NFL MVP: Top 5 Jogadores Candidatos ao Prémio

Miguel Veloso MartinsDezembro 18, 20187min0

NFL MVP: Top 5 Jogadores Candidatos ao Prémio

Miguel Veloso MartinsDezembro 18, 20187min0
Queres saber quem são os principais candidatos a MVP da época de 2018-2019? Escolhemos os 5 jogadores da NFL que estão a dar que falar!

Faltando apenas 2 semanas de jogos, a temporada regular está já na sua reta final. Entre as várias discussões habituais nesta altura do campeonato, uma das mais controversas, que cria drama e hype todos os anos, é quem vai ser o Most Valuable Player desta temporada.

Por este motivo fizemos a nossa lista com aqueles que, na nossa opinião, são os 5 Jogadores Candidatos ao Prémio de MVP.

1- Patrick Mahomes, QB dos Kansas City Chiefs

Não há dúvidas que Patrick Mahomes é o principal candidato ao prémio. Após ter ficado sentado um ano a aprender, Mahomes está a comprovar que a troca do anterior QB titular Alex Smith para os Washington Redskins e o risco tomado pelos Kansas City Chiefs valeu a pena.

No seu primeiro ano como titular, Mahomes lidera a NFL com 45 touchdowns, tendo uma diferença de 11 touchdowns do QB em 2º lugar (Andrew Luck). Até agora, acumulou 4543 jardas liderando, mais uma vez, com uma distância segura de cerca de 100 jardas (Ben Roethlisberger). De acordo com o Pro Football Reference, Mahomes tem um passer rating (estatística que classifica a eficiência de um Quarterback) de 114.8, atrás apenas de Drew Brees (de quem falaremos a seguir).

Patrick Mahomes tem jogado e liderado a um nível que apagou quaisquer dúvidas sobre o seu valor como um Franchise Quarterback. A única forma que Mahomes não será o MVP é se a sua performance nos últimos 2 jogos da temporada regular não se mantiver imaculada. A competição está cada vez mais feroz e, por isso, o jovem QB não pode tirar o pé do pedal se quer garantir que leva o prémio para casa.

 

2- Drew Brees, QB dos New Orleans Saints

Não é a primeira vez que se discute o potencial de Drew Brees como MVP. O Quarterback dos New Orleans Saints tem sido um dos jogadores mais celebrados da liga. Nesta temporada, o veterano de 39 anos teve o seu nome garantido na Football Hall of Fame ao ultrapassar Brett Favre e Peyton Manning nos recordes de maior número de jardas passadas e maior número de passes completos. Apesar de ter sido campeão e MVP da Super Bowl XLIV, algo que Brees ainda não conseguiu alcançar foi o prémio de MVP da época regular.

A época de 2018 tem sido uma das melhores da sua carreira. Brees lidera em percentagem de passes completos com 74.9% e o seu passer rating de 116.8 torna-o não só no melhor da temporada mas também no sexto melhor de sempre. O jogo de Brees é valorizado pela sua eficiência constante e a sua liderança em campo. Apesar de não ter estatísticas bonitas, especialmente se falarmos de touchdowns e jardas passadas, a sua habilidade de criar oportunidades para os seus colegas torna-o um óbvio candidato ao prémio.

Se Drew Brees quer finalmente ganhar o MVP terá de mostrar que é claramente superior a Mahomes, o que não é tarefa fácil.

3- Aaron Donald, DT dos Los Angeles Rams

Apenas dois jogadores defensivos ganharam o prémio de Most Valuable Player: o Defensive Tackle dos Minnesota Vikings, Alan Page em 1971 e o Linebacker dos New York Giants, Lawrence Taylor em 1986Aaron Donald tem uma enorme montanha para subir, uma vitória do DT dos LA Rams seria um momento histórico para NFL. Se não fosse esta estatística, não há dúvidas que Donald estaria presente em muitas mais discussões sobre o prémio.

Donald lidera a liga com 16.5 sacks, ultrapassando os 11 sacks que arrecadou na época passada. As suas 48 placagens e 4 forced fumbles provam que Donald é um dos atletas mais dominantes e diversificados que alguma vez jogaram na NFL.

Apesar de tudo, estatísticas fenomenais não são o único parâmetro necessário para se qualificar como um candidato a MVP. Como o nome indica, o prémio é dado ao jogador mais valioso e Aaron Donald é definição disto mesmo. A simples presença de Donald torna a defesa dos Los Angeles Rams numa defesa de elite. Donald não só produz para si mesmo, mas também para os seus colegas de equipa. Isto pode ser explicado da seguinte forma: a presença de Donald em campo atrai a atenção das equipas adversárias que, muitas vezes ao tentar proteger os seus Quarterbacks contra ele, utilizam 2 ou mais jogadores para o parar. Esta situação cria uma oportunidade para outros jogadores dos Rams chegarem ao QB e criarem pressão.

Na nossa opinião, tudo isto torna Aaron Donald digno de se tornar o primeiro jogador defensivo a vencer o MVP desde à 33 anos.

4- Philip Rivers, QB dos Los Angeles Chargers

Philip Rivers é provavelmente um dos jogadores mais underrated em qualquer liga desportiva americana. O Quarterback de 37 anos foi várias vezes usado como o bode expiatório pelos fãs, numa tentativa desesperada de explicar as dificuldades da equipa no passado. Nos últimos dois anos, esta perspetiva mudou drasticamente. Após a contratação do treinador Anthony Lynn em 2017, os Los Angeles Chargers tornaram-se rapidamente candidatos a vencer a Super Bowl e as dúvidas em torno de Rivers desvaneceram-se.

Com a temporada regular a chegar ao fim, Philip Rivers está a subir nos rankings e, após a vitória dos Chargers contra os Chiefs, “Rivers como MVP” é um tema recorrente. Apesar de 2 intercepções, Rivers foi estatisticamente superior a Mahomes neste confronto divisional. A vitória contra os Chiefs poderá ter dado uma oportunidade para Rivers tomar liderança da corrida pelo prémio de MVP. O Quarterback pode ultrapassar qualquer um dos jogadores nesta lista nos próximos jogos.

O jogo contra os Chiefs foi um exemplo claro do que Philip Rivers tem feito durante anos: carregar uma equipa atacante (sem grandes estrelas) nas suas costas e isso é sem dúvida algo digno de reconhecimento de MVP.

5- Khalil Mack, OLB dos Chicago Bears

Entre todos os candidatos ao prémio,  Khalil Mack é sem dúvida o jogador com menores probabilidades. Ainda assim, Mack está a ter uma época de sonho e ultrapassou quaisquer expectativas que poderíamos ter dele e da sua equipa, os Chicago Bears.

Após as negociações entre Mack e os Oakland Raiders (a sua equipa anterior) se terem mostrado impossíveis, o Outside Linebacker no seu quinto ano de contrato foi trocado para os Chicago Bears, que rapidamente lhe ofereceram uma extensão de 6 anos no valor de 141 milhões de dólares, o maior contrato de qualquer jogador defensivo.

Agora, já no final da época, podemos ver o impacto que a presença de Khalil Mack faz numa equipa. Mack ajudou a transformar uma equipa que teve apenas 5 vitórias em 2017 numa equipa com esperanças de chegar à Super Bowl. Ao contrário dos Raiders que, após a contratação de Jon Gruden como treinador, têm apenas 3 vitórias nesta temporada.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter