MotoGP 2023: Bagnaia I, o Rei de Itália e do MotoGP

Diogo SoaresJunho 12, 20237min0

MotoGP 2023: Bagnaia I, o Rei de Itália e do MotoGP

Diogo SoaresJunho 12, 20237min0
Francesco Bagnaia foi imperial em Itália e somou mais um 1º lugar no MotoGP 2023 como Diogo Soares relata neste artigo

Realizou-se o Grande Prémio de Itália, que contou com o retorno Miguel Oliveira e Enea Bastianini após recuperarem das respetivas lesões, assim como a confirmação da participação de Raul Fernandez, que foi submetido a uma pequena cirurgia há poucas semanas. O GP contou com recital italiano e com Bagnaia a proclamar-se como o novo Rei de Itália.

Qualificação

A qualificação não sorriu a Miguel Oliveira. O português teve de passar pela Q1 e não conseguiu ir além do 18º, numa altura em que ainda são notórias as dificuldades do piloto da Charneca da Caparica após voltar da lesão. Ainda no Q1, Alex Marquez fez o topo da sessão com um tempo de 1:45.231. A acompanhar o espanhol para a Q2 seguiu Jack Miller.

No Q2, a “pole position” foi para Francesco Bagnaia. O italiano da Ducati marcou 1:44.855 e registou um novo recorde de volta mais rápida de sempre. A fechar a primeira fila aparecem Marc Marquez e Alex Marquez, respetivamente.

Sprint

Francesco Bagnaia fez um arranque canhão e manteve a liderança. Na primeira curva, Brad Binder deu toque em Alex Marquez que levou à queda do piloto da Gresini. Mais tarde, o sul-africano foi penalizado com uma “long-lap penalty”. Ainda na primeira volta começou a chover. Foi dada autorização aos pilotos para trocarem de moto se assim entendessem, no entanto, a chuva não chegou a suficiente para ser tomada tal medida.

Várias trocas de posição aconteceram nas primeiras voltas, mas, no final, a vitória caiu nas mãos de ‘Pecco’ Bagnaia. O Campeão do Mundo venceu, assim, a sua terceira corrida “sprint” do ano. Marco Bezzechi cruzou em segundo e Jorge Martín fechou o pódio Miguel Oliveira, que partia de 18º, conseguiu recuperar algumas posições, mas foi insuficiente para chegar aos nove lugares pontuáveis. O piloto da RNF terminou em 12º lugar.  

Ponto negativo da corrida foi para a gravíssima lesão de Alex Rins após a queda no setor 3. O espanhol foi transportado para o hospital onde foi detetada uma fratura na tíbia e outra na fíbula. O piloto será operado nos próximos dias em Madrid e só depois será conhecido o tempo de paragem.

Corrida

Um arranque canhão de Jack Miller levou o piloto do quarto posto para a liderança em escassos metros, no entanto, Bagnaia não demorou a recuperar a posição, visto que procedeu ao ataque ao australiano na curva dois.

No fim da primeira volta, era o piloto italiano que liderava o pelotão, seguido de Jorge Martin e Jack Miller.

Martin tentou perseguir Bagnaia, mas o piloto da Ducati imprimiu um ritmo impressionante e rapidamente abriu mais de 1 segundo sobre o piloto espanhol. O próprio Martin também abriu cerca de 1,5 segundos para a terceira posição.

Alex Marquez cometeu uma grande loucura quando tentou ultrapassar três pilotos na travagem para a curva um, mas alargou e´, quando voltou à trajetória, promoveu um ligeiro contacto com Miller.

A primeira baixa na corrida veio com a queda de Marc Marquez na volta sete. O oito vezes Campeão do Mundo sofreu um “low-side” na curva 15 e foi obrigado a abandonar quando seguir na luta pelo pódio.

Cinco voltas depois veio o desalento para os fãs portugueses com a queda de Miguel Oliveira quando rodava em zona pontuável, na 13ª posição. O português não susteve qualquer lesão.

A última queda da corrida deu-se na volta 15 por Alex Marquez, numa altura em que lutava pelo pódio. Tal como o seu irmão Marc, Alex sofreu um “low-side”, mas este na curva dois.

Após mais uma corrida dominante, Francesco Bagnaia cruzava a linha da meta e vencia o Grande Prémio da casa pela segunda vez na carreira. Em segundo terminou Jorge Martin e a fechar o pódio estava Johann Zarco. Além da vitória de um piloto italiano, três motos da Ducati completavam o pódio para alegria dos “tifosi” da casa.

Foi o fim de semana perfeito para ‘Pecco’ Bagnaia. O piloto foi conquistou a “pole position”, venceu a “sprint”, venceu a corrida de domingo e ainda fez a volta mais rápida.

Classificação final da corrida:

Com este fim de semana perfeito, Bagnaia estendeu a vantagem na liderança sobre Bezzechi para os 21 pontos.

Classificação do campeonato:

O próximo Grande Prémio de MotoGP realiza-se já no próximo fim de semana, no Sachsenring, para o GP da Alemanha.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS