3 destaques dos Lusitanos na 4ª jornada da RE Super Cup 2025

Francisco IsaacDezembro 7, 20253min0

3 destaques dos Lusitanos na 4ª jornada da RE Super Cup 2025

Francisco IsaacDezembro 7, 20253min0
Nova vitória dos Lusitanos na RE Super Cup 2025 que garantiram acesso às meias-finais com uma jornada para o fim da fase regular

Quarta vitória consecutiva e um 2º lugar consolidado após esta jornada da Rugby Europe Super Cup, com os Lusitanos a saírem de Bucareste com um 35-07 que lhes garantiu acesso às meias-finais na competição com uma jornada para o fim desta fase regular.

MVP: TOMÁS MARQUES

Contagiante, é a melhor palavra para a exibição do defesa português já que conseguiu injectar velocidade e vontade de jogar nos seus colegas de equipa, iniciando diversas boas jogadas de ataque dos Lusitanos, como a do 4º ensaio e outras duas que deveriam ter terminado da melhor forma possível. A qualidade do jogo ao pé foi forçando aos Romanian Wolves a procurar outras soluções, com Tomás Marques sempre focado na sua missão de impedir acesso à área de ensaio da franquia portuguesa, denotando-se uma boa comunicação no que toca a dar indicações à linha de defesa e ataque.

Depois de ter ajudado Portugal a garantir o bicampeonato sub-20, Tomás Marques vai mostrando que pode ser uma solução credível nos Lusitanos, seja à ponta, defesa ou abertura, oferecendo soluções ao ataque português como poucos jogadores conseguem.

MELHOR PONTO: ATAQUEM JOVEM MAS COM FEL DE QUALIDADE

Com um 23 carregado de jovens, os Lusitanos garantiram uma vitória respeitável no campo dos Romanian Wolves, conseguindo somar cinco ensaios nesta visita a Bucareste, quatro deles com um envolvimento geral de equipa que deu razões para os adeptos portugueses se entusiasmarem. O primeiro ensaio advém de um pormenor de génio de Tomás Baptista, que fez um chesting perfeito para depois sair a jogar e assistir para o ensaio de Martim. Tirando o ensaio que adveio de um alinhamento a 10 metros da área-de-ensaio, a verdade é que as combinações das linhas-atrasadas encheram o jogo em momentos que a equipa romena queria impor a fisicalidade extrema, conseguindo desta forma contrariar os desígnios dos anfitriões. Com Tomás Marques a liderar bem a partir da posição de defesa, os Lusitanos foram garantindo território e espaço para se exprimirem como una unidade ofensiva.

Apesar da qualidade não ter sido a mesma durante todo o jogo, a verdade é que foi possível observar boa qualidade na transmissão da bola, velocidade no ataque à linha-de-defesa, destreza na leitura ofensiva e criatividade q.b. que garantiu mais 5 pontos aos Lusitanos nesta Super Cup 2025.

PONTO A MELHORAR: A DISCIPLINA…SEMPRE A DISCIPLINA

Um problema já visto na 1ª jornada da Rugby Europe Super Cup, nos internacionais de Novembro e, agora, neste fim-de-semana com os Lusitanos a realizarem 14 penalidades, algo que foi dando espaço de manobra e algum oxigénio à franquia romena. A alguma inexperiência deste 23 pode explicar esse problema, contudo é algo já sistemático e que podia ter causado maiores problemas não fosse o adversário deste fim-de-semana uma equipa frágil e que ainda não conseguiu qualquer vitória nesta temporada.

Com os Iberians agora pela frente, é importante que a equipa consiga resolver esta situação e garantir uma estabilidade disciplinar que impeça o bloco contrário de ter uma plataforma para desmantelar o ataque luso ou para chegar à área de ensaio portuguesa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS