MVP: Giannis e os outros super candidatos

João NegreiraDezembro 20, 20194min0

MVP: Giannis e os outros super candidatos

João NegreiraDezembro 20, 20194min0
Quem foi o melhor jogador da NBA até ao momento? Enquanto que esta pergunta é de fácil resposta, vamos ordenar os restantes membros candidatos a MVP.

Estamos a chegar ao natal e nada melhor que tentar ordenar os melhores jogadores da NBA, no rescaldo do grande jogo da fase regular até ao momento: a vitória dos Milwaukee Bucks, na noite passada, frente aos Los Angeles Lakers (111-104). Pequeno aparte, os outros quatro que não vão ganhar o MVP esta época, facilmente conquistariam o galardão em quase todas as outras temporadas da história.

Sem mais demoras, comecemos pelo grande vencedor, tanto a nível individual, como colectivo. Os Bucks triunfaram, e controlaram a partida praticamente do princípio ao fim, têm o melhor record, agora isolado, da liga, com 25-4, o que significa que estão a ganhar a um ritmo superior ao necessário para terminarem com 70 vitórias. A narrativa está formada, o Este tem um calendário mais suave, Giannis Antetokounmpo vai a voar para repetir o MVP.

Não só poderá ser o líder uma nova 70-win team, como os está a pulverizar os seus números do ano passado. Mais 4 pontos por jogo em menos 1 minuto e meio de utilização, mantendo as restantes médias, tendo até aumentado a frequência e o acerto de triplos para quase 2 por jogo a 34%.

Não só não se sabe qual será a duração do prime do grego, nem se já o alcançou, porque a sua produção aumenta de ano para ano, o que é certo é que caminha para ter o Player Efficiency Rating mais alto da história por uma margem bem considerável!

Quem vem em segundo nesta corrida parece bastante mais discutível. Será Lebron James ou Luka Doncic? Ou até mesmo James Harden… Em relação ao esloveno, esta mini-lesão no tornozelo que o afastará dos courts até janeiro pode ser suficiente para colocá-lo atrás dos outros dois. Os seus números continuam fabulosos e, se abriram o link que pusemos no parágrafo acima, vêem como a sua temporada está a ser transcendente, principalmente para um miúdo de 20 anos.

Lebron ou Harden? Vamos com James… qual deles? O de LA. Penso que há argumentos válidos para ambos, até porque o James de Houston começa a entrar numa categoria em que gozam com ele e diminuem os seus feitos por tudo e por nada. Na verdade, mantendo uma eficiência respeitável, dado ao volume de lançamentos e de posses de bola, está ainda melhor que em 2018-2019. 38,5 pontos por jogo? É louvável, qualquer que seja a narrativa. Os Rockets estão em 4º no Oeste, com o mesmo número de derrotas (9) que Clippers e Mavericks. São uma equipa para a fase regular? O MVP é um prémio para a fase regular!

James Harden e Luka Doncic. (Foto: Bill Baptist/NBAE via Getty Images)

Por falar em narrativas, que tal a de “está a ter a melhor temporada de sempre de um jogador com 37 anos”? O ano passado parecia mesmo que Lebron ia ter uma queda significativa de produção, mas depois, tudo mudou. E acreditem que o facto de ter melhores e mais experientes colegas de equipa, de ter outra super estrela como parceiro e de estar a lutar pelo anel têm um peso enorme nesta revitalização. Até começo a achar que ele vai descansar pouco a partir de fevereiro, se os Lakers se mantiverem perto dos Bucks. Pode ser um homecourt para um jogo 7 histórico!

E o quinto mosqueteiro? Quem é? Será Anthony Davis, que só peca por ser colega de um super Lebron? Certamente que não haverá uma resposta errada, e como AD vai lançado para ser o melhor defesa da época… até porque não interessa quem é o 5º melhor jogador da NBA, contudo, num ponto de vista de rankings, vamos dar a designação ao supremo líder da equipa sensação da NBA, os Miami Heat, o extremo Jimmy Butler.

Ele nunca foi um jogador muito eficiente, e tem certos aspectos do seu jogo que no papel são horríveis, como os 27,7% de acerto nos triplos, porém ele tem-se pautado por liderar sem brilhar. É o melhor jogador da NBA neste aspecto e tenho pena que tenha saído dos 76ers porque tanto em Miami como em Philadelphia esta característica assenta que nem uma luva. E porque já estraguei o texto ao falar na primeira pessoa do singular, dou uma última opinião, que já vem dos seus tempos nos Bulls, e que se eclipsou durante a estadia em Minnesota por falta de provas, Jimmy Butler é o melhor defensor contra Lebron James, e agora pode vir a ser o melhor contra Giannis Antetokounmpo.

Jimmy Butler. (Foto:NBA.com)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter