NBA Factor X 2025/2026: divisão Sudeste pt.1
A 1 mês de começar a época decidi eleger o principal Factor X de cada equipa ou o jogador que pode determinar o sucesso desta próxima fase regular e começo pelas equipas da divisão Sudeste.
ATLANTA HAWKS – Afirmação “total” do Jalen Johnson
As 2 últimas épocas foram muito interessantes e a desenvolver muito bem nos 2 lados do campo (ataque e defesa) o problema foram as lesões que atormentaram essas 2 épocas (total de 78 jogos falhados) e que congelou a tal época completa de afirmação do jogador que está a mostrar que pode ser a tal 2ª arma ofensiva dos Hawks e comandar a equipa quando o Trae Young está mal no jogo ou a descansar no banco. E agora com a vinda do Porzingis que vai criar mais espaçamento no campo ofensivo o Jalen pode aproveitar isso para ser mais eficaz nas suas jogadas de atacar mais nas suas drives/jogadas de isolamento e cortes para o cesto e até estar aberto na linha de triplo. É verdade que a época dos Hawks será muito no que o Trae Young (que tem a questão da renovação) e Porzingis vão render, mas acredito que o Jalen Johnson possa ter a grande temporada de afirmação e ser dos principais impulsionadores da boa época (que antevejo) que os Hawks vão ter.
CHARLOTTE HORNETS – Tornozelos e a mentalidade do Lamelo Ball
Nestas últimas 3 épocas muito graças ás lesões que o jogador tem sofrido nos tornozelos o Lamelo esteve apenas em 105 jogos dos 246 possíveis, ou seja em média nem jogou metade dos jogos pela equipa e isso tem afetado imenso as inspirações dos Hornets em querer ser mais competitivos e regressar á zona do play-in (onde já tiveram com o Lamelo nas suas 2 primeiras épocas). Mas não há apenas essa questão das lesões também existe a questão da mentalidade do jogador em que muita gente duvida que a sua própria maneira de jogar é de um “jogo vencedor”, por causa das tomadas de decisões questionáveis que ele comete nos jogos seja no ataque como também na defesa (a fazer faltas parvas) e o seu próprio estilo de jogo é interpretado como “show-off” em que depois aparece com muitas visualizações pela internet, mas que no final não se traduz em resultados positivos e vitórias. Por exemplo o Lamelo nos tais 105 jogos que jogou os Hornets ganharam apenas 36 que resulta num recorde de 34% de vitórias.
O contexto em Charlotte também não é assim muito favorável onde já houve mudança de liderança na equipa e a vinda do Charles Lee que incentivou a equipa a lançar muito de triplo por agora não têm contribuído muito nessa evolução do “jogo vencedor” do Lamelo em que nesta última época foi a pior da sua carreira em eficácia de triplo (33,9%) e lançamento no geral (40,5%). E se os Hornets se querem voltar a ter bom registo e competir para a zona do play-in muito vai depender destas questões físicas e mentais no Lamelo.
O homem voltou com TUDO! Lamelo Ball jogou DEMAIS durante sua estreia na Temporada 2024-25! 🔥
A fera dos @hornets anotou: 34 PTS / 8 REB / 11 AST pic.twitter.com/iMXRXuntGd
— NBA Brasil (@NBABrasil) October 24, 2024
MIAMI HEAT – Regresso do Bam Bam
Que época de desilusão em Miami onde Tyler Herro (que têm algo a provar nesta próxima época por causa da sua renovação) foi o único jogador que esteve em grande nível e foi coroado pela 1ª vez com a nomeação para o All Star. Mas do seu colega de equipa que costuma ser All Star foi o contrário e estou a falar do Bam Adebayo que a nível defensivo não esteve em enorme nível como nas épocas anteriores onde estava nas All Defensive Teams e nos top5 para o prémio de defesa do ano, mas no ataque foi a maior deceção em que teve muitos jogos que andava desaparecido ou sem grande agressividade.
É verdade que o facto do Spoelstra ter mudado a forma de jogar da equipa ao pôr o rookie Kel’el Ware a jogar ao lado dele e terem que se ajustar para jogar um ao lado do outro e com isso o Spoelstra acaba por meter o Bam Adebayo mais longe do cesto e a lançar mais vezes de triplo (que não faz parte das suas qualidades) pode ter ajudado que esta época não tenha corrido bem ao jogador mas que na próxima época espero que seja bem melhor e com isso faz com que a equipa de Miami tenha melhor registo e aproveitando que a Conferência Este não anda famosa até podem acabar a época no 6º lugar que dá acesso direto aos playoffs coisa que escapa desde 2022.