A evolução da modalidade de Longboard no mundo

Palex FerreiraDezembro 20, 20233min0

A evolução da modalidade de Longboard no mundo

Palex FerreiraDezembro 20, 20233min0
Palex Ferreira vai atrás da verdadeira história do Longboard que revela neste artigo com uma "ajuda" especial!

Desta vez e numa tentativa de validar a real história no surf no mundo, em especial do Longboard, fomos ao CoPilot da Microsoft e pedimos que nos ilustrasse um pouco da evolução.

O longboard (surf) é uma modalidade que surgiu no final dos anos 1950, como uma forma de os surfistas continuarem a praticar o seu desporto mesmo quando as ondas estavam fracas. Os primeiros longboards eram feitos de madeira maciça e eram bastante pesados e rudimentares em comparação com os modelos atuais¹.

Ao longo dos anos, o longboard (surf) foi evoluindo em termos de materiais, de pranchas e de atletas. Alguns dos principais avanços foram:

Materiais: Os longboards modernos usam resinas epóxi e espumas de poliestireno prolapsado (PPS), em vez de poliuretano e poliéster. Estes materiais têm várias vantagens, como emitir menos da metade dos compostos orgânicos voláteis (VOCs) que as resinas de poliéster emitem durante a fabricação³. Além disso, os longboards podem ser feitos de diferentes tipos de madeira, como bambu, bordo, bétula e híbridos ou compostos⁴, que oferecem diferentes características de flexibilidade, durabilidade e leveza.

– Pranchas: As pranchas de longboard foram sofrendo alterações na sua forma, tamanho e design ao longo do tempo. As pranchas mais antigas eram muito longas, sem rocker (curvatura) e sem quilhas (barbatanas), o que dificultava a manobra e a estabilidade. As pranchas mais modernas têm um comprimento variável, entre 2,5 e 3,5 metros, um rocker mais acentuado e uma ou mais quilhas, que permitem um maior controle e velocidade. As pranchas também podem ter diferentes formatos de bico (ponta), rabeta (cauda) e bordas, que influenciam o estilo e a performance do longboarder¹.

– Atletas: Os atletas de longboard também foram se aprimorando e diversificando ao longo dos anos. O longboard (surf) é praticado por homens e mulheres de todas as idades e origens, que desenvolvem diferentes técnicas e habilidades. Alguns dos estilos mais populares são o noseriding (andar na ponta da prancha), o cross-stepping (caminhar na prancha com passos cruzados), o hang ten (colocar os dez dedos dos pés na ponta da prancha) e o longboard dancing (fazer movimentos fluidos e acrobáticos na prancha)². Alguns dos atletas mais famosos e influentes do longboard (surf) são Joel Tudor, Taylor Jensen, Kassia Meador, Kelia Moniz, Phil Edwards, Nat Young, entre outros¹.

O longboard (surf) é uma modalidade que continua a evoluir e a atrair novos praticantes e admiradores. É uma forma de expressão artística, de conexão com a natureza e de diversão. Espero que tenha gostado de saber mais sobre a história e a evolução do longboard (surf).

Origem: conversação com o Bing, 19/12/2023
(1) Surf & Surfboard History: 1778 to 2018 an Indepth time-machine. https://www.surfnation.com.au/blogs/news/surf-surfboard-history-1778-to-2018-an-indepth-time-machine.
(2) Materials Used in Surfboards – AZoM.com. https://www.azom.com/article.aspx?ArticleID=12075.
(3) What Are Longboards Made Of? All About Longboard Construction. https://longboardbrand.com/what-are-longboards-made-of/.
(4) Longboard History : The origin and Evolution. https://longboardfun.com/longboard-history/.

Foto: SWL

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS