Portugal a um passo do Europeu de 2024

Bernardo GalanteMarço 11, 20232min0

Portugal a um passo do Europeu de 2024

Bernardo GalanteMarço 11, 20232min0
Com três vitórias em três jogos, Portugal está próximo do apuramento para o Europeu de andebol e Bernardo Galante revela o que falta jogar

Depois das vitórias nas jornadas iniciais, frente ao Luxemburgo e à Turquia, a Seleção das Quinas visitou a Macedónia do Norte, saindo com os três pontos na bagagem. O Grupo 1 da 2ª Fase de Grupos de Apuramento para o EHF Euro 2024 é comandado por Portugal, após conquistar três vitórias noutros tantos encontros, necessitando apenas de mais um triunfo para garantir o seu lugar na maior competição de seleções, a nível europeu.

A primeira parte foi toda dos portugueses, com Gustavo Capdeville a fechar a baliza, após ter começado no banco de suplentes, aliando-se a um processo defensivo muito coeso e um ataque extremamente assertivo.

Na segunda parte, a turma comandada por Kiril Lazarov ainda conseguiu chegar ao empate, algo que não tinham alcançado no primeiro tempo, no entanto, passado poucos minutos, Paulo Jorge Pereira pediu um time-out e, de seguida, o rumo voltaria a mudar. A seleção portuguesa passou para a frente do encontro e não a largou mais com António Areia, em grande destaque, sendo protagonista de dez golos em dez remates certeiros. O resultado final fixou-se nos 23-29.

Do lado dos macedónios, Filip Kuzmanovski e Martin Serafimov, com cinco golos, respetivamente, foram as armas ofensivas mais perigosas de Kiril Lazarov.

Três encontros, três vitórias: o caminho do apuramento

Após baterem a seleção do Luxemburgo (21-32) e da Turquia (44-27) por margens muito largas, a turma das Quinas encontra-se a uma vitória do Campeonato da Europa, que decorre no próximo ano de 2024.

No próximo domingo, dia 12 de março às 17h30, está marcado para o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, mais uma partida de qualificação frente à Macedónia do Norte e que poderá carimbar o respetivo apuramento para a prova.

De recordar, que Francisco Costa, deverá ser opção, após ter sido reavaliado pelos médicos da Federação de Andebol de Portugal, visto que, recentemente, contraiu uma lesão. No entanto, no último encontro do Sporting CP a contar para a Taça de Portugal já foi opção, acabando por ser o 18º elemento a ser chamado à comitiva nacional.

Ao passo de três jornadas realizadas, Portugal segue na frente com 6 pontos, mais dois que o segundo classificado, a Macedónia do Norte. A Turquia segue na 3ª posição com dois pontos conquistados, deixando o Luxemburgo no último posto sem qualquer ponto. [Nota: as vitórias nesta prova valem 2 pontos, enquanto o empate vale um ponto e a derrota zero.]


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS