10ª etapa de MotoGP – GP da República Checa
Moto3
Das sessões de treinos livres o piloto mais rápido foi o argentino Gabriel Rodrigo, seguido de perto por Jakub Kornfeil, que a correr em casa iria acabar por vencer depois a sessão de qualificação, conquistando a pole position.
O piloto Checo começou melhor a corrida, liderando-a durante 4 voltas e travando uma grande luta com vários pilotos, entre os quais Fabio di Giannantonio e Aron Canet.
No final Giannantonio foi mais forte e conseguiu segurar a 1ª posição, com Canet a ficar em 2º e Kornfeil em 3º.
Nas contas do campeonato, Marco Bezzechi passou a liderar a classificação, aproveitando a lesão de Jorge Martin que apenas realizou a primeira sessão de treinos livres e abandonou com um braço partido.
Giannantonio é agora 3º.
Moto2
Na classe intermédia, Francesco Bagnaia voltou a ser o mais rápido dos treinos livres, deixando Luca Marini, segundo melhor tempo, a quase 1 décima.
Já na sessão de qualificação foi Marini quem puxou dos galões para conquistar a pole position, a sua primeira de sempre.
Na corrida a história foi semelhante à de Moto3, com vários pilotos a passar pela liderança e com a corrida a ser bastante disputada.
No final o piloto mais forte foi Miguel Oliveira, que se tinha qualificado em 4º para a corrida e assim aproveitou a proximidade à frente da mesma para conquistar a segunda vitória da época, uma vitória suada e que lhe valeu a experiência e audácia na última volta.
Em 2º ficou Luca Marini e em 3º Francesco Bagnaia.
Miguel Oliveira que estava a 7 pontos de Bagnaia, é agora o novo líder da categoria com 2 pontos de vantagem sobre o italiano.
Em 3º está Alex Marquez, já com 53 pontos de desvantagem.
MotoGP
Na classe mais alta, Valentino Rossi foi o melhor dos treinos livres, onde os pilotos italianos estiveram em destaque.
Na qualificação foi Andrea Dovizioso o mais rápido, conquistando a pole e dando sinais de um possível regresso às vitórias.
Em 2º qualificou-se Rossi e em 3º, a fechar a primeira linha da grelha de partida, qualificou-se o líder do campeonato, Marc Marquez.
Na corrida houve uma luta frenética pelo 1º lugar e vitória na mesma. Os protagonistas desta disputa foram Dovizioso, Marquez, Rossi e Lorenzo, pilotos que acabariam nas 4 primeiras posições.
Dovizioso conseguiu resistir aos ataques e venceu a corrida, deixando o colega de equipa, Jorge Lorenzo a pouco menos de 2 décimas e Marquez a cerca de 4 décimas.
Rossi seria 4º já com quase 3 segundos de diferença.
Marquez continua assim na liderança do campeonato, agora a 49 pontos de Rossi e 68 de Dovizioso, que com a vitória passou Maverick Viñales.