Alguns dados lusos para a Pro D2 2025/2026
De Raffaele Storti a marcar ensaios a Samuel Marques a converter pontapés, apresento algumas curiosidades e números de alguns atletas portugueses a actuar na Pro D2!
STORTI… CHEGARÁ AOS 50?
31 jogos e 31 ensaios, este é o pecúlio de Raffaele Storti nas duas épocas em que esteve na Pro D2, tendo ajudado o AS Béziers-Hérault a chegar aos quartos-de-final da segunda de divisão de rugby francesa em 2023/2024, temporada essa em que marcou 21 ensaios em 19 jogos, tendo aí conquistado o título de melhor marcador de ensaios numa só época em toda a história da Pro D2. Com a saída do Stade Français, Storti juntou-se ao FC Grenoble de Cody Thomas e José Madeira, oferecendo uma solução letal e veloz à ponta de um clube que foi à final da Pro D2 nas últimas três temporadas, falhando sempre a subida nos jogos decisivos. Sendo que o ponta ex-Técnico Rugby está ainda a recuperar de lesão, não deveremos tê-lo de regresso antes de meados de Setembro, altura em que Storti pode começar a acumular mais toques-de-meta. Benoit Lazzarotto ocupa o posto do maior e melhor marcador de ensaios da história da Pro D2, com 70 ensaios conseguidos em 194 jogos. Para além de Benoit, só outros três jogadores ultrapassaram a fasquia dos 50 ensaios, tendo sido eles Jean-Baptiste Barrère , Mathieu Acebes e Vungakoto Lilo, podendo Storti entrar neste Olimpo dos inesquecíveis desta competição.
Blackjack King Storti
La Fléche du Béziers
The Portuguese Quicksilver
21 tries, a record and a beautiful season#ProD2 #Storti #LaFléche pic.twitter.com/fQWrFlcjpG
— Francisco Isaac (@francisaac87) June 16, 2024
JOSÉ MADEIRA É VICE-CAPITÃO
Para além de Samuel Marques no seu tempo no Carcassonne, e Francisco Fernandes no AS Béziers-Hérault, raros foram os jogadores portugueses que capitanearam equipas na Pro D2 nos últimos dez anos, o que faz desta conquista de José Madeira algo de inesquecível. O polivalente avançado chegou a França no Verão de 2020 e desde então foi acumulando jogos e marcas, terminando uma temporada como o placador com maior eficácia (96%), estando também a 7 jogos de chegar aos 100 como jogador do FC Grenoble. Aos 24 anos, Madeira é um dos maiores nomes do rugby nacional e um jogador que poderá facilmente chegar às cem internacionalizações pelos Lobos, e esta vice-capitania na formação alpina é uma pequena demonstração de como é respeito e reconhecido em França.
SAMUEL MARQUES, O REI DOS PONTOS
Estando já dentro do top-10 de melhores pontuadores de sempre da Pro D2, Samuel Marques poderá mesmo atingir o top-6 caso consiga concretizar 190 pontos até ao dia em que decidir colocar um ponto final na sua carreira. O formação português de 37 anos, que acumula uma experiência de 245 jogos na Pro D2, é reconhecido como um dos melhores na sua posição, sendo considerado uma lenda viva do rugby francês (e português). Em 2024/2025 conseguiu 179 pontos concretizados mesmo tendo falhado 11 jogos durante a temporada, o que demonstra que está ao seu alcance chegar ao top-6 em 2025/2026, e, caso decida fazer mais uma voltinha neste mundo da Pro D2, poderá até sonhar com o Top-5 – o 1º lugar está completamente fora de mão já que Jêróme Bosviel concretizou 2920 pontos em 299 jogos, uma marca espetacular para o abertura gaulês.
DIOGO HASSE FERREIRA A UM PEQUENO PASSO DOS 100 JOGOS
Faltam 20 jogos para que Diogo Hasse Ferreira atinja os 100 jogos pelo US Dax, uma marca espetacular para quem chegou a França pela porta Dijon em 2021, conseguindo ganhar protagonismo e nome ao ponto que é considerado um dos melhores pilares da Pro D2 neste momento. Na temporada transacta, Diogo Hasse Ferreira completou 21 jogos pelo US Dax, 15 como titular. Se realizar o mesmo número de jogos, atingirá os cem jogos, uma façanha para quem chegou a França apenas aos 25 anos.
CODY THOMAS, O REI DAS FO
Pode ser um dado que passe ao lado dos adeptos, mas Cody Thomas terminou a última Pro D2 como o pilar com melhor percentagem de formações-ordenadas próprias conquistadas e que mais erros forçou à FO adversário, uma métrica sensacional quando pensamos nos vários pilares reputados a jogar nesta liga. O internacional português foi titular pelo Grenoble 10 de 25 jogos, ensacando dois ensaios e 10 penalidades forçadas ao seu rival directo, algo que diz da sua imensa qualidade como primeira-linha.
Cody Thomas will be in 🇵🇹 to help the Lobos qualify for the Men's Rugby World Cup and the prop has pulled a massive shift this season
A top game against Biarritz…
And a tan tan tan moment#prod2 pic.twitter.com/SzecLKFMOj
— Francisco Isaac (@francisaac87) January 26, 2025