NFL Playoffs – Explicação e Previsão do Wild Card Round

Miguel Veloso MartinsJaneiro 2, 20195min0

NFL Playoffs – Explicação e Previsão do Wild Card Round

Miguel Veloso MartinsJaneiro 2, 20195min0
Os Playoffs da NFL chegaram e o FairPlay está aqui para te contar tudo o que precisas de saber sobre o torneio e a sua primeira ronda.

Sim, Playoffs. Estamos a falar de Playoffs! Após 17 intensas semanas de jogos, a temporada chegou ao seu ponto mais alto: os Playoffs.

Não sabes como acompanhar ou queres aprender sobre as regras da competição? Neste artigo, iremos falar um pouco sobre a estrutura dos Playoffs e faremos uma breve previsão da primeira ronda.

QB Nick Foles (Eagles) celebra vitória na Super Bowl. Foto de Matthew Emmons/USA TODAY

Qualificação para os Playoffs

A NFL está divida em 2 Conferências com 16 equipas cada: a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC). Estas conferências tiveram origem na junção da National Football League e do seu antigo rival American Football League. Cada uma está divida em 4 Divisões regionais com 4 equipas: North, South, East e West.

Os campeões de cada Divisão são automaticamente qualificados para os Playoffs, sendo estas 8 de 12 equipas qualificadas a participar. As outras 4 equipas são chamadas Wild Card e são as 2 equipas de cada Conferência com melhor qualificação que não foram campeões das suas Divisões.

A NFL utiliza um sistema de ranking que define quem são os melhores classificados através do número de vitórias da equipa e como esta chegou aos Playoffs. Os 4 primeiros lugares são dados aos campeões das Divisões e são ordenados pelo número de vitórias. Os outros 2 lugares são simplesmente classificados por número de vitórias. Isto significa que uma equipa em terceiro lugar pode ter menos vitórias que uma equipa em sexto lugar.

QB Drew Brees (Saints). Foto de Scott Clause/The Daily Advertiser

A Estrutura

Os Playoffs da NFL são divididos por Conferências, ou seja, equipas da AFC jogam apenas contra outras equipas da AFC até se decidir o representante da Conferência na Super Bowl. Estes ocorrem durante 4 rondas (se incluirmos a Super Bowl):

Wild Card Round, é onde jogam as 4 equipas com pior classificação de cada Conferência. A equipa em terceiro lugar irá jogar contra a equipa em sexto lugar e a equipa em quarto lugar vai jogar contra a equipa em quinto lugar. Os vencedores destes jogos passam para a Divisional Round e jogam contra o primeiro e segundo classificados, que tiveram uma semana de folga. O primeiro lugar irá jogar contra equipa com pior classificação e o segundo lugar contra a melhor. Após estes dois jogos, os vencedores defrontam-se nos Conference Championships decidindo a equipa que irá representar a Conferência na grande final, a Super Bowl.

Wild Card Round de 2018-2019

Os Playoffs vão-se iniciar com o Wild Card Round este sábado (dia 5 de Janeiro) com um confronto de rivais da AFC South, os Houston Texans (#3 AFC) irão receber os Indianapolis Colts (#6 AFC). As equipas defrontaram-se duas vezes na época regular, sendo que, os Texans venceram o primeiro jogo em Setembro e os Colts vencerem em Dezembro. Ambos os jogos terminaram com uma margem de 3 pontos. Duas performances a observar neste jogo, que tem tudo para ser renhido, são o QB dos Colts Andrew Luck e a Defesa dos Texans.

Mais tarde, nesse dia, temos os Seattle Seahawks (#5 NFC) em casa dos Dallas Cowboys (#4 NFC). As equipas jogaram uma vez durante a época regular, tendo resultado numa vitória dos Seahawks em casa, mas o jogo decorreu em Setembro e muito mudou desde aí. Dallas tem a vantagem de jogar em casa e de ter uma defesa e jogo de corrida dominantes, mas não podemos esquecer que QB Russell Wilson e toda a equipa dos Seahawks tem mais experiência na postseason que os Cowboys.

LB C.J. Mosley (Ravens). Foto de Aaron Doster-USA TODAY Sports

Os Los Angeles Chargers (#5 AFC) viajam até à casa dos Baltimore Ravens (#4 AFC) para o primeiro jogo de domingo, provavelmente o jogo mais difícil de prever. Os Chargers e os Ravens jogaram na semana 16, terminando com a vitória dos Ravens. Apesar do resultado final (22-10) não parecer competitivo, uma perda de bola de Antonio Gates (Tight-End dos Chargers) no último 4º foi o fator decisivo para a vitória dos Ravens. O jogo de domingo será decidido pela capacidade de Philip Rivers e do ataque dos Chargers de neutralizar a incrível defesa dos Ravens.

De seguida, temos os Philadelphia Eagles (#6 NFC) em casa dos Chicago Bears (#3 NFC). Os Eagles e os Bears não se encontraram nesta temporada, mas ambos venceram contra os Los Angeles Rams. Na semana 14, os Bears venceram 6-15 contra os Rams, num jogo controlado pelas defesas. Pelo contrário, a vitória dos Eagles contra os Rams (30-23), na semana 15, foi um encontro dominado pelo jogo de corrida, sendo que, todos touchdowns do jogo foram marcados por Running Backs. De relembrar que Nick Foles voltou ao lugar de QB titular dos Eagles após Carson Wentz se ter lesionado.

Quem irá jogar contra os Chiefs (#1 AFC), Saints (#1 NFC), Patriots (#2 AFC) ou Rams (#2 NFC) na Divisional Round?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter