O ano das equipas lusas nas competições europeias de andebol feminino

Fair PlayDezembro 30, 20224min0

O ano das equipas lusas nas competições europeias de andebol feminino

Fair PlayDezembro 30, 20224min0
Passamos a limpo o que se passou com os emblemas portugueses nas competições europeias de andebol, com destaque para o Benfica e Madeira SAD

Em altura de rescaldos do ano que termina, é bom falar sobre o percurso das equipas portuguesas femininas até aqui nas competições europeias de andebol. Este foi sem dúvida um ano em que Portugal conseguiu ter algum destaque na EHF Cup, já que na 3ª ronda o nosso país foi o mais representando, com as 4 equipas que iniciaram a prova ainda a manterem-se em competição.

Tal como referimos no último artigo sobre competições europeias, as equipas portuguesas presentes nesta competição eram o estreante ADA SP Sul, as aveirenses do Alavarium Love Tiles, as madeirenses do Madeira SAD e as campeãs nacionais SL Benfica. Na terceira ronda, estas quatro equipas tiveram sortes distintas, sendo que SL Benfica e Madeira Sad conseguiram apurar-se brilhantemente para os oitavos de final da EHF Cup, enquanto Alavarium Love Tiles e ADA SPSul terminaram a sua brilhante participação na prova, ainda antes do novo ano.

O SL Benfica defrontou o ZRK Borac, uma equipa da Bosnia Herzegovina, jogando a primeira mão em casa do adversário, onde conseguiu um excelente resultado (22-34), trazendo para a segunda mão a eliminatória praticamente ultrapassada. Em casa, o SL Benfica não deu qualquer hipótese ao adversário, adversário esse que rapidamente desistiu do jogo, sendo o resultado espelho exatamente disso (50-24). A jovem jogadora Constança Sequeira esteve em destaque, com 7 golos em 8 remates e 6 assistências.

https://www.instagram.com/reel/CmCrm20I8kg/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

A equipa encarnada tem-se mostrado muito consistente dentro e fora de portas, com a máquina bem oleada para voos superiores. O plantel é vasto e completo, e tem dado ao treinador João Florêncio a capacidade de manter o mesmo ritmo ao longo dos 60 minutos, já que a qualidade e a competência de cada jogadora assim o permitem. Na próxima eliminatória o adversário será claramente de um outro patamar, a equipa Turca do Antalya Konyaalti BSK, e o timoneiro das encarnadas espera dificuldades bem maiores que aquelas que teve até aqui, mas crê que o sorteio será benéfico para ultrapassar esta fase, que ditou que o SLBenfica se desloca primeiro à Turquia, vindo fechar em casa, no pavilhão da Luz, as contas da eliminatória.

A equipa insular defrontou a equipa islandesa IBV Vestmannaeyjar, e ao contrário do que aconteceu na eliminatória anterior, desta vez realizou ambos os jogos no seu terreno.

Acredito que isso tenha sido decisivo para que o Madeira SAD tenha conseguido ultrapassar esta eliminatória. Na primeira mão (jogado sábado dia 3 de Dezembro), a equipa sénior do Madeira Andebol SAD, à boleia de uma exibição de gala da sua guarda-redes Isabel Góis, arrancou uma vitória contundente, tendo sido o resultado de 23-30.

Em jogos a duas mãos, mais importante que o resultado final, são os golos de diferença que se levam de um jogo para o outro, e neste caso esta vantagem de 7 golos provou-se ser muito importante. No dia seguinte (3/12) jogou-se então a segunda mão e o resultado ditou a vitória da equipa islandesa, mas por apenas 22-24. O diferencial conseguido no dia anterior foi suficiente para colocar a equipa madeirense também nos oitavos de final, onde irá defrontar as suíças do LK Zug HandbaLL, uma equipa constituída por talento jovem.

Algumas das suas atletas são presença habitual nos trabalhos das seleções nacionais, sendo mais um adversário difícil que as insulares terão de ultrapassar já no início do próximo ano.

Sortes diferentes tiveram a equipa do Alavrium Love Tiles e a equipa do ADA SPSul. Deslocaram-se ambas a casa dos adversários para realizar os dois jogos e não conseguiram trazer nenhuma vitória para casa. A equipa aveirense deslocou-se à Polónia onde defrontou o Eurobud JKS Jaroslaw e perdeu ambos os jogos por números elevados (26-36 na 1ª mão e 44-21 na 2ª mão). Já a equipa de São pedro do Sul teve jogos mais equilibrados, mas não conseguiu ultrapassar as Turcas do Izmir BSK SK, tendo perdido na 1ª Mão por 30-25 e no segundo jogo por 27-29. Parabenizamos ambas as equipas pelo trajeto até aqui nas competições europeias.

Referência ainda à equipa espanhola de andebol do CB Atlético Guardés, onde atuam as portuguesas Patrícia Lima, Sandra Santiago e Ana Carolina Silva, e onde Ana Seabra e João Mesquita fazem parte da equipa técnica, que se mantém em competição, onde nos oitavos de final irá defrontar o H71, das Ilhas Faroé.

Os jogos da próxima eliminatória  desta Europa do andebol realizam-se já no inicio de 2023, sendo a 1ª mão realizada nos dias 7/8 de Janeiro e a 2ª mão nos dias 14/15 do mesmo mês.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS