Motores 2024: O resumo das primeiras semanas do ano

Luís MouraJaneiro 17, 20243min0

Motores 2024: O resumo das primeiras semanas do ano

Luís MouraJaneiro 17, 20243min0
Novidades do mundo do automobilismo com Luís Moura a contar-te tudo sobre o que tem acontecido! O Mundo dos Motores 2024 no Fair Play

O que há para falar das primeiras semanas de janeiro no mundo do desporto motorizado? Por um lado, Günther Steiner foi afastado da Haas e substituído por Ayao Komatsu. Por outro lado, já há lista de inscritos para o Rallye Monte-Carlo.

Günther Steiner de saída da Haas

A semana começou com estupefação para os fãs da Fórmula 1, após o anúncio da Haas de que Günther Steiner deixaria a equipa com efeitos imediatos. O engenheiro italiano desempenhava o papel de chefe de equipa desde 2015, isto é, com o inicio do processo de entrada da Haas na competição. O italiano trabalhou, antes da Haas, com a Jaguar Racing e a Red Bull Racing.

Para o substituir a Haas apontou o nome de Ayao Komatsu. O nipónico já ocupava um cargo de importância na equipa, uma vez que era o engenheiro responsável pelo desempenho do carro em pista e pela coordenação da equipa de engenheiros. Com a mudança, Gene Haas- proprietário da equipa à qual dá nome- espera aumentar a competitividade da equipa e, por isso, assegurar o seu crescimento.

Resta perceber se a mudança é, ou não, positiva para a equipa americana. O sucessor não tem provas dadas na gestão de uma equipa. Se é verdade que já possuía um cargo com responsabilidade elevada, não é uma falácia, constatar que a exigência em relação a um chefe de equipa é superior. Fica a expectativa para com o trabalho doravante realizado por Ayao Komatsu.

Já há inscritos para o Rallye Monte-Carlo

O primeiro rallye da temporada, que decorre de 25 a 28 de janeiro em Monte-Carlo, já conta com inscritos. Esta temporada, o Automóvel Clube do Mónaco (responsável pela organização da prova) limitou a inscrição a 70 concorrentes, face as limitações do parque de assistência.

Ainda assim, a lista de inscritos publicada a 8 janeiro, possibilita, ainda que sinteticamente, uma análise às escolhas de cada marca. No Rally1 (categoria principal), a campeã em título, a Toyota Gazoo Racing inscreveu os seus pilotos a tempo inteiro, ou seja, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, aos que se junta Sébastien Ogier.

O i20N Rally vai ser pilotado por Ott Tänak, Thierry Neuville e, no terceiro carro, por Andreas Mikkelsen que vai marcar o seu regresso à categoria máxima do WRC. Já pela M-Sport Ford, o Puma Rally 1, irá ser navegado Adrien Fourmaux e Grégoire Munster.

Por fim, o WRC2 (como o próprio nome indica a segunda categoria do WRC) vai contar com a presença de algumas das grandes figuras do campeonato: Olivier Solberg, Marco Bulacia, Sami Pajari, Nicolas Ciamin, Yohan Rossel, Nikolay Gryazin, entre outros.

Inevitavelmente, a Toyota é a principal candidata à vitória final, com o piloto Sébastian Ogier. O piloto francês é especialista nos traçados monegascos e, por isso, aliado a um super carro (pelo menos a julgar pelo desempenho de 2023) é o alvo a abater para concorrência no primeiro Rallye da época.

No WRC2 a história poderá ser diferente. Dada a multiplicidade de pilotos, bem como a competitividade dos seus automóveis a competição espera-se mais renhida. Vencerá a consistência, mais do que a velocidade, não se trata-se de uma das provas mais competitivas da temporada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS