6ª etapa de MotoGP – GP de d’Italia
Moto3
Em Moto3, Jorge Martin dominou desde o primeiro dia o circuito. Fez os melhores tempos das três sessões de treinos livres e conquistou também a pole position, no segundo dia.
A fechar a primeira linha da grelha de partida ficaram dois japoneses, Tatsuki Suzuki, da equipa SIC 58 Squadra Corse e Ayumu Sasaki, da equipa Petronas Sprinta Racing.
A corrida foi bastante disputada, com Marco Bezzechi e Fabio di Giannantonnio a passarem pela liderança, mas no final o mais consistente foi Jorge Martin, que assegurou a vitória por cerca de 2 centésimas de segundo.
Em segundo ficou Bezzechi e em terceiro Giannantonnio.
Marco Bezzechi manteve o primeiro lugar da geral, com Jorge Martin a aproximar-se e a apenas 3 pontos de diferença.
Moto2
Na classe intermédia, o mais rápido dos treinos livres foi Mattia Pasini, que obteve a marca na terceira sessão.
Na qualificação, Mattia Pasini mostrou mais uma vez ser o mais rápido e conquistou a pole position. Marcel Schrotter ficou a 3 centésimas e Alez Marquez a pouco mais de 7 centésimas.
Já a corrida foi de loucos, com constantes ataques e contra-ataques, na disputa pela liderança da corrida, entre Miguel Oliveira, Mattia Pasini, Lorenzo Baldassari e Francesco Bagnaia.
Miguel Oliveira arriscou tudo na última volta e conseguiu levar a liderança até à meta, isto depois de ter arrancado da 11ª posição da grelha de partida e de ter chegado à frente da corrida em apenas duas voltas.
Em segundo ficou Lorenzo Baldassari e em terceiro Joan Mir, que aproveitou o desgaste dos adversários para chegar ao pódio.
Na classificação geral, Bagnaia mantem o primeiro lugar, com Miguel Oliveira a reduzir para apenas 13 pontos de distância e Baldassari 27.
MotoGP
Nas duas primeiras sessões de treinos livres, o italiano Andrea Iannone destacou-se com dois bons tempos, mas na terceira sessão, Marc Marquez realizou o melhor tempo da pista.
Na qualificação, foi Valentino Rossi a trazer a experiência para a pista e a conquistar a pole position. Jorge Lorenzo e Maverick Viñales foram os que estiveram mais próximos.
Na corrida, Jorge Lorenzo parece finalmente ter conseguido afinar a mota à sua maneira e dominou de princípio ao fim, vencendo com uma boa vantagem.
Em segundo ficou Andrea Dovizioso e Valentino Rossi fechou o pódio.
Marc Marquez manteve o primeiro lugar da geral, apesar de não ter conseguido amealhar pontos, com Valentino Rossi a subir ao segundo lugar, a 23 pontos do espanhol.