Mundial 2025 a chegar: quem irá vestir a pele de Herói do Mar?

Bernardo GalanteJaneiro 13, 20252min0

Mundial 2025 a chegar: quem irá vestir a pele de Herói do Mar?

Bernardo GalanteJaneiro 13, 20252min0
Portugal está prestes a se estrear no Mundial 2025 de andebol masculino e Bernardo Magalhães faz o breakdown da equipa

O Mundial de 2025 significa a 29.ª edição da competição organizada pela IHF e, pela primeira vez, será realizado em três países: Croácia, Dinamarca e Noruega. Irá decorrer de 14 de janeiro a 2 de fevereiro.

Os Heróis do Mar: quem nos irá representar?

A Seleção Portuguesa de Andebol, sob o comando do selecionador Paulo Jorge Pereira, divulgou a lista de convocados para o Campeonato do Mundo de 2025, que decorrerá na Noruega entre 12 de janeiro e 2 de fevereiro. Portugal integra o Grupo E, juntamente com as seleções dos Estados Unidos, Brasil e Noruega.

Entre os 19 atletas convocados, destacam-se seis jogadores do FC Porto: Ricardo Brandão, Diogo Rêma, Victor Iturriza, Rui Silva, Fábio Magalhães e Leonel Fernandes. Uma novidade na convocatória é a estreia de João Gomes, que se junta à seleção para a sua primeira participação em mundiais, por troca com Joaquim Nazaré que ficará de fora.

  • Guarda-redes: Diogo Rêma (FC Porto) e Gustavo Capdeville (Benfica);
  • Ponta esquerda: Diogo Branquinho (Sporting) e Leonel Fernandes (FC Porto);
  • Ponta direita: António Areia (Tremblay HB) e Pedro Portela (Sporting);
  • Centrais: Rui Silva (FC Porto) e Miguel Martins (Aalborg);
  • Laterais: Alexandre Cavalcanti (MT Melsungen), Martim Costa (Sporting), Salvador Salvador (Sporting), Kiko Costa (Sporting), João Gomes (Sporting) e Fábio Magalhães (FC Porto);
  • Pivôs: Ricardo Brandão (FC Porto), Luís Frade (Barcelona) e Victor Iturriza (FC Porto).

O melhor resultado de sempre da seleção portuguesa foi a 10ª posição em 2021. Numa altura, onde os clubes e jogadores portugueses dão cartas na Europa – exemplo disso é a prestação do Sporting Clube de Portugal na EHF Champions League (3ª posição do Grupo A com 13 pontos em 10 jogos e apenas 1 ponto do Paris Saint-Germain) e de talentos geracionais como Kiko Costa ou Martim Costa – espera-se que Portugal, sob o comando de Paulo Jorge Pereira seja uma das surpresas desta competição, melhorando o resultado obtido há quatro anos.

A seleção portuguesa inicia a sua participação no Mundial a 15 de janeiro, enfrentando os Estados Unidos às 17h00. Segue-se o confronto com o Brasil a 17 de janeiro, também às 17h00, e, por fim, defronta a Noruega a 19 de janeiro, às 19h30.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS