Dois dos jogadores mais underrated da NBA

João FerreiraAbril 27, 20202min0

Dois dos jogadores mais underrated da NBA

João FerreiraAbril 27, 20202min0
É difícil ver jogadores a não serem reconhecidos pelo seu valor e por tudo aquilo que fizeram dentro do court. Muito se fala de quem são os jogadores mais underrated de sempre. Aqui ficam duas sugestões.

Este artigo marca o meu 4º ano no FairPlay. 4 anos onde assisti a uma verdadeira mutação da NBA, tornando-se cada vez mais competitiva e rara no mundo do desporto. No entanto, tal como em todos os desportos e todas as ligas do mundo, existem jogadores que, apesar de terem atingido um nível muito acima da média face aos outros, nunca tiveram o reconhecimento merecido.

Neste artigo abordaremos dois dos jogadores mais underrated’s da NBA. Seguindo o espírito da recente série sobre os Chicago Bulls (The Last Dance), os dois jogadores que consideramos neste artigo são: Scottie Pippen e Dennis Rodman.

Obviamente que é difícil ver o nosso valor reconhecido quando estamos na mesma equipa do melhor jogador de sempre da NBA. No entanto, é indiscutível que, sem estes dois jogadores, Jordan não conseguia ter ganho os títulos todos que ganhou.

Scottie Pipen

É o jogador underrated por excelência.

Muitas vezes afirma-se que Scottie Pippen ganhou todos os seus títulos ao lado de Michael Jordan. A verdade é que Jordan nunca ganhou um título sem ter Pippen ao seu lado.

O seu valor ia muito além daquilo que era a sua performance ofensiva. Ao longo de toda a sua carreira (17 anos), Scottie registou mais de 16 pontos por jogo, mais de 6 ressaltos por jogo e mais de 5 assistências por jogo.

Mais importante que o nível ofensivo acima da média, Scottie registou 2 roubos de bola por jogo, algo que é verdadeiramente impressionante. 

Scottie é considerado um dos Big’s que melhor defendeu. Está, para muitos, no Top 3 de melhores defensores da NBA.

E para compreender isso basta assistir ao vídeo abaixo, onde Pippen tinha a responsabilidade de marcar um dos melhores jogadores de sempre, na final de 1991- Magic Johnson. Vale a pena ver! 

Dennis Rodman

Um jogador que é reconhecidamente polémico e que apenas é relembrado por esta sua faceta de rebelde.

Mas Dennis Rodman é muito mais do que aquilo que fazia fora do court. Um jogador que ganhou consecutivamente o título de melhor defensor da Liga, numa das eras reconhecidamente mais complicadas a nível de combatividade e de agressividade, dá direito a Dennis Rodman de ser considerado um dos melhores defensores de sempre da NBA.

Afirmamos que Rodman é considerado underrated pela NBA e pelos próprios adeptos pois esperou demasiado tempo para ver o seu nome incluído no Hall of Fame da NBA.

Por outro lado, Rodman é sempre esquecido quando se fala do duo Pippen e Jordan. Este era um jogador com valências diferentes mas, que sem ele, era impossível Jordan e Pippen terem feito tanta diferença.

Rodman acabou por ganhar 5 títulos da NBA. Nada de mais.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter