NFL: A Super Bowl LIV está à porta e terá transmissão em canal aberto

Miguel Veloso MartinsFevereiro 1, 20206min0

NFL: A Super Bowl LIV está à porta e terá transmissão em canal aberto

Miguel Veloso MartinsFevereiro 1, 20206min0
A Super Bowl é já este domingo com transmissão confirmada na TVI, não há razões para perderes o jogo do ano. O FairPlay conta-te tudo o que precisas de saber sobre a grande final da NFL.

A Super Bowl LIV vai ser a definição de uma batalha entre um objeto imóvel e uma força imparável. Um ataque fenomenal contra uma defesa demolidora. Fica a conhecer mais sobre as duas equipas finalistas.

Kansas City Chiefs, Campeões da AFC

No ano passado falávamos da genialidade dos Chiefs e de como estes eram um dos favoritos para lutar pelo Lombardi Trophy contra os Los Angeles Rams. Esta previsão não ocorreu e os Patriots representaram a AFC contra os Rams, mas este ano tudo mudou. Todos estávamos tão distraídos pelo brilho dos Baltimore Ravens e Lamar Jackson, que, de certa forma, nos esquecemos dos Chiefs que continuavam a dominar a sua divisão e conferência.

No ano passado, depois ver o jogo espetacular de Chiefs contra Rams, todos desejávamos ver esta partida outra vez, mas agora debaixo dos holofotes do Mercedes-Benz Stadium. Este ano temos duas equipas apenas se confrontaram na pré-época, onde os 49ers venceram. Jogos de preparação obviamente não serem como ponto de comparação, especialmente para um jogo de tanta importância. No entanto, não é difícil de ver que os San Francisco 49ers se tornaram aquilo que os Rams se deveriam ter tornado em 2019. Ao que tudo indica, este será um jogo para relembrar.

O Ataque

Apesar de toda esta dominância, muito à semelhança da Divisional Round, o AFC Championship não começou bem para os Chiefs. Os Titans começaram bem, controlando o marcador durante grande parte do primeiro quarto. No entanto, o ataque dos Chiefs renasceu a tempo de colocar o jogo a mover-se a seu favor. Podemos esperar uma equipa que vai começar lentamente, mas que consegue dar luta, muito pelo seu playcalling fantástico e as jogadas espetaculares do ataque liderado por Patrick Mahomes.

Os Chiefs têm um dos melhores ataques da liga, muito devido à versatilidade de Mahomes. Nos últimos anos, Patrick Mahomes tornou-se numa estrela, fazendo passes inimagináveis e quebrando recordes. Com a ajuda de um grupo de receivers como Tyreek Hill e Sammy Watkins, assim como o TE Travis Kelce, apenas podemos espera um jogo brilhante de Mahomes e companhia.

A Defesa

Apesar de muitas vezes apenas mencionarmos o ataque dos Chiefs, não podemos esquecer a defesa da equipa. Uma das melhores unidades da liga liderada por Frank Clark e Chris Jones que não deixou os Titans usar a sua melhor arma, o RB Derrick Henry. Os Chiefs provaram que conseguem parar mesmo o melhor RB da liga.

Os Chiefs são também uma das melhores equipas contra o jogo aéreo. O ataque dos 49ers tem tido como prioridade o jogo de corrida, sendo que Jimmy Garoppolo não tem jogado como esperado. Quem sabe o que Kyle Shanahan poderá ter preparado para este domingo? No entanto, temos a certeza que os Chiefs estarão prontos para o desafio.

 

San Francisco 49ers – Campeões da NFC

Quando Kyle Shanahan chegou a San Francisco, os 49ers eram um franchise que estava no fundo. A primeira temporada de Shanahan começou com uma vitória e dez derrotas. O futuro não parecia risonho e os 49ers tinham de fazer algo. No final de outubro, os 49ers fizeram uma troca com os Patriots pelo backup de Brady, Jimmy Garoppolo. Garoppolo jogou o seu primeiro jogo como titular na 13ª semana da temporada, contra os Chicago Bears. A equipa venceu esta partida e o resto dos jogos da temporada, terminando com um record de 6-10.

As expectativas para os San Francisco 49ers mudaram de imediato, com muitos a considerar o franchise como potencialmente uma nova grande dinastia da NFL. As coisas não correram como esperado e com Jimmy G lesionado, os 49ers terminaram a temporada de 2018 com quatro vitórias e doze derrotas. Este ano, no entanto, os 49ers transformaram-se naquilo que era previsto para a equipa. Com um dos melhores plantéis da liga, a equipa de San Francisco terminou a temporada regular com treze vitórias e três derrotas, tornando-se a melhor equipa na NFC.

O Ataque

O seu ataque tem sido um dos melhores da NFL, reforçado pelo segundo melhor jogo de corrida da liga. Tevin Coleman tem sido a face deste ataque, mas no NFC Championship, Raheem Mostert mostrou que não ficava muito atrás do titular.

Após Coleman ter lesionado o ombro, Mostert entrou em campo e destruiu a defesa dos Green Bay Packer com 220 jardas e 4 touchdowns. Ao que tudo indica Coleman poderá voltar este domingo, mas, mesmo sem o titular, os 49ers parecem estar seguros. Grande parte deste sucesso vem de uma linha ofensiva fenomenal e um trabalho de bloqueio incrível de todo o ataque.

A Defesa

Para além de um ótimo jogo de corrida, os 49ers têm a melhor defesa do confronto. A defesa de San Francisco liderada pelo lendário Richard Sherman, Dee Ford e o rookie Nick Bosa. Esta é uma defesa que gera pressão com uma grande variedade de jogadores. Os 49ers têm também o melhor ataque contra o jogo aéreo.

San Francisco vai ter uma noite difícil contra a versatilidade de Patrick Mahomes, mas parecem ser a defesa mais preparada para rivalizar o ataque de Kansas City. Os San Francisco 49ers são o underdog, mas se é verdade que “ataques vencem jogos, defesas vencem campeonatos”, então podemos dar já os parabéns aos 49ers.

 

Transmissão na TVI e Eleven Sports

O inesperado ocorreu quando recebemos o anúncio que a Super Bowl será transmitida em direto na TVI. A transmissão será narrada pelo Duarte Hipólito Carreira e Bruno Panta Ferreira. Ambos são figuras reconhecidas no panorama nacional.

No lado da Eleven Sports, temos o André Amorim, Pedro Fernandes e Nuno Félix. Muitos dos adeptos já devem estar habituados a estas vozes, sendo que os três comentadores têm narrado toda a temporada de 2019-2020 no canal pago.

Seja como for, não existem más escolhas, acreditamos que as duas equipas vão transmitir o entusiasmo do grande jogo e ajudar a captar mais adeptos para a modalidade. Os adeptos terão também a hipótese de ver o jogo com comentários em inglês na Eleven Sports 2.

Não percas o maior espetáculo desportivo do mundo a partir das 23h30 na TVI, Eleven Sports 1 e Eleven Sports 2!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter