4ª etapa de MotoGP – GP Red Bull de Espanha
Moto3
Na classe mais baixa, os treinos livres não tiveram um domínio claro, com os melhores tempos a serem apontados por diferentes pilotos.
Na qualificação, foi Jorge Martin, que tinha andado no top 5 dos treinos livres, a conseguir a pole position.
Philipp Oettl e Fabio di Giannantonio fecharam a primeira linha da grelha de partida.
No domingo a corrida teve uma intensidade tremenda, com vários pilotos a passar pela liderança.
Houve vários incidentes que resultaram em quedas durante toda a corrida, mas o mais significante foi o despiste de Aron Canet, que derrubou Jorge Martin, Tony Arbolino e Enea Bastianini, a 4 voltas do final da corrida.
Quem aproveitou foi Philipp Oettl, que venceu a corrida, numa luta até ao fim com Marco Bezzecchi, o segundo lugar. Em terceiro terminou Alonso Lopez, conquistando o primeiro pódio da carreira.
Moto2
Em moto2 também não houve domínio claro nos treinos livres, com o melhor tempo das três sessões a pertencer a Lorenzo Baldassari.
Na qualificação, ia ser o italiano a realizar novamente o melhor tempo, conquistando a pole position. Alex Marquez e Francesco Bagnaia fizeram o segundo e o terceiro melhores tempos, respetivamente.
Baldassari fez uma corrida limpa e sem dar grandes chances aos adversários, conquistando a sua segunda vitória em grandes prémios, a quase 3 segundos do segundo lugar.
Em segundo ficou Miguel Oliveira, que saiu da 14ª posição da grelha de partida e foi conquistando lugares volta após volta, preservando o segundo até ao fim, sem querer arriscar demasiado na procura da vitória.
Em terceiro ficou Francesco Bagnaia, que mantém assim a liderança da classificação geral, com mais 9 pontos de Baldassari e 10 de Oliveira.
MotoGP
Na classe mais alta, os melhores tempos dos treinos livres foram também repartidos, com destaque para Cal Crutchlow que realizou o melhor tempo das sessões livres e que conquistou também a pole position.
Dani Pedrosa e Johann Zarco foram os pilotos que mais se aproximaram, fechando a primeira linha da grelha.
A corrida foi dominada por Marc Marquez, que se distanciou logo nas primeiras voltas, terminando quase sem erros e com a vitória garantida.
Vitória essa que teve maior expressão devido à colisão de Jorge Lorenzo com Dani Pedrosa e que também envolveu Andrea Dovizioso, retirando os principais rivais da conquista de pontos.
Quem lucrou com isso foi Johann Zarco, que terminou em segundo, e Andrea Iannone, terceiro classificado.
Marquez é assim o novo líder da classificação geral, seguido de Johann Zarco, com menos 12 pontos e Maverick Viñales com menos 20.