Algarve 7’s 2023: torneio cresce para novos patamares

Francisco IsaacMaio 9, 20236min0

Algarve 7’s 2023: torneio cresce para novos patamares

Francisco IsaacMaio 9, 20236min0
Entre 9 e 11 de Junho, o Algarve 7's 2023 vai estar no ar e o torneio promete criar impacto no calendário do rugby internacional

Num ano em que vai ter Portugal a jogar no Campeonato do Mundo de Rugby de XV, há muito a acontecer a nível de eventos e torneios internos que merecem também amplo destaque, sendo excelentes exemplos de como a modalidade continua a tentar crescer, apesar das várias dificuldades em sentidas em diferentes espectros. Da Tapada Rugby Festival ao Torneio Kiko Rosa, sem esquecer o Rugby Youth Festival, o território nacional tem tido o seu quê de eventos associados à bola oval, mas nenhum vai ter o peso do Algarve 7’s, torneio desta categoria de 7 montado e organizado pela Sports Ventures, que em 2023 tem um twist de proporções grandes: será também a primeira etapa do Rugby Europe Championship 7’s Series.

Ou seja, Vila Real de Santo António vai ser a morada da primeira de duas etapas do maior torneio de 7’s da Rugby Europe, tendo este um peso significativo em 2023 já que vai garantir a preparação para os Jogos Europeus (os vencedores da medalha de ouro garantem apuramento para os Jogos Olímpicos de 2024), para além de garantirem uma vaga no próximo torneio Challenge das World Series. Isto é a demonstração perfeita do enorme sucesso alcançado nos últimos anos, que mesmo depois da pandemia por via do SARS-CoV2, conseguiu regressar em força e reerguer os alicerces que tão bem lançou em 2018, tendo em 2022 demonstrado a sua força com um torneio cheio de equipas e mais de quase 700 atletas presentes no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

Em 2023, não só o número de participantes vai aumentar, como passou a ganhar a tal etapa do campeonato de 7’s da Rugby Europe, como vai receber ainda uma competição de Netball com oito equipas femininas presentes, tentando atingir outras metas e limites que vão muito para além de uma modalidade só. Com streaming garantido para os três dias de acção, o Algarve 7’s é decididamente o maior torneio de 7’s do Mediterrâneo – não estamos a contar com as etapas de 7’s da World Series -, o que garante desde logo uma atenção estritamente focada em Portugal como o destino prefeito para o turismo desportivo, um “mercado” que começa a ter importância na vida do território nacional.

Esta tentativa que começou em 2018 e teve o seu expoente máximo em 2022, é uma prova que há espaço para dinamizar a modalidade, desde que as fundações sejam bem estruturadas e desenvolvidas, não procurando alinhar num evento de “vaidades”, e sim em algo com princípio, meio e fim.

Com um complexo desportivo equipada e pronto para receber quase mil atletas, Vila Real de Santo António vai começando a ganhar tração como paragem obrigatória para o rugby português, que consegue ter nesta cidade a residência oficial do maior torneio de 7’s da Península Ibérica, necessitando agora desta fórmula ser replicada um pouco por todo o país, e devidamente acarinhada pelos adeptos da oval lusa. A Sports Ventures tem trilhado neste caminho de conseguir edificar um torneio desportivo económica e logisticamente viável, fazendo bom uso dos apoios privados e estatais, com esta harmonia a ser essencial para um sucesso que vem sendo trilhado desde 2018.

Entre 9 e 11 de Junho de 2023, o Complexo de VRSA abre-se aos fãs novamente que poderão ver não só Portugal, Navigators e Lusitanos a participar nas diferentes divisões e competições masculinas e femininas, como Cazaquistão, Saratoga Jockeys, Seventise, Union Bordeaux Bègles, Esprit Sud, Hong Kong, e uma série de outros conjuntos que se preparam para partir em direção do Algarve 7’s. O Sevens in the Sun é uma das novas bases da modalidade, e é necessário apoiá-la seja ao estar presente no estádio, clicar nos conteúdos online, ou a garantir que o torneio continua a crescer a cada nova edição.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS