3 momentos da 2ª jornada do Mundial de Rugby 2023

Francisco IsaacSetembro 17, 20234min0

3 momentos da 2ª jornada do Mundial de Rugby 2023

Francisco IsaacSetembro 17, 20234min0
Francisco Isaac escolhe os seus 3 melhores momentos da 2ª jornada do Mundial de Rugby 2023 com aquele 2º drop de Ford a merecer destaque

Jonathan Sexton atingiu uma meta inacreditável no rugby irlandês e mundial, e foi um dos 3 momentos da 2ª jornada do Mundial de Rugby 2023, para além do facto de Portugal ter voltado aos ensaios na competição.

JOHNNY SEXTON É O MELHOR MARCADOR DE SEMPRE DA IRLANDA

Sexton voltou a somar mais 65 minutos no Campeonato do Mundo, precisando só desse espaço de tempo para somar mais 16 pontos e ultrapassar Ronan O’Gara como o jogador irlandês com maior número de pontos marcados.

O abertura que parece já ter marcado a data para se retirar, mostrou uma agilidade de movimentos de alta qualidade, influenciando a Irlanda na direcção de obter uma vitória folgada frente ao Tonga, marcando não só um ensaio, quatro conversões e uma penalidade, mas também realizou duas assistências.

Ao minuto 38, Sexton deslizou para o ensaio e com a conversão não só ultrapassaria os 1083 de Ronan O’Gara, como atingiu o número redondo de 1090, naquela que foi a sua 115ª internacionalização pela Irlanda.

PORTUGAL VOLTA A MARCAR NUM MUNDIAL

Foram 16 anos sem ver, participar, ou sequer sonhar com um Campeonato do Mundo, e no retorno à prova magna da modalidade, os “Lobos” conseguiram manter o registo de marcar um ensaio, com aquela jogada brilhante a partir do alinhamento a resultar no ensaio de Nicolás Martins.

Durante 80 minutos o público foi audível em demonstrar o que queria, tentando empurrar Portugal na direcção da linha-de-ensaio, que a certa altura parecia querer fugir dos jogadores lusos, que possuíram diversas oportunidades para enterrar a oval dentro dessa zona. O jogo foi progredindo, a expectativa também, e o ensaio parecia cismar que não ia surgir… até que uma penalidade foi conquistada e Samuel Marques apontou ao alinhamento.

Mike Tadjer coloca a oval nas mãos de Rafael Simões e o saltador num momento brilhante, faz um compasso ligeiro de espera, agarrando e confundindo todos os jogadores galeses, abrindo espaço suficiente para que Nicolás Martins ter a oportunidade de ouro.

Momento de ouro para Portugal e um dos grandes momentos da jornada.

FIJI NEGA ENSAIO À AUSTRÁLIA

Sim, parece que só vimos três jogos nesta 2ª jornada do Mundial de Rugby 2023, mas o facto é que estes três momentos marcaram a semana, com aquele turnover aos 60 e poucos minutos a impedir que a Austrália somasse um ensaio que poderia comprometer as aspirações das Fiji em garantir a vitória.

Te Ahiwaru Cirikidaveta esperou o momento certo para se lançar à bola, e, sem tocar com os joelhos no chão ou derrapar, ficou agarrado à oval forçando aos jogadores australianos a cometer uma penalidade que poria fim a um movimento ameaçador.

No total, as Ilhas Fiji realizaram cerca de 12 turnovers no breakdown (Levani Botia e Josua Tuisova com três cada), um recorde neste Mundial de Rugby 2023, realizando apenas somente 4 penalidades durante os 80 minutos de jogo, dois dados minimamente chocantes e que provam a evolução e crescimento do rugby fijiano.

Aquele turnover aos 65′ marcará para sempre a rota das Ilhas Fiji neste Mundial de Rugby 2023.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS