21 Jun, 2018

Rumo a Barcelona 2018

Mariana SarmentoOutubro 5, 20173min0

Rumo a Barcelona 2018

Mariana SarmentoOutubro 5, 20173min0
É já neste fim-de-semana que Portugal joga o seu destino rumo a uma participação histórica num Campeonato da Europa de Pólo Aquático

A Seleção masculina de Pólo Aquático participa este fim de semana, em Rio Maior, no Grupo A do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa, que se realizará em Barcelona em Julho do próximo ano.


Este torneio irá definir quem será o adversário no Play-Off Final de acesso que se realizará entre Fevereiro e Março, altura em que cada uma as equipas presentes nesta fase irá defrontar as equipas que no último europeu (Belgrado, 2016) se classificaram entre o 9º e o 16º lugar.

PLAY-OFF FINAL DE ACESSO

Este novo modelo de apuramento permite a Portugal sonhar com a primeira participação da Seleção Masculina numa fase final dum Campeonato da Europa. O selecionador Fernando Leite assumiu o comando da equipa há cerca de 18 meses, e desde essa altura, sob o lema “Mais do que capacidade física, uma vontade férrea”, a equipa tem trabalhado para alcançar o objetivo traçado pelos responsáveis federativos. Nos últimos meses, multiplicaram-se os jogos de preparação, tanto em Portugal como no estrangeiro, e os sinais têm sido bastante positivos. A equipa está na sua máxima força, focada e determinada em cumprir o objetivo e fazer história.

Este fim de semana a equipa recebe no Complexo de Piscinas de Rio Maio, as seleções da Lituânia, República Checa e Ucrânia, três equipas que de acordo com os resultados do apuramento para o Campeonato da Europa de 2016 em Belgrado, estão atrás de Portugal no ranking europeu de seleções.

No mês de Maio, Lituânia e República Checa, participaram no Torneio das Nações na Polónia, prova em que se classificaram em 9º e 12º lugar, atrás de Portugal que nessa altura conquistou o 5º lugar. Portugal chegou mesmo a defrontar a seleção lituana, jogo que ganhou por 14-8, com golos de Miguel Mariani (3), Pedro Sousa (3), Tiago Costa (2), Ricardo Teixeira (2), Rui Ramos (1), João Leite (1), Salvador Lopes (1), Rui Moreira (1) e Maxim Secrieru (1).

Relativamente à Ucrânia, país que não disputa qualquer jogo oficial neste escalão desde 27 de Setembro de 2015, é a grande incógnita do grupo. No último apuramento o melhor resultado que conseguiu foi um empate a 9 frente à Bielorrússia, tendo perdido os restantes jogos.

RESULTADOS APURAMENTO EUROPEU 2016

A equipa está unida e confiante de que o 1º lugar do grupo está ao seu alcance. Os adeptos rumarão a partir de amanhã ao Ribatejo para apoiá-la.

Para acompanhar os resultados em directo, clique aqui

CONVOCATÓRIA

Manuel Maria Augusto (Cascais Water Polo Club); Nuno Filipe Alexandre (CDUP); Carlos Pedro Gomes, João Pedro Leite, Miguel Maria Ramalheira, Pedro Ferreira Sousa, Salvador Jorge Lopes e Tiago Almeida Parati (Clube Fluvial Portuense); Miguel Mariani Rodrigues, Mykola Yanochko e Tiago Graça Costa (Clube Naval Povoense); Maxim Secrieru e Rui Batalha Moreira (FREM Dinamarca); Ricardo Mota Teixeira (Serv. Sociais da Câmara Municipal de Paredes).

Treinadores: Fernando Leite, Ana Silva e Diogo Ferraz.

Team Manager: Ricardo Monteiro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter