bem durante a primeira parte, a verdade é que Portugal sempre se mostrou mais forte na defesa, garantindo boas recuperações de bola para depois iniciar uma fase de ataque imparável, o que valeu uma vitória por 7 a 4 no derradeiro encontro do Europeu.

No total foram marcados 41 ensaios espalhados por 10 jogadores, com Francisco Almeida a concretizar 7 ensaios, seguido de Diogo Ribeiro, Manuel Fati e João Vieira com 6 cada. Diogo Ribeiro foi sempre o motor do ataque de Portugal, coroando as suas exibições com grandes side-steps e a encantar a bancada do Orange Arena, enquanto Francisco Almeida se mostrou incisivo, algo partilhado com João Vieira, duas armas de arremesso de Portugal. Nota também alta para Frederico Couto e Manuel Fati que entregaram uma energia importante nos momentos de maior aperto.

Com isto Portugal levanta assim o título de campeão europeu pela primeira vez. É importante destacar que a equipa foi construída com base no Juromenha, equipa que tanto nos 7s ou beach rugby tem se apresentado em força e com boa disposição, dando assim um coração a este conjunto que se apresentou na Moldávia.

Esperamos que agora a selecção feminina de beach rugby entra em cena, uma vez que entre o Sport Porto e o SL Benfica – e outros clubes nacionais – há suficiente talento para garantir um grupo que possa lutar também pelo título quando o próximo Europeu acontecer em 2026.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS