Algarve 7’s 2022: o recomeço da festa dos 7’s com lendas à mistura

Francisco IsaacJunho 6, 20224min0

Algarve 7’s 2022: o recomeço da festa dos 7’s com lendas à mistura

Francisco IsaacJunho 6, 20224min0
Está prestes a começar um dos maiores eventos de 7's da Europa, com o Algarve 7's a voltar ao calendário internacional e podes ficar a saber tudo aqui

Depois de um interregno de dois anos devido à pandemia mundial que, infelizmente, paralisou a larga maioria dos torneios de 7’s quer sejam os das World Series (aquilo que seria a 2ª divisão foi totalmente cancelada, e só está previsto o seu retorno no fim deste ano civil) ou independentes, o Algarve 7’s vai voltar ao seu esplendor máximo já nos próximos dias de 11 e 12 de Junho em Vila Real de Santo António.

Para os mais esquecidos, o torneio teve o seu ano de estreia em 2018, altura em que foi capaz de trazer algumas selecções e equipas de elevado nível, atingindo o seu expoente máximo na 2ª edição, que se confirmou pela presença da selecção da Itália, França (uma equipa de desenvolvimento, mas mesmo assim, de alta qualidade e com atletas que entretanto estão nas World Series), Portugal, Hong Kong, ou com equipas como os Samurai, Navigators, entre outras, oferecendo um cardápio rugbistico suficientemente apaixonante para quem gosta dos dinamismos e intensidade dos seven-a-side.

Ultrapassados dois anos de enorme dificuldade, a Sports Ventures foi capaz de reerguer os Algarve 7’s, e garantir um menu de qualidade similar às das duas edições anteriores, tendo como cabeça-de-cartaz a presença dos Vodacom Bulls da África do Sul, para além de Hong Kong, Seventise, Cazaquistão, Irão, Durham University (os campeões universitários ingleses), assim como um universo inteiro de outras equipas que vão participar neste grande evento da variante.

Como em 2018 e 2019, o torneio vai estar dividido em quatro competições distintas: Elite (dedicada às equipas masculinas profissionais, ou perto dessa categoria); Open Men (competição de convite, onde estarão equipas portuguesas envolvidas, como o Loulé, Cascais, Agronomia, entre outras); Open Women (Hong Kong, Nouvelle Aquitaine, Cazaquistão ou 7fantastics são as equipas a seguir); e Vets. Cada uma destas divisões terá a presença de entre 10 a 12 clubes/selecções, conseguindo trazer um total de 600 atletas, aproximadamente, envergando um número minimamente impactante para um evento que procura voltar a caminhar depois de uma paragem prolongada.

Entre as quase 50 formações distintas que vão estar prontos a deliciar os adeptos da oval e do desporto nacional no Algarve, um dos destaques máximos tem de ir para os The 100 World Legends, equipa inserida dentro da competição de Vets, carregada de antigos internacionais lendários. Mas porquê dar importância a estes Legends? Porque é muito mais que uma equipa de rugby, pois é um projecto de apoio solidário a qualquer tipo de instituição, focados em oferecer um pouco de si e dos seus atletas lendários ao Mundo, seja ao ir a uma unidade de oncologia pediátrica, ou ir até Laos para ajudar a desenvolver o rugby local, enviando nomes como Junior Paramore, Kevin Maggs, Lee Dickson a diferentes partes do globo e envolverem-se com as comunidades X ou Y.

Fundados por David Higgins em 2014, os The 100 World Legends vão estar no Algarve para participar não só na divisão de Vets, assim como para conviverem com algumas instituições de apoio a órfãos de Portugal, oferecendo algo mais do que uns passes e ensaios, dando uma chama de esperança a quem procura razões para sorrir todos os dias, sendo que Pedro Leal, Gonçalo Foro, Adérito Esteves e outras antigas lendas do rugby português, irão participar como Legends durante os dias 11 e 12 de Junho.

Ultrapassando esta parte mais emocional do Algarve 7’s, o torneio irá se desenrolar entre os dias 11 e 12 de Junho como já dissemos, sendo que no Domingo, e último dia de competição, todos os jogos irão ser transmitidos em directo, possibilitando a visualização do dia que é dedicado às finais e apuramento da classificação final do torneio. Com três campos a receber os diferentes encontros em simultâneo, inseridos num cenário quente e acolhedor (para quem está na bancada e à sombra, principalmente), o Algarve 7’s 2022 prepara-se para deixar mais uma marca no calendário de eventos nacionais desportivos, estando novamente à procura de se afirmar internacionalmente, uma vez que o Oktoberfest 7’s ou Rome 7’s estão neste momento parados/cancelados (o torneio alemão deverá voltar até ao fim deste ano), existindo a possibilidade de termos o torneio promovido pela Sports Ventures como um dos principais a nível mundial, quando falamos de competições independentes desta variante.

A vinda dos The 100 World Legends é um argumento que atesta isso mesmo, uma vez que este projecto só pretende participar em dois a três eventos por ano, tendo escolhido o de Vila Real de Santo António como um deles.

Prontos para o 7’s in the Sun?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter