MotoGP 2023: Marco Bezzechi vence o GP 1000 em França

Diogo SoaresMaio 15, 20234min0

MotoGP 2023: Marco Bezzechi vence o GP 1000 em França

Diogo SoaresMaio 15, 20234min0
Em solo gaulês Marco Bezzechi vence o GP 1000 e segue no topo da classificação do MotoGP 2023 como nos conta Diogo Soares

Grandes emoções foram vividas em Le Mans, França, com o MotoGP a visitar o circuito para a quinta ronda da categoria rainha do motociclismo. Miguel Oliveira, ainda a recuperar da lesão sofrida em Jerez, não participou neste Grande Prémio, tendo sido substituído por Lorenzo Savadori.

Qualificação

No Q1, Luca Marini fez o topo da sessão marcando um tempo de 1:31.268 e conseguiu apurar-se para o Q2. Logo atrás, em segundo lugar, foi Augusto Fernández que ocupou a posição, com um tempo apenas 75 milésimas superior ao de Marini. Fabio Quartararo não conseguiu entrar nos dois lugares de apuramento por apenas 23 milésimas, tendo ficado “estacionado” em terceiro lugar. Já no Q2, Francesco Bagnaia foi o homem mais rápido da sessão e garantiu a sua segunda “pole position” da temporada com o tempo de 1:30.705.

Marc Marquez, que voltou à competição após recuperar da lesão que o afastara desde o GP de Portugal, conquistou o segundo lugar na grelha ficando a apenas 58 milésimos de Bagnaia. A fechar a primeira linha da grelha ficou Luca Marini a 137 milésimas da “pole”.

Sprint

‘Pecco’ Bagnaia com um arranque foguete manteve a liderança. Jack Miller e Jorge Martin, também com fantásticos arranques, “engoliram” Marquez e Marini e subiram aos lugares do pódio na chicane das curvas 2 e 3. Logo na segunda volta, Jack Miller sofreu um “low-side” na “Curva do Museu” e foi forçado a abandonar.

Na curva 4, Martin surpreendeu Bagnaia e com uma travagem tardia na curva 3, consumou a ultrapassagem ascendendo, assim, à liderança da “Sprint”. Na volta seguinte, Binder, que estava em quarto lugar, aproveitou a luta por posição entre Marquez e Bagnaia para realizar uma ultrapassagem dupla na saída da chicane e ascender à vice-liderança.

Na volta 6, Marquez conseguiu ultrapassar o adversário da Ducati. Na mesma situação, Luca Marini também roubou a posição a Bagnaia. Em apenas 2 voltas, o Campeão do Mundo perdia 3 posições. Na volta 10, o italiano voltava ao pódio após ultrapassar Marini e Marquez. Na mesma volta, o ídolo da casa Fabio Quartararo sofreu uma queda, provocando o desalento dos adeptos gauleses. A corrida arrefeceu e assim terminou. Vitória para Jorge Martin na sprint, acompanhado por Brad Binder e Francesco Bagnaia no pódio.

Corrida

Na partida, Marc Marquez “saltou” para a liderança, Jack Miller com um bom arranque subiu ao segundo lugar, já o “pole-sitter” Bagnaia arrancou mal e foi “engolido” por vários adversários, caindo para quinto lugar. Na segunda volta, Miller ultrapassou Marquez para assumir a liderança da corrida, enquanto Bagnaia já os perseguia em terceiro lugar.

Na volta 5, Maverick Viñales e Bagnaia foram atores numa cena lamentável para o desporto motorizado. Os pilotos tocaram-se na curva do “S” e ambos caíram. Na sequência, Maverick foi pedir explicações a Francesco e os ânimos exaltaram-se tendo mesmo chegado a “vias de facto”.

De seguida, um embate entre Alex Marquez e Marini também provocou o abandono de ambos, mas, neste caso, ambos os pilotos mantiveram um comportamento civilizado.

Marco Bezzechi assumiu o segundo posto na volta 9 ao ultrapassar Johann Zarco na chicane 2/3, no entanto, o italiano foi obrigado a devolver a posição devido a uma manobra ambiciosa anterior com Marc Marquez. Porém, na volta seguinte, Zarco alargou a trajetória na curva 6 e Bezzechi aproveitou a “porta aberta” para voltar à vice-liderança. Na curva seguinte, Marquez voltou aos lugares de pódio ao ultrapassar o piloto da Pramac.

Numa corrida absolutamente emocionante, Bezzechi ultrapassou Miller na volta 11 e passou a liderar a corrida. Na mesma volta, o australiano foi ainda ultrapassado por Marquez, caindo, assim, para terceiro. Na volta 13, foi a vez de Martin ultrapassar o piloto da KTM, numa altura em que era claro que o piloto da equipa austríaca estava a “andar para trás”.

Joan Mir caiu na volta 14 após cometer mais um erro sozinho. Começam a ser inexplicáveis as sucessivas quedas do Campeão do Mundo em 2020.A corrida de Jack Miller terminou à 25ª volta, onde o piloto viu confirmado o desastre total no seu fim de semana.

O “golpe de teatro” da corrida ficava consumado na penúltima volta com a queda de Marc Marquez quando tentava defender-se de Jorge Martin. O espanhol perdia, portanto, um pódio na sua corrida de regresso. E terminava a corrida. Marco Bezzechi vencia, conquistando a segunda vitória da época, seguido de Martin e Zarco, respetivamente.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

O próximo Grande Prémio realiza-se entre 9 e 11 de junho, em Mugello, Itália.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS