8ª etapa de MotoGP – GP da Holanda
Moto3
Jorge Martin, Aron Canet e Marco Bezzechi dominaram as sessões de treinos livres, com o último a fazer o melhor tempo das três sessões.
Na qualificação, Jorge Martin foi o mais rápido, batendo a melhor marca dos treinos livres e conquistando a pole position. Enea Batianini e Nicolo Bulega iriam fechar a primeira linha da grelha de partida.
No domingo a corrida pela vitória foi intensa, com vários pilotos a passarem pela liderança da mesma, mas no final o mais forte foi Jorge Martin, que acabou por aproveitar também o infortúnio de Marco Bezzechi. Em segundo ficou Aron Canet, a pouco mais de 6 décimas e em terceiro terminou Enea Batianini a cerca de 7 décimas.
Jorge Martin aproveitou que Marco Bezzechi não terminou a corrida e passou para a liderança do campeonato, com uma vantagem de 3 pontos em relação ao italiano.
Em terceiro está agora Fabio Di Giannantonio a 14 ponto de distância.
Moto2
Na classe intermédia, assistimos a um domínio de Francesco Bagnaia nas sessões de treinos livres, o italiano que estava pressionado por Miguel Oliveira, que se encontrava a apenas 1 ponto na classificação geral à partida para esta etapa.
Esse domínio acabou por se transpor para a qualificação, com a conquista da pole position.
Nos outros dois lugares da primeira linha da grelha de partida iríamos ter Marcel Schrotter e Luca Marini.
A corrida iria ser apenas o confirmar do fim-de-semana de excelência de Francesco Bagnaia, dominando do princípio ao fim e gerindo a corrida como quis.
Em segundo teminou Fabio Quartararo e em terceiro Alex Marquez.
Na classificação geral Francesco Bagnaia aumentou a vantagem para Miguel Oliveira, que é agora de 16 pontos.
Em terceiro está Alex Marquez a 34 pontos de Bagnaia.
MotoGP
Na categoria principal, o melhor tempo das sessões de treinos livres foi realizado por Marc Marquez, com Maverick Vinales a ficar a apenas um milésimo de segundo.
O espanhol melhorou depois o tempo em mais de 5 décimas na sessão de qualificação, o que lhe valeu a pole position. Cal Crutchlow e Valentino Rossi foram segundo e terceiro, respetivamente, ficando a menos de uma décima do espanhol.
Na corrida a luta pela liderança intensificou-se, com Andrea Dovisiozo, Jorge Lorenzo, Valentino Rossi, Maverick Vinales e Marc Marquez a passarem pela frente da corrida. Nas últimas cinco voltas Marquez tomou a dianteira, aumentado-a e gerindo depois nas últimas voltas a distância para os rivais.
Mais uma vitória para o espanhol esta época, que segue na liderança do campeonato com 41 pontos de vantagem de Rossi e 47 de Vinales.