Torneio Pré-Olímpico: Heróis do Mar falham Paris

Bernardo GalanteMarço 19, 20243min0

Torneio Pré-Olímpico: Heróis do Mar falham Paris

Bernardo GalanteMarço 19, 20243min0
A espinhosa missão de ultrapassar a Noruega e a Hungria, não foi conseguida e a Portugal falha a presença nos Jogos Olímpicos

Duas derrotas e uma vitória foi o balanço final do Torneio Pré-Olímpico, que se realizou na Tatabányai Multifunkciós Csarnok, território húngaro, sendo que a seleção anfitriã é agora treinada por um conhecido do andebol português: Chema Rodríguez, ex-treinador do Sport Lisboa e Benfica. Portugal falha assim a presença em Paris.

O fim do sonho português

O sonho olímpico português chegou ao fim, após a derrota frente à Hungria na última jornada do Grupo C do Torneio Pré-Olímpico.

Os Heróis do Mar precisavam de uma vitória para garantir uma vaga em Paris, mas acabaram derrotados por 30-27. Embora os húngaros tenham começado mais fortes, Portugal conseguiu recuperar ao longo da primeira parte, mantendo a paciência e igualando o resultado a 16-16 ao intervalo.

Um bom começa na segunda metade viu Portugal liderar por quatro golos, mas a Hungria, impulsionada pelo apoio do seu público, aumentou o seu nível defensivo e acabou por dificultar o jogo para Portugal. Os húngaros conseguiram recuperar a desvantagem e, rapidamente, assumiram a liderança, onde acabaram por vencer a partida.

Com esta derrota, Portugal terminou em terceiro lugar no Grupo C, com dois pontos, enquanto a Hungria garantiu o segundo lugar, atrás da Noruega, que conquistou a liderança do mesmo.

Paris ganha estrutura: eis as seleções que irão disputar a competição

O Torneio Pré-Olímpico chegou ao fim, sendo que determinou as 12 seleções que garantiram sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris. Portugal lutou até ao último segundo, no entanto, a vitória da Hungria por uma diferença de três golos (30-27) determinou o afastamento dos lusos daquela que seria a segunda participação consecutiva nos Jogos Olímpicos.

Seis seleções emergiram desta fase da competição: Espanha e Eslovênia (1º e 2º do Grupo A), Croácia e Alemanha (1º e 2º do Grupo B), e Noruega e Hungria (1º e 2º do Grupo C). O restante já estava previamente definido: França (país anfitrião), Dinamarca (campeã do mundo em 2023), Japão (vencedor da qualificação asiática), Argentina (vencedor dos Jogos Pan-Americanos), Suécia (3º no EHF Euro 2024) e o Egito (campeão do CAN).

A 16 de abril, está programado o sorteio da fase de grupos dos Jogos Olímpicos, com os potes divididos da seguinte forma: Dinamarca e Espanha (Pote 1), Croácia e Noruega (Pote 2), Hungria e Alemanha (Pote 3), Eslovênia e França (Pote 4), Suécia e Egito (Pote 5), e Argentina e Japão (Pote 6).

No próximo mês de maio, a Seleção Portuguesa entra já em ação no Play-Off de Qualificação para o Mundial de 2025, onde irá defrontar por duas vezes a Bósnia-Herzegovina, com o claro objetivo de estar presente na fase final da competição.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS