Free Agency da NBA: a Loucura do Verão

João FerreiraJulho 17, 20184min0

Free Agency da NBA: a Loucura do Verão

João FerreiraJulho 17, 20184min0
Todos os verões, a free agency da NBA vem mexer com o coração dos seus adeptos e com as equipas dos melhores jogadores da Liga. Fica aqui aquilo que foi a free agency até agora, com a certeza de que ainda há negócios a concretizar

Todos os Verões chega uma das alturas mais esperadas em toda a NBA. A free agency é aquele momento em que os franchises ficam com o coração na boca pois habilitam-se a ver os seus melhores jogadores a partirem.

Este ano a free agency era e continua a ser bastante imprevisível na medida em que o número de jogadores e a qualidade destes punha em causa o normal funcionamento da própria liga. E, de facto, existiram negócios que vieram revolucionar os próximos anos da NBA, tanto na Conferência Este, como na Conferência Oeste.

Neste artigo abordaremos os negócios que já puseram a NBA de pernas para o ar e aqueles que prometem ainda causar réplicas na melhor liga do mundo de Basquetebol

1. LeBron James/ LA Lakers

Um namoro antigo mas que existia sempre a incógnita se alguma vez ia dar em casamento. O que é facto é que se notava algum mal-estar de LeBron James face à sua antiga equipa, os Cleveland Cavaliers.

Um dos melhores jogadores de sempre (há quem afirme mesmo que é o melhor de sempre, à frente de Michael Jordan), LeBron James, assumiu a vontade de passar para Los Angeles e assinou um contrato válido para as próximas 4 temporadas por, aproximadamente, 150M$.

Nos Lakers vai encontrar uma equipa muito jovem que, este mesmo ano, já sofreu muitas alterações, mas que promete ser bastante competitiva. Para além disso, a possibilidade de Kawhi Leonard rumar a L.A ainda não está totalmente fechada, e como tal, a perspectiva de criar uma equipa que faça frente aos Houston Rockets, e, posteriormente, aos Golden State Warriors, ainda está bastante viva.

Veremos como corre esta mudança!

Pergunta: Será que LeBron vai ser o melhor Laker de sempre?

 

2. Kevin Durant/ Golden State Warriors

Pode não ser uma mudança de equipa mas este é um dos melhores negócios que Golden State podia ter feito. O back-back Finals MVP tem-se demonstrado o 2º melhor jogador da NBA. É assombroso a forma como este jogador tem jogado e o aumento que o seu salário sofreu nesta free agency é mais do que digno deste tipo de jogador.

A verdade é que Golden State não podia pensar, sequer, em perder este jogador para outra equipa, correndo o risco de ficar privado de um dos melhores jogadores da NBA nos últimos anos.

A parceria com Curry, Thompson e Green tem sido maravilhosa, e assim continuará pelo menos pelos próximos 2 anos por cerca de 63M$.

3.DeMarcus Cousins/ Golden State Warriors

Já não bastava uma equipa com Durant, Curry, Thompson e Green? Não chegava aos Golden State Warriors duas finais ganhas com uma facilidade que nunca tinha sido vista na NBA?

O que é considerado o melhor poste da NBA mudou-se para Oakland e com esta mudança a esperança de uma NBA mais equilibrada foram por água abaixo. Arrisco em dizer que o próximo ano será uma penúria para os adeptos da NBA, em geral, na medida em que a competição será pouca ou quase nenhuma tanto na Conferência Oeste (se Capela sai de Houston, então aí é que acabou tudo!), e nas Finais da NBA (não existe equipa capaz de vencer os GSW no Este).

A verdade é que é a própria NBA a culpada, com Adam Silver à cabeça e com os outros franchises a seguir pois Cousins afirmou que não havia outro franchise interessado na sua contratação, tendo sido a proposta de GSW a única que o jogador recebeu.

Os novos parceiros de equipa (Foto: ESPN)

Outras notas desta free agency

  • Jabari Parker/Chicago Bulls: se o antigo jogador de Milwaukee estiver em boas condições físicas, os Chicago Bulls não vão perder por tantos pontos em tantos jogos;
  • Chris Paul/ Houston Rockets: um excelente jogador para uma excelente equipa- à primeira vista foi um casamento perfeito;
  • Rajon Rondo/LA Lakers: o experiente base vai fazer companhia a LeBron James. Onde fica Lonzo Ball?
  • DeAndre Jordan/ Dallas Mavericks: Atenção a esta equipa dos Mavs- com Doncic, Dennis Smith Jr. e DeAndre Jordan estes Mavs prometem ir aos playoffs;
  • Recusa de contrato dos Houston Rockets por Capela: até agora, a seguir à mudança de LeBron, uma das maiores surpresas desta free agency. Vamos ver qual é o destino do suíço.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter