4ª etapa de MotoGP – GP Red Bull de Espanha

João DuarteMaio 8, 20183min0

4ª etapa de MotoGP – GP Red Bull de Espanha

João DuarteMaio 8, 20183min0
Realizou-se, de 4 a 6 de Maio, o grande prémio de Espanha, em Jerez de la Frontera, no circuito Angel Nieto. Nas corridas de domingo houve pilotos a vencer pela primeira vez um grande prémio, lutas até à meta e quedas que revolucionaram a classificação geral, num total de 25 pilotos, no conjunto das três categorias, que não terminaram as respetivas corridas.

Moto3

Na classe mais baixa, os treinos livres não tiveram um domínio claro, com os melhores tempos a serem apontados por diferentes pilotos.

Na qualificação, foi Jorge Martin, que tinha andado no top 5 dos treinos livres, a conseguir a pole position.

Philipp Oettl e Fabio di Giannantonio fecharam a primeira linha da grelha de partida.

No domingo a corrida teve uma intensidade tremenda, com vários pilotos a passar pela liderança.

Houve vários incidentes que resultaram em quedas durante toda a corrida, mas o mais significante foi o despiste de Aron Canet, que derrubou Jorge Martin, Tony Arbolino e Enea Bastianini, a 4 voltas do final da corrida.

Quem aproveitou foi Philipp Oettl, que venceu a corrida, numa luta até ao fim com Marco Bezzecchi, o segundo lugar. Em terceiro terminou Alonso Lopez, conquistando o primeiro pódio da carreira.

Philipp Oettl (Foto: Portal Spotszone)

Moto2

Em moto2 também não houve domínio claro nos treinos livres, com o melhor tempo das três sessões a pertencer a Lorenzo Baldassari.

Na qualificação, ia ser o italiano a realizar novamente o melhor tempo, conquistando a pole position. Alex Marquez e Francesco Bagnaia fizeram o segundo e o terceiro melhores tempos, respetivamente.

Baldassari fez uma corrida limpa e sem dar grandes chances aos adversários, conquistando a sua segunda vitória em grandes prémios, a quase 3 segundos do segundo lugar.

Em segundo ficou Miguel Oliveira, que saiu da 14ª posição da grelha de partida e foi conquistando lugares volta após volta, preservando o segundo até ao fim, sem querer arriscar demasiado na procura da vitória.

Em terceiro ficou Francesco Bagnaia, que mantém assim a liderança da classificação geral, com mais 9 pontos de Baldassari e 10 de Oliveira.

Baldassari (Foto: O Jogo)

MotoGP

Na classe mais alta, os melhores tempos dos treinos livres foram também repartidos, com destaque para Cal Crutchlow que realizou o melhor tempo das sessões livres e que conquistou também a pole position.

Dani Pedrosa e Johann Zarco foram os pilotos que mais se aproximaram, fechando a primeira linha da grelha.

A corrida foi dominada por Marc Marquez, que se distanciou logo nas primeiras voltas, terminando quase sem erros e com a vitória garantida.

Vitória essa que teve maior expressão devido à colisão de Jorge Lorenzo com Dani Pedrosa e que também envolveu Andrea Dovizioso, retirando os principais rivais da conquista de pontos.

Quem lucrou com isso foi Johann Zarco, que terminou em segundo, e Andrea Iannone, terceiro classificado.

Marquez é assim o novo líder da classificação geral, seguido de Johann Zarco, com menos 12 pontos e Maverick Viñales com menos 20.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS