3 datas para o Rugby Português colocar na agenda em 2026

Francisco IsaacDezembro 14, 20252min0

3 datas para o Rugby Português colocar na agenda em 2026

Francisco IsaacDezembro 14, 20252min0
Fica a saber mais sobre o calendário de Portugal com estas três datas importantes para o rugby português de 2026

Com 2025 a terminar, é altura de começar a olhar para 2026, sendo estas as três datas que o rugby português precisa de seguir com atenção.

LUSITANOS JOGAM PELO DIREITO DE CHEGAR AO OURO – 17 DE JANEIRO

A 17 de Janeiro no CAR Jamor, a franquia da Federação Portuguesa de Rugby, os Lusitanos, vai disputar a chance de chegar à final da Rugby Europe Super Cup, disputando o acesso a esse jogo frente aos Brussels Devils. Por via dos comandados de Simon Mannix terem terminado em 2º lugar na fase-regular (quatro vitórias e uma derrota), garantiram a meia-final em casa, tendo uma real e grande oportunidade para chegar ao jogo de todas as decisões, algo que só conseguiram por uma vez em 2021, época de estreia desta competição organizada pela Rugby Europe. O jogo está agendado para o CAR Jamor, mas poderá sofrer alterações, sendo de acreditar que a franquia vai ter ao seu dispor todos os atletas que actuam no campeonato nacional.

O ARRANQUE DO MEN’S REC 2026 – 7 DE FEVEREIRO

O Men’s Rugby Europe Championsip 2026 começa oficialmente no primeiro fim-de-semana de Fevereiro, com Portugal a realizar o seu primeiro encontro em território belga, esperando-se que o jogo seja agendado para Mons, o mesmo estádio em que os Diables Noirs derrotaram os Lobos em 2024.

Portugal terminou em 4º lugar no Men’s REC de 2025 por força de duas derrotas consecutivas, derrapando em casa frente à Espanha e Roménia. Posto isto, os Lobos depois voltam a jogar fora de casa, desta feita frente à Alemanha (14 de Fevereiro), concluindo a fase-de-grupos no dia 22 de Fevereiro em Lisboa, recebendo a Roménia em estádio ainda por determinar.

É importante relembrar que uma má prestação no Men’s Rugby Europe Championship poderá valer um grupo pior quando chegar 2027 e 2028, sendo do máximo interesse dos Lobos garantir um acesso à meia-final – felizmente, para a direção da Federação Portuguesa de Rugby, as finais serão realizadas em Madrid.

AS LOBAS ESTÃO DE VOLTA – 29 DE MARÇO

Por fim, a selecção feminina sénior portuguesa entra em acção no dia 29 de Março, viajando até aos Países Baixos para enfrentar o conjunto local. Depois de dois terceiros lugares no Women’s Rugby Europe Championship, as comandadas de João Moura estão apostadas em garantir o mesmo resultado, numa altura de transição geracional na equipa nacional.

As Lobas depois voltam a territórnio nacional, recebendo a Espanha (11 de Abril) e encerram o Women’s Rugby Europe Championship no dia 18 de Abril, com visita ao campo da Bélgica.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS