As previsões no surf… como as decifrar?

Palex FerreiraJaneiro 7, 20243min0

As previsões no surf… como as decifrar?

Palex FerreiraJaneiro 7, 20243min0
Palex Ferreira olha para as previsões no surf e como tu podes descobrir com facilidade com ajuda destas dicas

Mais um ano se inicia, o 2024 (bom ano a todos)… Como vai ser este ano? Ninguém sabe como é óbvio, em termos de tecnologia o surf ainda se mantém um pouco longe de previsões, as datas são marcadas muito antes, e quando os dias chegarem a natureza fará o seu papel e os intervenientes (os surfistas de todas as modalidades) se adaptarão às condições no momento, mas como avaliar as previsões de ondulações em 2024? Com cada vez mais sites e especialistas em oceanografia, qual o melhor site?, quem melhor vê as previsões? que recursos técnicos serão necessários para tal?

O surf (englobando todas as modalidades de deslize) é assim mesmo, em determinada data que esteja algum evento seja de que índole for, quando for marcado, como estará o mar?

Como funcionam as previsões?

As previsões de ondas são baseadas em uma série de fatores e tecnologias. Aqui estão alguns pontos-chave:

1. **Geração de Ondas**: As ondas são geradas pelo vento. As características das ondas dependem de três fatores: velocidade, duração e pista do vento¹.

2. **Tecnologia e Dados**: A previsão das ondas começou com os primeiros cálculos na década de 1920 feitos por Lewis Richardson, um matemático inglês. Hoje, contamos com agências mundiais com sistemas de supercomputadores e extensas redes de abastecimento de dados, vindos de estações de superfície, satélites, navios, voos comerciais e balões meteorológicos¹.

3. **Swell e Storm**: Quando as ondas são formadas no próprio local, sob a influência do vento, são chamadas de vagas. Quando se formam próximo da costa, é o storm, aquelas ondas grandes, sem formação e mexidas, com muito vento. O swell nada mais é que ondas formadas fora do seu local de origem, bem alinhadas e com grande tamanho¹.

4. **Previsão Costeira e Oceânica**: As ondas da costa em águas rasas interagem com o fundo e são muito mais complexas em termos de previsão do que as do oceano. A interação com a geometria do fundo (batimetria), incluindo vários fatores como a refração, difração e reflexão, molda o formato das ondas¹.

5. **Análise de Previsão**: Ao analisar um gráfico de previsão de ondas, você precisa ficar de olho principalmente nos itens: direção da ondulação, período, vento e tamanho das ondas⁴.

Origem: conversação com o Bing, 05/01/2024

(1) Previsão de ondas para o surf: entenda como é feita. https://surfguru.com.br/conteudo/previsao-de-ondas-para-o-surf-entenda-como-e-feita-2022-07-20-27887.html.
(2) Sobre a previsão das ondas – FR Surf. https://frsurf.com.br/dicasdesurf/sobre-a-previsao-das-ondas/.
(3) Como entender uma previsão de ondas? – website. https://www.fiqueoff.com.br/post/como-entender-uma-previsao-de-ondas.
(4) Sobre a previsão das ondas – FR Surf. https://bing.com/search?q=como+funcionam+as+previs%c3%b5es+de+ondas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS