27 Mai, 2018

[Aqua Moments] O primeiro campeão mundial universitário português

João BastosOutubro 15, 20172min0

[Aqua Moments] O primeiro campeão mundial universitário português

João BastosOutubro 15, 20172min0
Esta semana trazemos à recordação o momento em que Portugal conquistou o seu primeiro ouro mundial universitário, e foi por intermédio de um nadador

O Fair Play continua a sua série de artigos que recordarão momentos históricos da natação. O Aqua Moments olhará para o retrovisor e reviverá marcos incontornáveis da história da modalidade


Pela primeira vez dedicamos um “episódio” do Aqua Moments à natação portuguesa e revisitamos um momento alto da mesma, assinalando os 30 anos que passaram sobre a primeira vitória portuguesa numa Universíada…e que aconteceu pela mão de um nadador!

É isso mesmo, na segunda maior competição multi-desportos do mundo, onde estão incluídas modalidades com bastante tradição no nosso país como o atletismo e o judo, foi por causa da natação que “A Portuguesa” se ouviu pela primeira vez no palco das Universíadas.

Foi em Julho de 1987, na cidade Jugoslava, hoje capital da Croácia, Zagreb que Alexandre Yokochi – que já tinha sido medalhado de prata dois anos antes – venceu os 200 metros bruços, impondo-se com autoridade ao norte-americano Todd Torres e ao soviético Dimitri Porotski. 2:18.24 foi a marca feita por Yokochi, que nem foi record nacional mas que chegou para vencer com três segundos de avanço.

Desde essa medalha de ouro, Portugal precisou de mais 12 anos para subir ao lugar mais alto do pódio em Universíadas e nunca mais subiu ao pódio na natação, daí que o feito de Yokochi merecesse maior destaque, sobretudo entre a comunidade aquática portuguesa já que, marcos como este, são, infelizmente, muito raros na natação nacional, mas são eles que constituem o património iconográfico da modalidade no nosso país e que motiva a que ano após ano milhares de crianças decidam seguir a natação competitiva como forma de carreira desportiva.

Seriam, certamente, bem mais se em Portugal houvesse referências na natação como há no futebol, no atletismo, no judo ou no triatlo, mas não as havendo há que preservar a memória histórica dos maiores feitos dos nadadores portugueses.

Afinal, Alexandre Yokochi está para as Universíadas, como Carlos Lopes para os Jogos Olímpicos!

Foto: DN


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter