As datas mais importantes para os/as Lobos/Lobas em 2025

Francisco IsaacDezembro 29, 20244min0

As datas mais importantes para os/as Lobos/Lobas em 2025

Francisco IsaacDezembro 29, 20244min0
Apuramento para o Mundial masculino, World Series e Women's RE Championship... estas são as datas mais importantes para os Lobos e Lobas

2025 está aqui e nada melhor do que ter em atenção as datas mais importantes para as equipas séniores masculina e feminina de Portugal, com o Mundial de Rugby masculino a ser a maior preocupação dos adeptos portugueses neste novo ano. Agenda estas datas que vão marcar o destino de Lobos e Lobas em 2025.

FEVEREIRO 2025 – A CORRIDA PARA O MUNDIAL MASCULINO

Duas vitórias. Portugal só precisa de derrotar Bélgica e Alemanha e está no próximo Campeonato do Mundo de Rugby masculino marcado para Setembro de 2027 em terras australianas. O Estádio do Restelo volta a abrir as suas portas para jogos dos Lobos, com a equipa da casa a receber a Bélgica já no próximo dia 1 de Fevereiro, seguindo-se novo jogo no dia 9 frente à Alemanha, dois conjuntos que estão sedentos para criar uma surpresa gigantesca. Simon Mannix e a sua equipa técnica têm todas as condições para guiar a equipa das Quinas rumo a um terceiro Mundial de Rugby, sendo o caminho mais fácil de sempre para os Lobos, apesar da advertência que tanto a Bélgica como a Alemanha contraíram e vão contrair pesadas dívidas para garantir um apuramento histórico, chamando todos os jogadores possíveis que joguem no Top 14 e Pro D2.

Isto é um sério aviso para Portugal e achar que já está tudo praticamente feito é um erro tremendo. Lembrar que os Lobos perderam frente ao conjunto belga em 2024 por 06-10, num encontro de má memória e que colocou a nu as fragilidades da estrutura da Federação Portuguesa de Rugby. Uma derrota em qualquer um destes dois primeiros jogos obriga a Portugal a conquistar uma vitória no campo da Roménia. Fevereiro de 2024, marquem na agenda e estejam presentes no Estádio do Restelo para apoiar a selecção portuguesa sénior masculina.

1 e 2 / 7 e 8 DE MARÇO – APURAMENTO DOS 7S

A selecção masculina sénior garantiu nova qualificação para os 7s Challenger Series da World Rugby, com os comandados de Frederico Sousa a terem um caminho complicado pela frente. A competição está dividida em três fases, com a primeira a ser jogada nos primeiros dois fins-de-semana de Março, com 12 selecções masculinas e femininas a lutarem para serem uma das oito melhores, com essas a se apurarem para um terceiro torneio a ser realizado em Abril em Cracóvia.

Na data de lançamento deste artigo os grupos ainda não estavam definidos, mas as doze selecções apuradas para esta competição são: Brasil, Canada, Chile, Geórgia, Alemanha, Japão, Hong Kong China, Madagascar, Portugal e Uganda. Alemanha, Chile e Japão colocaram em prática um sério investimento na competição com o objectivo de chegar à fase-final de apuramento para as World Series (as quatro selecções com pior classificação nesta temporada irão lutar pela sua sobrevivência frente às quatro melhor das Challenger Series), com Portugal a ter reais hipóteses de chegar ao torneio de Cracóvia e, até, ao de Los Angeles em Maio.

De qualquer forma, as datas mais importantes são as primeiras com Março a ser decisivo para o futuro da selecção masculina de 7s.

12 DE ABRIL – LOBAS RUMAM À SUÉCIA

Portugal terminou em 3º lugar no Women’s Rugby Europe Championship 2024, conseguindo uma boa vitória frente à Suécia e a demonstrar bons argumentos frente às rivais espanholas e neerlandesas, com João Moura, o staff e as atletas nacionais a mostrarem um crescimento auspicioso desde que a selecção de XV feminina voltou à actividade. Posto isto, o dia 12 de Abril, as Lobas viajam até Trelleborg para enfrentar o conjunto sueco, sendo o jogo mais importante, até porque se fala em expansão do Women’s Rugby Europe Championship, podendo entrar em jogo despromoção para um segundo nível – os rumores apontam só para alargamento para seis equipas, sem descidas de divisão para o último lugar.

Portugal tem crescido a olhos vistos, com várias atletas a ganharem algum protagonismo internacional e é fundamental que se garanta pelo menos uma vitória em 2025.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS