3 momentos da 3ª jornada do Mundial de Rugby 2023

Francisco IsaacSetembro 24, 20234min0

3 momentos da 3ª jornada do Mundial de Rugby 2023

Francisco IsaacSetembro 24, 20234min0
De defesas salvadoras, a lesões preocupantes, escolhemos os 3 momentos da 3ª jornada do Mundial de Rugby 2023

De placagens salvadoras de ensaio, a mauls que acabaram por dar em nada, estes foram os 3 melhores momentos da 3ª jornada do Mundial de Rugby 2023!

QUANDO OS CENTROS SE ATRAEM!

Quando uma equipa está destinada a algo mais, parece que a força gravitacional gira totalmente a seu favor, mesmo em momentos que parece que estar a ir contra. Veja-se no Portugal vs Geórgia, e em como numa jogada de alto perigo dos “Lelos”, dois “Lobos” foram capazes de impedir um ensaio que parecia completamente já feito, demonstrando perícia, querer e uma resiliência para não virar a cara à luta.

Quando Beka Gorgadze, o poderoso nº8 da Geórgia, entra tipo locomotiva para dentro da área-de-ensaio, foi estupendo como Tomás Appleton o placa e para o momentum, enquanto Pedro Bettencourt percebeu que era necessário de dar uma ajuda e agarrar a oval no topo. Com o desespero dos “Lelo” em busca do ensaio, o árbitro só teve de colocar uma mão por cima da outra, e dizer “no try”, apontando para o pontapé de ressalto em cima da linha-de-ensaio. Um momento que conta toda a história deste jogo entre “Lobos” e “Lelos”.

O TREVO DA IRLANDA PÁRA O BALANÇO DOS BOKS

Quantas selecções foram capazes de parar um maul dos Springboks nos últimos segundos de um jogo que estava dividido por uns meros 5 pontos? Quase nenhuma, e só não é mesmo nenhuma porque a Irlanda mostrou que tem tudo para chegar ao título mundial em 2023.

Num jogo frenético e em que os campeões em título pareciam destinados a ganhar, até pelos 9 pontos falhados ao pé, aquele alinhamento final e a forma como a Irlanda foi capaz de o parar legalmente, é o argumento para provar que os jogadores de Andy Farrell estão prontos para chegar a outro patamar, um patamar que lhes escapa desde que os Mundiais de rugby foram instituídos.

Podemos discutir os pormenores e detalhes, mas a capacidade em manterem a calma, conferirem os números certos na defesa e bloquear a marcha daquela super máquina de avançados foi um momento que pode catapultar qualquer um na direcção do Webb Ellis Cup.

The luck of the Irish, mas com tom positivo!

DUPONT CONGELA MEIO MUNDO

Nem todos os momentos da semana têm de ser bons, e a grave lesão de Antoine Dupont acabou por ser algo trágica, não fosse o facto da França ter perdido o seu co-melhor jogador para os próximos jogos, isto depois de Gregóry Aldritt estar em dúvida para os quartos-de-final.

Aos 45 da 2ª parte do Namíbia vs França, Antoine Dupont foi duramente e ilegalmente placado por Johan Deysel, ficando algo atrapalhado e visivelmente em sofrimento. Num primeiro momento ninguém percebeu o que se tinha passado, mas pouco depois vieram as imagens e a placagem altamente ilegal do namibiano. Amarelo que recebeu um upgrade para vermelho, mas isto pouco serviu a Antoine Dupont que foi forçado a sair do campo e a ir de imediato para o hospital.

No entretanto foi operado, e parece que irá falhar apenas o jogo com a Itália e possivelmente os quartos-de-final do Mundial. Aquele minuto 45′ ficará na cabeça de todos, e veremos se terá impacto na corrida dos Les Bleus até ao título.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS