MotoGP 2024: ‘Martinator’, o dono e senhor de Le Mans
Le Mans recebeu o MotoGP para o quinto Grande Prémio da temporada de 2024. Martín destacou-se e é cada vez mais líder.
Qualificação
Miguel Oliveira voltou a ter de passar pela Q1, mas, desta vez, surpreendeu tudo e todos qualificando-se para a Q2 no segundo lugar da sessão, com um tempo de 1:30.478, a cerca de 25 centésimos do 1º, Bastianini. A grande surpresa foi para Márquez, que não foi além do terceiro lugar. Na Q2, a pole position caiu nas mãos de Jorge Martín com um tempo de 1:29.919, quase dois décimos mais rápido que Pecco Bagnaia e precisamente dois décimos mais rápido que Maverick Viñales, que fechou a primeira fila da grelha. Em estreia na Q2 esta temporada, Miguel Oliveira não conseguiu ir além do 12º lugar.
Sprint
Jorge Martín arrancou como se de um míssil se tratasse e segurou a ponta da prova antes mesmo da chegada à chicane das curvas 2 e 3. Pelo contrário, Pecco Bagnaia, com um terrível arranque, foi completamente engolido pelo pelotão, caindo para 15º. Outro grande destaque foi para o arranque de Marc Márquez, que conseguiu ascender de 13º para quinto. Miguel Oliveira fez um bom arranque e chegou a ganhar uma posição, mas perdeu a mesma na primeira volta.
🚦Lights out in the #TissotSprint 🚦
A perfect start from @88jorgemartin as @PeccoBagnaia completely botches it and drops down the field 😱#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/KlUJGbcvnk
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 11, 2024
O desastre de Bagnaia confirmara-se logo na segunda volta. O italiano falhou a travagem na curva 7 e acabou por favor uma incursão à gravilha da mesma curva. Segurou a moto e seguiu corrida, mas nessa mesma volta entrou nas boxes e desistiu.
It just keeps getting worse for @PeccoBagnaia 😔
After dropping out of the points he runs off and enters the pits to retire ❌#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/AyQIiPBGYF
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 11, 2024
Numa sprint algo monótona, Marco Bezzechi sofreu uma queda na volta 10, numa altura em que tentava se aproximar de Jorge Martín. Márquez, por isso, ascendia à vice-liderança e Maverick Viñales ao último lugar do pódio.
BEZ HAS CRASHED OUT! 💥💥💥
High drama with 4 laps to go! 😱#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/hEgrMaooYf
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 11, 2024
Quando foi mostrada a bandeira axadrezada pelas mãos do campeão olímpico Renauld Lavillenie, Jorge Martín esteve lá para recebê-la e confirmou mais uma vitória em sprint, a terceira da temporada, Marc Márquez cruzou a meta em segundo e Maverick Viñales fechou o pódio. Miguel Oliveira não foi além do 11º lugar.
Another #TissotSprint masterclass from @88jorgemartin! 🥇
The Spaniard dominates Saturday as @PeccoBagnaia retires 😮@marcmarquez93 and Maverick complete the podium 🥈🥉 #FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/qdviabIF0z
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 11, 2024
Corrida
Ao contrário da corrida sprint, Bagnaia conseguiu um arranque muito bom e foi em luta pela liderança com Martin até à chicane das curvas 2 e 3, onde o italiano levou a melhor sobre o espanhol para ascender em definitivo à liderança da corrida. Marc Márquez voltou a fazer um arranque impressionante, mas desta vez ficou-se pela oitava posição.
A terceira volta trouxe a primeira queda da prova. Pedro Acosta, o rookie sensacional, sentiu as “dores de crescimento” e, numa tentativa de ultrapassar Fabio DiGiannantonio e, assim, ascender à quarta posição, perdeu a frente e só parou no chão. Foi o fim de corrida precoce de um piloto que aspirava o pódio. Na volta seguinte foi Marco Bezzechi a sofrer um low-side. O piloto da VR46 já tinha tido um mau arranque e confirmou o desastre na corrida.
First big mistake of the #MotoGP rookie! ❌@37_pedroacosta crashed out at Turn 9 when he was battling against @FabioDiggia49 and @AleixEspargaro for P3! 💥#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/zTcfk5PKzQ
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 12, 2024
O desalento para os portugueses e, em particular, para Miguel Oliveira veio na volta 17, numa altura em que seguia no oitavo posto, um problema no tubo de escape da moto português obrigou-o a desistir da prova.
An unfortunate end to the race for Miguel as he faced a technical issue with the exhaust.
A lot of positives from this weekend and we will continue with this momentum in Barcelona 🇪🇸#FrenchGP pic.twitter.com/ListWNVxj0
— Trackhouse MotoGP (@TrackhouseMoto) May 12, 2024
Por esta altura, Bagnaia e Martín seguiam numa luta desde o início da prova, ainda que nem pouco, mais ou menos acerrada, que lhes permitiu ganhar um avanço sobre o restante pelotão. Na volta 20, Martín começou os ataques à liderança com maior intensidade o que permitiu a aproximação de Marc Márquez e, consequentemente, se juntou à luta pela glória. Na volta 21, Martín consumou a ultrapassagem e voltava à liderança que tinha perdido logo no início.
🚨 @88jorgemartin LEADS
But @marcmarquez93 has entered the chat and will try and have his say in the fight for victory 👀👀👀#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/TZoOe7yyjc
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 12, 2024
Mas não descolou e Pecco continuou a acreditar que podia chegar à vitória… até aparecer Marc Márquez. Foi na última volta que o piloto da Gresini, com uma travagem “no parque de estacionamento” tirou a vice-liderança ao bicampeão do mundo, confirmando, assim, a excelente corrida para quem partiu do 13º lugar.
THAT LAST-LAP OVERTAKE FROM @marcmarquez93 THOUGH 🔥🔥🔥#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/ikQ021SlMK
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 12, 2024
Martín conquistou a vitória, a segunda da temporada. Marquez ficou em segundo lugar e Bagnaia fechou o pódio.
🏆 @88jorgemartin wins an absolute nail-biter in Le Mans ahead of @marcmarquez93 and @PeccoBagnaia!
Can this season get any better than this? 🤯#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/cEgFaCAus9
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 12, 2024
O próximo Grande Prémio realiza-se no fim-de-semana de 24 a 26 de maio, no Circuito de Barcelona-Catalunha, para o GP da Catalunha.
Campeonato do Mundo de Pilotos:
📈 @88jorgemartin doubles up and extends his lead to 38 points @marcmarquez93 slots into 3rd🌶️#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/EUvBOQDGic
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 12, 2024