5ª etapa de MotoGP – GP de França
Moto3
Na classe mais baixa já estamos habituados a que hajam surpresas, tanto nos testes, como nas qualificações e corridas, sendo que nesta etapa não foi diferente.
Nos treinos livres o piloto mais rápido foi Marcos Ramirez. Na qualificação foi Jorge Martin a realizar o melhor tempo e a conquistar a pole position, seguido de Jakub Kornfeil e Enea Bastianini.
A corrida foi marcada por algumas quedas, a destacar as de Marco Bezzechi e Jorge Martin devido a uma colisão entre os dois na última volta e pela atribuição do primeiro lugar a Albert Arenas, que se estreou a vencer, depois de uma penalização de 3 segundo a Fabio di Giannantonio, por ter cortado uma curva.
Em segundo ficou Andrea Migno e em terceiro Marcos Ramirez.
Marco Bezzechi mantém-se na liderança da classificação geral, com mais 4 pontos que Fabio di Giannantonio e 7 que Aron Canet.
Moto2
Na classe intermédia Marcel Schrotter começou a todo o gás e fez o melhor tempo dos treinos livres.
Na qualificação foi o líder da categoria, Francesco Bagnaia, a conquistar a pole, com Xavi Vierge e Lorenzo Baldassari a fecharem a primeira linha da grelha de partida.
Na corrida Alex Marquez ainda deu luta a Francesco Bagnaia, mas o italiano foi mais consistente e acabou por vencer. Alex Marquez terminou em segundo a 2,7 segundos e Joan Mir estreou-se nos pódios de Moto2 com o terceiro lugar.
Francesco Bagnaia consolidou assim a liderança do campeonato, agora com uma vantagem de 25 pontos de Miguel Oliveira, que apesar de ter terminado em sexto, tirou partido da queda de Lorenzo Baldassari. Em terceiro está Alex Marquez a 31 pontos de Bagnaia.
MotoGP
Os treinos livres da classe mais alta tiveram vários protagonistas, com Maverick Viñales a realizar o melhor tempo na terceira sessão de treinos e Marc Marquez a mostrar que estava bastante confiante no circuito.
Na qualificação foi Johann Zarco a fazer o melhor tempo, com Marc Marquez a fazer o segundo e Danilo Petrucci a fechar a primeira linha da grelha.
O início da corrida foi bastante disputado, com Jorge Lorenzo a assumir a liderança, mas o espanhol acabou por não aguentar o próprio ritmo e terminou a corrida em sexto lugar.
Mais consistente foi Marc Marquez que tomou a liderança na décima volta e venceu a corrida.
Em segundo terminou Danilo Petrucci e em terceiro ficou Valentino Rossi.
Na classificação geral Marc Marquez deu mais um passo na defesa do título mundial e lidera agora com mais 36 pontos de Maverick Viñales e 37 de Johann Zarco.