Equipas portuguesas de andebol feminino dão cartas na Europa

Fair PlayOutubro 19, 20226min0

Equipas portuguesas de andebol feminino dão cartas na Europa

Fair PlayOutubro 19, 20226min0
Ana Carvalho coloca-te ao corrente do progresso das equipas portuguesas de andebol na Europa, com destaque para o SL Benfica e não só

Quatro foram as equipas que participaram nestes dois últimos fins de semana na 2ª eliminatória da EHF European Cup, e os resultados não podiam ter sido mais satisfatórios. O campeão SL Benfica recebeu no seu reduto as austrícas do UHC Stockerau e acabou por fazer os dois jogos desta eliminatória em sua casa, nos dias 08 e 09 de Outubro. Após na época passada ter tido oportunidade de participar nas provas europeias e ter rejeitado, este ano o campeão nacional quis trazer de volta para o seu público as sensações do andebol feminino europeu. A equipa parece estar preparada para ir longe nesta competição e prova disso foram as. Vitórias contundentes nos jogos realizados.

Na 1ª mão o resultado foi 35-19 e cedo o fosso se foi avolumando. Já na segunda mão, num jogo realizado imediatamente no dia seguinte e pelas 11h, a equipa feminina do andebol do Benfica relaxou um pouco, deixando que o equilíbrio tomasse conta na primeira fase do jogo. No entanto, o resultado final voltou a ser expressivo e a diferença no marcador foi exatamente a mesma que no dia anterior (37-21).

A equipa do Alavarium Love Tiles também jogou ambas as partidas nos dias 08 e 09 de Outubro, mas a diferença foi que neste caso jogou ambas as mãos da eliminatória na casa do adversário, a equipa Handball Kaerjeng do Luxemburgo. Embora a equipa do Alavarium Love Tiles tenha estado consecutivamente presente nas competições europeias de andebol nos últimos anos, a inexperiência e a juventude do plantel atual da equipa aveirense levantava questões sobre se iriam ser capazes de vencer este adversário. O teste foi passado com distinção, e prova disso são as duas vitórias claras conquistadas pelo Alavarium Love Tiles (29-20 na primeira mão e 26-23 na segunda mão). Desta forma, a equipa Aveirense juntou-se ao SL Benfica no acesso à 3ª eliminatória.

O Madeira SAD iniciou também a sua participação na EHF European Cup de andebol no dia 09 de Outubro, mas teve de esperar pelo fim de semana seguinte para fechar a eliminatória. Jogando primeiro em casa, as madeirenses tiveram um jogo bastante equilibrado até ao final, conseguindo vencer apenas por 3 bolas a equipa italiana do SSV Brixen Sudtirol (14-14 ao intervalo). Com esta pequena diferença, avizinhava-se uma segunda mão difícil, especialmente porque o Madeira Sad foi a única equipa portuguesa a jogar a eliminatória de forma tradicional, jogando uma mão em casa e a outra fora. Desta forma, a segunda mão realizou-se no dia 15 de Outubro, no reduto da equipa italiana. A equipa madeirense sabia que tinha de ter uma entrada forte para conseguir sair de Itália com a vitória e foi exatamente o que aconteceu. Ao intervalo a diferença já se encontrava em 6 golos (11-17), tendo aumentado na segunda parte e o resultado final sido de 21-31. Mais uma equipa portuguesa que regressava a casa com a qualificação para a 3ª eliminatória da EHF European Cup.

A juntar-se a estas três equipas esteve também o estreante nestas andanças do andebol europeu, o ADA São Pedro do Sul. Jogou as duas mãos da eliminatória em casa contra a equipa da Bósnia Herzegovina, o HRK Grude, nos dias 13 e 15 de Outubro. Apesar de o clube nunca ter participado numa prova europeia, o plantel é constituído por um conjunto de atletas muito experientes e já com várias presenças nas competições internacionais. Como tal, foi bastante notória a diferença de qualidade entre os dois planteis, logo na primeira parte da primeira mão. Ao intervalo a equipa de Viseu vencia já por 11 bolas (13-24). Na segunda parte, o ADA SPSul voltou a imprimir muita velocidade ao jogo, e conseguiu manter a vantagem que havia conquistado na primeira parte. O resultado final foram uns expressivos 28-39. Dois dias depois, também no pavilhão do ADA SPSul, as duas equipas voltaram a defrontrar-se e a história não foi muito diferente.

Um ADA SPSul muito forte e muito potente foi impossível de travar ao HRL Grude. O resultado final foi de 35-31, mas ao intervalo a vantagem era já muito confortável (18-11) e com o resultado da primeira mão, a equipa de Viseu sabia que estava já com um pé e meio na 3ª eliminatória. Assim aconteceu, e o estreante juntou-se às restantes 3 equipas, fazendo com que Portugal seja o país mais representado na 3ª Eliminatória da EHF Cup, a eliminatória imediatamente antes dos oitavos de final.

O sorteio para a próxima eliminatória foi realizado dia 18 de Outubro, e ditou sortes diferentes às equipas portuguesas. O SL Benfica irá defrontar o atual 4º classificado do campeonato Bósnio, a equipa ZRK Borac, que nunca foi capaz de atingir os oitavos de final, e o ano passado foi eliminado na 2ª ronda. O Alavarium Love Tiles vai defrontar as polacas do Eurobud JKS Jaroslaw, que esta a ter um inicio de temporada difícil no campeonato interno e que se estreou este ano nas competições europeias.

Esperemos que este mau momento interno se estenda também para as competições europeias e a equipa aveirense consiga atingir os oitavos de final da competição. Já o Madeira Sad tem em teoria o adversário mais difícil, já que irá defrontar um histórico da competição, as islandesas do IBV Vestmannaeyjar, que na época passada atingiu os quartos de final da prova. O estreante ADA SPSul irá defrontar a formação que o ano passado eliminou o Madeira Sad. Trata-se do Izmir BSB SK, equipa turca que lidera o campeonato e que o ano passado, depois de eliminar a equipa madeirense, não foi capaz de ir além dos oitavos de final.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02bxxPKegUxSZY8jW8f9XdDyV6oRqtVPmcc3FwpA6Ei9tHrUU9to5ZUw2UgTrkC285l&id=100064229791831

No que toca às atletas a jogar no estrangeiro, o CB Atlético Guardés onde atuam Patrícia Lima, Sandra Santiago e Ana Carolina Silva, irá defrontar a equipa dos Países Baixos Juro Unirek VZV. O clube espanhol entrou diretamente para a terceira ronda da EHF European cup, por se valer do estatuto de finalista da competição na época transata.

Os jogos da 3ª eliminatória estão agendados para os dois primeiros fins de semana Dezembro, nos dias 1/2 e 10/11.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS