Bem-vindos à Academia Pedro Leal

Francisco IsaacMarço 16, 20184min0

Bem-vindos à Academia Pedro Leal

Francisco IsaacMarço 16, 20184min0
Fiquem a conhecer e a perceber como funciona um dos training camps mais conhecidos do rugby português: Academia Pedro Leal!

O Rugby em Portugal faz uso do rótulo de “Escola da Vida”, pelos valores, princípios e regras que transmite a todos os que jogam esta modalidade. A Academia Pedro Leal vai mais longe ao ensinar não só esses três pontos, mas também de apurar os detalhes, skills e pormenores do rugby. Fiquem a conhece-la

Portugal, no rugby, teve uma grade dose de grandes internacionais que ascenderam ao patamar de lendas ou estrelas. Infelizmente, uma boa parte dos mesmos pouco deixou ao rugby Nacional em termos de obra feita, muito por causa da inexistência de estruturas, condições e “eco” necessário para garantir esse trabalho.

Felizmente, pelo sacrifício, enorme engenho e uma grande dose de vontade, outros conseguiram montar algo em redor do seu legado, alimentando o Rugby Nacional com outros caprichos.

Um desses casos é a Academia Pedro Leal, administrada pelos irmãos Leal, Miguel (ex-internacional de XV e agora treinador do GD Direito) e Pedro (um dos melhores marcadores de 7’s das World Series, mundialista em 2007 e jogador desde sempre do GD Direito), que têm vindo a organizar nos últimos anos este training camp dedicado ao rugby.

É perceptível que hajam algumas vozes a comentar a “estranheza” que é uma Academia como a de Pedro Leal, que recebe atletas de todos os clubes, mas mantém a sua “sede” junto aos campos do GD Direito. Um dos problemas do rugby Nacional é o facto de duvidarmos das intenções de cada um dos agentes que tentam fazer algo… um problema legítimo, pois já aconteceram situações de “roubos e pilhagens” entre clubes sem que existisse um diálogo ou bom senso na mistura.

No caso da Academia Pedro Leal e, em abono da verdade, o uso do sintético, assim como de outras instalações no Campo do GD Direito em Monstanto, é “permitido” uma vez que apresentam excelentes condições, bem centralizadas e que já estão preparadas para receber o fluxo de jogadores que vão dos 7 até aos 16 anos de idade.

A Academia Pedro Leal recebe atletas de todos os “cantos” seja dos “vizinhos” de Agronomia, do Belenenses, do CDUL, entre outros… até já vêm atletas do Luxemburgo para participarem nestes training camps de forma a apurarem ou aprenderem os Skills necessários para ganhar a frente num jogo de rugby.

Com uma dose de “magia”, engenho, “dureza”, amizade e paciência o sucesso deste skills training camp é o que garante o sucesso de todo o esforço dos irmãos Leal e dos vários treinadores convidados. Tentemos explicar algumas das componentes que resultam nos excelentes resultados finais:

  • Novas e diferentes técnicas/materiais de treino que ajudam aos jovens atletas desenvolver certas capacidades e skills;
  • Manutenção da ligação ao rugby durante as alturas mortas da época desportiva (Páscoa e Verão);
  • Ambiente de partilha entre atletas dos mais variados clubes portugueses e oportunidade para tomar contacto com outras realidades;
  • Oportunidade de conhecer internacionais portugueses e aprender novas técnicas baixo a suas indicações;

Mas há realmente resultados comprovados do trabalho da Academia? Os vários internacionais portugueses de sub-18 ou sub-20 podem falar a favor do que aprenderam na Academia, sendo que uma pequena, mas sempre importante, percentagem do seu desenvolvimento foi trabalhado pelos instrutores na Academia.

Exemplos de Manuel Peleteiro, João Fezas Vital, Max Falcão que agora são internacionais sub-20 e 18, respectivamente, que passaram por esta Academia em diversos momentos da sua vida desportiva.

Contudo, é na captação de novos atletas que existe outra parte do sucesso do trabalhos dos irmãos Leal, já que nos últimos anos conseguiram atrair para este campo de treinos-férias vários inscritos que nunca antes tinham jogador rugby.

Isto são pequenas provas do bom que projectos destes podem fazer ao rugby Nacional, funcionando como motor de atracção para novos “rugbistas”, incentivando os pais a conhecer a modalidade de uma forma mais intensa-directa (durante 1 semana os participantes não vão falar de outra coisa que não de rugby), desenvolver skills e capacidades com e sem a bola (novas dinâmicas a atacar, trabalho no como placar ou de como funciona o jogo ao pé) e garantir um crescimento contínuo aos atletas que aproveitam a “folga” para estar nestes treinos.

Para a Páscoa de 2018 a Academia Pedro Leal funcionará entre 2 e 6 de Abril, com o início dos treinos às 9, sendo que as actividades (entre treinos, exercícios, jogos, torneios, desafios, entre outras coisas) decorrem até às 17h00 de cada dia. A inscrição tem um custo que poderá ser consultado junto da gerência da Academia através do email: academiapedroleal@gmail.com.

Foto: Academia Pedro Leal

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter