Moto GP 2022: Rins vence em Phillip Island e Miguel Oliveira fecha em 12º
Épico. É a melhor palavra para descrever o espetáculo a que os fãs assistiram no Grande Prémio da Austrália de Moto GP e foi uma das melhores corridas dos últimos anos. Jorge Martin partia da pole position após ter batido o recorde de tempo absoluto com Marc Marquez e Francesco Bagnaia a ocuparem os restantes lugares da primeira fila da grelha de partida.
Dos candidatos ao título, Aleix Espargaró partiu de 4º, Fabio Quartararo partiu de 5º, Jack Miller de 8º e Enea Bastianini de 15º. Miguel Oliveira, penalizado com 3 lugares na grelha, partiu da última colocação. Martin, com um arranque excelente, manteve a primeira posição durante algumas voltas até ser ultrapassado por Alex Rins. Na quinta volta da corrida, o francês Fabio Quartararo cometeu um erro na curva 4 caindo para os lugares fora dos pontos. Quartararo que viria a cair e, consequentemente, abandonar a corrida na volta 11.
MASSIVE MISTAKE! ⚠️@FabioQ20 runs wide at Miller Corner, he's back in 22nd! ?#AustralianGP ?? pic.twitter.com/W0fpP4Esmi
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022
UNBELIEVABLE! QUARTARARO IS OUT OF THE RACE! ?@FabioQ20's title hopes ARE FALLING APART! ?#AustralianGP ?? pic.twitter.com/A2tjEhLOEV
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022
Na nona volta da corrida, a corrida teve o seu momento mais tenso. Alex Marquez falhou a travagem na curva 4 e abalroou o piloto da casa, Jack Miller. O australiano ficou, assim, sem hipóteses matemáticas de chegar ao título mundial. Já o piloto espanhol foi penalizado com uma long lap para a corrida do GP da Malásia. Ambos os pilotos saíram ilesos do acidente apesar das queixas ainda em pista do piloto da Ducati.
THE HOME HERO IS OUT! ?
Contact from @alexmarquez73 cleans @jackmilleraus out of the race and surely the title race too! ?#AustralianGP ?? pic.twitter.com/BNQOrE6PN3
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022
Alex Rins, que partiu do 10º posto, entrou na luta pela vitória quando a corrida ia na sua metade, tendo assumido a liderança pela primeira vez na volta 14. Na volta seguinte, Bagnaia assumiu a liderança e, a partir daí, houve uma corrida ao estilo de Moto3. 7 piloto lutaram pela vitória com trocas constantes entre a liderança e os lugares de pódio.
Com Fabio Quartararo e Jack Miller fora, Aleix Espargaró a andar para trás e Enea Bastianini a fazer uma corrida de recuperação, “Pecco” Bagnaia precisava de maximizar a oportunidade de vencer. Ainda liderou durante algumas voltas, até voltar a ser ultrapassado por Alex Rins, na volta 20 tendo reassumido o primeiro posto na 21ª volta até à última volta. Na entrada para a última volta, Alex Rins assumiu a liderança, já o 8 vezes campeão do mundo, Marc Marquez, subiu ao segundo lugar, despromovendo o italiano da Ducati a última posição do pódio.
E nunca mais de lá saiu, Alex Rins voltou a vencer uma corrida, 2 anos depois da sua última vitoria, no GP de Aragão, a 18 de outubro de 2020. Marc Marquez cruzou a linha de meta em 2º lugar, alcançando o seu centésimo pódio na categoria rainha do motociclismo e “Pecco” Bagnaia terminou a corrida no 3º lugar. O português, Miguel Oliveira alcançou o 12º com uma recuperação fantástica.
? #MotoGP RACE ?@Rins42 WINS A BELTER IN AUSTRALIA! ?#AustralianGP ?? pic.twitter.com/ZOdRLBGVkF
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022
Podium number 1⃣0⃣0⃣ for @marcmarquez93!
What a remarkable achievement for the 8-time World Champion! ???#Marc100 | #AustralianGP ?? pic.twitter.com/CboLTm52DN
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022
Top 10 da Corrida
1. Alex Rins
2. Marc Marquez + 0.186
3. Francesco Bagnaia + 0.224
4. Marco Bezzecchi + 0.534
5. Enea Bastianini + 0.557
6. Luca Marini + 0.688
7. Jorge Martin + 0.884
8. Johann Zarco + 3.141
9. Aleix Espargaró + 4.548
10. Brad Binder + 5.940
The 2nd closest top 10 in #MotoGP history! ?
Phillip Island, we love you ❤️#AustralianGP ?? pic.twitter.com/CH2T5N442P
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022
Campeonato de Pilotos
Heart stopping action and drama to turn the #MotoGP World Championship on it’s head ?
Not only does @PeccoBagnaia now lead the title chase, it’s #PeccoMatchpoint as we head to Malaysia! ⚔️#AustralianGP ?? pic.twitter.com/bmkfaHZXbM
— MotoGP™? (@MotoGP) October 16, 2022