Campeonato da Europa sub-20 2023: o que esperar de Portugal?

Francisco IsaacNovembro 8, 20234min0

Campeonato da Europa sub-20 2023: o que esperar de Portugal?

Francisco IsaacNovembro 8, 20234min0
Depois dos sub-18 é altura de analisar o que se pode vir a passar a Portugal no Campeonato da Europa sub-20 2023

Depois do Mundial masculino sénior em que Portugal se mostrou em grande nível, é altura de dar espaço às selecções de formação que vão entrar em campo já no próximo fim-de-semana. Os torneios de sub-18 e sub-20 vão decorrer em simultâneo, oferecendo uma boa oportunidade aos futuros internacionais portugueses séniores de se mostrar e lutar por um lugar ao sol. Mas o que sabemos de ambas as selecções, qual vai ser o calendário e adversários e que expectativas a fazer? Neste artigo olhamos para os sub-20!

REINICIAR TODO UM PROCESSO

Depois de um tricampeonato entre 2017 e 2019, e um vice-campeonato em 2021, a selecção nacional sub-20 terminou em 3º lugar depois de ter perdido para os Países Baixos no CAR Jamor, num encontro em que ficaram patentes erros colectivos e individuais, numa selecção que poderia ter chegado à final, caso o potencial tivesse sido melhor trabalhado.

Em 2022 não foi percetível perceber o estilo de jogo que se queria impor, sendo que o maul e a formação-ordenada tiveram algum “poder”, mas a capacidade de apostar no risco com eficácia ou de surpreender o adversário nunca foi evidente, com constantes erros nessa frente. Em termos defensivos, a indisciplina foi um problema gritante e que poderia até ter empurrado os “Lobos” sub-20 para o 4º lugar.

Ou seja, Gonçalo Foro e João Lino, a nova equipa técnica deste escalão, terá um trabalho complicado de reerguer os sub-20, redefinir ideias, estabelecer bases e aproveitar o talento dos sub-18 de 2021 e 2022, conseguindo jogar com esse potencial sem querer impor uma ideia de colectivo limitada.

Nesse sentido, é difícil prever qual será a ideia de jogo, filosofia e capacidade de resposta destes sub-20 que não realizaram qualquer jogo amigável internacional nas últimas semanas, ao contrário dos Países Baixos ou Bélgica.

QUEM SÃO ESTES SUB-20

De qualquer forma, não faltarão boas opções para os sub-20 como Manuel Vareiro (GD Direito), Sebastião Petronilho (GDS Cascais), Luís Pina (GD Direito), Mateus Ferreira (GD Direito), Francisco Almeida (CDUL) ou Manuel Vallêra (CR Técnico), entre outros.

Manuel Vareiro é talvez dos maiores talentos neste momento no rugby nacional, necessitando só de espaço para respirar e ganhar confiança, sendo que já se estreou pelos Lusitanos, a exemplo de Francisco Almeida. Ambos são atletas com capacidade para liderar uma equipa, apesar da tenra idade. Sebastião Petronilho tem sido dos atletas com maior potencial, mostrando exactamente isso no Campeonato Nacionals, onde a velocidade, inteligência e fisicalidade são aspectos dominantes do polivalente avançado.

Não falta qualidade técnica e individual aos sub-20, com vários nomes a já figurarem nos XVs de equipas do Top10 de Portugal ou com até chamadas aos Lusitanos, faltando só existir uma filosofia que possibilite a criação de sinergias e dinâmicas comuns.

Posto isto, os sub-20 começam o Campeonato de Europa sub-20 no dia 12 de Novembro às 11h30 frente à Polónia, e caso consiga obter uma vitória seguem-se os Países Baixos, equipa que terminou no 2º lugar em 2022, tendo realizado sete jogos de preparação com vista ao torneio deste ano. As expectativas mínimas é que Portugal consiga atingir a final, um resultado que seria importante para um grupo que tem as competências individuais necessárias para lograr essa meta.

O Campeonato da Europa sub-20 pode ser visto na Rugby Europe TV gratuitamente.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS